Arte pictórica
Vida e obra
Pierre-Auguste
Renoir (Limoges, 25 de fevereiro de 1841 — Cagnes-sur-Mer, 3
de dezembro de 1919) foi um pintor francês impressionista.
Desde o princípio sua obra foi influenciada pelo
sensualismo e pela elegância do rococó, embora não faltasse um pouco da
delicadeza de seu ofício anterior como decorador de porcelana. Seu principal
objetivo, como ele próprio afirmava, era conseguir realizar uma obra agradável
aos olhos. Apesar de sua técnica ser essencialmente impressionista, Renoir
nunca deixou de dar importância à forma - de fato, teve um período de rebeldia
diante das obras de seus amigos, no qual se voltou para uma pintura mais
figurativa, evidente na longa série Banhistas. Mais tarde retomaria a plenitude
da cor e recuperaria sua pincelada enérgica e ligeira, com motivos que lembram
o mestre Ingres, por sua beleza e sensualidade.
A sua obra de maior impacto é Le Moulin de
la Galette, em que conseguiu elaborar uma atmosfera de vivacidade e alegria
à sombra refrescante de algumas árvores, aqui e ali intensamente azuis.
Percebendo que traço firme e riqueza de colorido eram coisas incompatíveis,
Renoir concentrou-se em combinar o que tinha aprendido sobre cor, durante seu
período impressionista, com métodos tradicionais de aplicação de tinta. O
resultado foi uma série de obras-primas bem no estilo Ticiano, assim como
de Fragonard e Boucher, a quem ele admirava. Os trabalhos que
Renoir incluiu em uma mostra individual de 70, organizada pelo marchand Paul
Durand-Ruel, foram elogiados, e seu primeiro reconhecimento oficial veio quando
o governo francês comprou Ao Piano, em 1892.
"Mulher
com sombrinha".
Renoir nasceu em Limoges em 25 de
fevereiro de 1841. Seu pai, Léonard, era alfaiate e sua mãe,
Marguerite, costureira. Eram uma família de classe média e em 1844,
mudaram-se para Paris para tentar uma vida melhor. Renoir estudou até
os 13 anos, depois começou a trabalhar em uma fábrica de porcelana dos Irmãos
Lévy onde pintava buquês e flores em artigos de porcelana. Ficou na fábrica até
os 17 anos e depois foi trabalhar para M. Gilbert pintando temas religiosos
vendidos a missionários e pintou em leques e tecidos que eram mais bem
remunerados na época e que lhe permitiu juntar algumas economias.
Em 1862, após juntar dinheiro com seu trabalho,
Renoir realiza seu sonho: aos 21 anos muda-se para Paris e entra para a École
des Beaux-Arts de Paris ("Escola de belas artes"). Entrou
também para o ateliê de Charles Gleyre. Assistindo às aulas no ateliê,
além de aperfeiçoar a sua técnica, conquistou a amizade de Alfred
Sisley, Monet e Bazille, com quem compartilhou dias de muita
conversa e teorização em Paris e de árduo trabalho em Argenteuil, pintando
ao ar livre.
Em 1863 Renoir abandonou a École des Beaux-Arts e
passou a pintar ao ar livre em Fontainebleau. A sua primeira obra A
Esmeralda entrou para o Salão em 1864, com ela Renoir conseguiu um
certo sucesso. Porém após a exposição, Renoir destruiu-a. Em 1865 Renoir e seus
amigos tornaram-se próximos de Monet.
Com a guerra franco-prussiana, seus amigos
pintores dispersaram-se e Renoir passou a se hospedar constantemente na casa do
amigo Jules Le Couer. Foi na casa de Le Couer que Renoir conheceu Lise Trèhot
que passou a ser sua modelo preferida durante um certo tempo. Entre as obras de
destaque que Lise posou estão: "Mulher com a sombrinha" (de
1867), "A jovem Cigana" (de 1868) e seu último
quadro como modelo que foi "Mulher com periquito"(de
1871).
Lise com a
sombrinha é considerada sua primeira obra de destaque. Lise posou para a
tela em Fontainebleau entre as folhagens de uma floresta. Com um vestido todo
branco onde poderia apreciar-se os jogos de luz e sombra. A obra era inspirada
em Coubert. Apesar do relativo sucesso da obra na ocasião, Renoir atravessava
dificuldades financeiras. Em 1869 morava com Lise, de dezenove anos, na casa de
seus pais.
Em 1870 Renoir alistou-se na cavalaria para lutar
na guerra franco-prussiana, mas deu baixa um ano depois por causa de uma
doença. Neste mesmo ano, morreria na guerra seu amigo Bazille.
"O
camarote", 1874
Retrato de
Madame Henriot, 1876
Entre 1870 e 1883, Renoir entra em seu período
impressionista. Pinta várias paisagens mas suas obras são mais caracterizadas
ao retratar a vida social urbana.
“"Numa manhã um de nós já não tinha preto, e assim nasceu o
Impressionismo."1”
|
— Renoir
|
No salão de 1872, expôs a tela "Mulheres
parisienses vestidas como Argelinas" no Salão Oficial o que lhe
conferiu grande sucesso. No ano seguinte, Renoir alugaria um apartamento em Montmartre onde
pintou duas obras famosas: "O camarote" e "A
bailarina". Em 1873, junto aos seus amigos impressionistas, Renoir
expôs suas obras em um salão alternativo ao Salão Oficial de Paris que foi um
fracasso. Neste salão alternativo, Renoir vendeu seu quadro "O
camarote" por 425 francos.
Em 1875 Renoir vendeu "O passeio" por
1.200 francos. Com o dinheiro ele pode alugar um prédio maior em Montmartre
onde ele pintou várias obras. Em 1876 Renoir pintou várias obras famosas: "Nu
ao sol", "O balanço" e "Le
moulin de la galette". A obra "Le moulin de la
galette" foi exposto no terceiro salão alternativo dos
impressionistas e trouxe-lhe grande reputação.
Em 1881, Renoir passaria a buscar novas
inspirações. Primeiro foi à Argélia depois à Itália. Na Itália,
Renoir conheceu os grandes centros: Milão, Roma, Veneza, Nápoles.
O que mais lhe impressionou na viagem foi ver de perto as obras de Rafael.
A viagem foi uma inspiração para buscar mais
consistência em sua obra tentou tornar-se um artista em grande estilo renascentista.
As figuras de suas obras tornaram-se mais imponentes e formais, e muitas vezes
abordou temas da mitologia clássica. O contorno de seus personagens
tornaram-se mais precisos, formas desenhadas com mais rigor e cores mais frias.
“"Por volta de 1883, eu tinha esgotado o Impressionismo e
finalmente chegado à conclusão de que não sabia pintar nem desenhar."1 ”
|
— Renoir
|
Além de Rafael, Renoir foi influenciado pela obra
de Ingres, pintor neoclássico, que admirava e defendia em debates com
os amigos impressionistas.
Este novo período em sua arte, de 1883 a 1887,
ficou conhecido como período seco. Nesta nova fase não houve mais espaço para
pintura ao ar livre.
"Mulher
amamentando"
Renoir começaria a realizar estudos do qual
surgiria uma de suas grandes obras: "As grandes banhistas" que
só ficou pronta em 1887.
"Ao
piano"
Chamada pelo pintor de período iridescente, a
partir de 1889 Renoir mudaria novamente de estilo. Era uma fase de recuperação
da liberdade da juventude. Em 1890 pintou "Duas meninas colhendo
flores" e "No prado". Passou também a
pintar muitos nus e retratos (ainda uma das maiores fontes económicas do
pintor).
Em 1894 Renoir teve mais um filho, Jean
Renoir, que se tornaria um grande cineasta francês cuja maiores obras
seriam A grande Ilusão e A Regra do jogo. Em 1901
Renoir e Aline tiveram mais um filho, Claude, apelidado de Coco.
Em 1903 Renoir, ao piorar da artrite, mudou-se para
Cagnes. Passou a retratar Gabrielle, jovem contratada para servir seus pequenos
filhos.
Sentindo cada vez mais dificuldades para segurar os
pincéis e acabou tendo que amarrá-los às mãos. Começou também a esculpir, na
esperança de poder expressar seu espírito criativo através da modelagem, mas
até para isso ele precisou de ajuda, que veio na forma de dois jovens
artistas, Richard Gieino e Louis Morel, que trabalhavam segundo
suas instruções.
Apesar das graves limitações físicas, Renoir
continuou trabalhando até o último dia de sua vida. Em 1908 pintou sua versão
para "O julgamento de Paris".
Aline morreu em 1915 e Renoir em 1919, aos 78 anos.
Foi sepultado no Essoyes Cimetière, Essoyes, Champanha-Ardenas na França.
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