quinta-feira, 21 de maio de 2015

PRINCIPÁIS OBRAS TEATRAIS DE WILLIAM SHEKESPEARE

Teatro

A única imagem que se autentica de William Shakespeare foi descoberta pelo historiador britânico Mark Griffiths (gravura acima). Porém, há controvérsias...

Tragédias, comédias e históricas

As peças teatrais de William Shakespeare têm a reputação de estar entre as maiores da língua inglesa e da literatura ocidental. Tradicionalmente divididas entre os gêneros da tragédia, histórica e comédia, foram traduzidas em todas as grandes línguas ainda vivas, para serem realizadas e aprimoradas segundo sua época em todo o mundo.
Entre as peças de Shakespeare mais famosas e aclamadas pela crítica estão Romeu e JulietaRei LearMacbethSonho de uma Noite de VerãoA Megera DomadaHamletJúlio CésarOteloA TempestadeNoite de ReisA Comédia dos ErrosO Mercador de Veneza e Ricardo III.


Muitas das suas peças apareceram na imprensa como uma série de quartos (formatos de livros pequenos), mas cerca da metade delas permaneceram inéditas até 1623, quando o póstumo First Folio tornou-as públicas. A tradicional divisão de suas peças em tragédias, comédias e históricas segue-se na categoria utilizada pelo First Folio. No entanto, a crítica moderna tem rotulado algumas destas peças como "peças problemas", dado que escapam fácil da categorização, ou talvez propositadamente por quebrarem o genérico das convenções, pois o que os críticos da época dizem ser romance, outros, mais à frente, chamam de comédia.
O teatro estava mudando quando Shakespeare chegou em Londres nos finais da década de 1580 ou no início da década de 1590: os dramaturgos que escreviam para os novos teatros comerciais londrinos foram combinando dois diferentes vertentes da tradição dramática em uma nova e distinta síntese isabelina (Isabel I de Inglaterra).

Anteriormente, as formas mais comuns de teatro popular inglês eram as peças moralísticas do Período de Tudor. Estas peças misturavam piedade, farsa e comédia de pastelão, eram alegorias das quais os personagens eram atributos que personificavam o valor da moral da vida.
Escavações arqueológicas nas fundações do The Rose e do Globe Theatre nos fins do século XX mostraram que todos os Teatros do Renascimento Inglês de Londres estiveram construídos em torno de plantas similares. Apesar das diferenças individuais, os teatros públicos tinham arquibancadas que estavam divididas em três andares erguidos ao redor do palco, que era um espaço aberto no centro. Normalmente poligonal no plano global para dar um efeito arredondado.


As tragédias isabelinas de Shakespeare (que incluem enredos com projetos trágicos, como Ricardo II) demonstram sua independência relativa aos modelos clássicos. A partir de Aristótelese Horácio, ele toma a noção de decoro, com poucas exceções, e se concentra no nascimento de personagens da alta nobreza, misturando assuntos políticos e nacionais para o tema da tragédia. Na maioria dos outros aspectos, porém, o início das tragédias ficou muito mais perto do espírito e do estilo de moralidade. Elas são episódicas, embaladas com caráter e incidente; elas foram vagamente unificadas por um tema ou personagem. A isto, refletem claramente a influência de Christopher Marlowe, particularmente de Tamburlaine. Mesmo nos seus primeiros trabalhos, porém, Shakespeare demonstra geralmente mais moderação do que Marlowe; ele recorre à retórica extravagante, colorida e pomposa com menos frequência, e sua atitude em relação aos seus heróis é mais diferenciada e, por vezes, mais cética do que Marlowe. Até o início do século, o grandíloquo de Titus Andronicus tinha desaparecido, substituído pela subtileza de Hamlet.
Na comédia, Shakespeare utilizou ainda menos modelos clássicosA Comédia dos Erros, uma adaptação da peça Menaechmi, segue o modelo do novo estilo que a comédia viria trazer.
Shakespeare alcançou a maturidade como dramaturgo no fim do reino de Isabel, e nos primeiros anos do reino de Jaime II de Inglaterra. Nestes anos, estando a serviço de jacobitas, ele respondeu a uma profunda mudança no gosto popular, tanto no assunto e abordagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário