Curiosidade:
empresa ‘top secret’
JANET AIRLINES: A MISTERIOSA COMPANHIA AÉREA
DO GOVERNO AMERICANO
Jaime
GonzálezDa BBC Mundo em Los Angeles
Durante décadas, a área 51 – um complexo
militar dos Estados Unidos situado no deserto de Nevada – esteve cercada de
segredos. O fato de Washington não confirmar ou desmentir sua existência deu
origem a inúmeras teorias de conspiração.
Somente
em 2013, graças à liberação de documentos secretos, soube-se – como muitos
suspeitavam – que não se tratava de um centro de investigação de extraterrestres,
mas, sim, de um campo de provas e treinamento da Força Aérea americana.
Uma
situação similar acontece com uma misteriosa companhia aérea que, segundo
especialistas em assuntos de inteligência, opera desde os anos 1970 a partir do
Aeroporto Internacional McCarran, em Las Vegas. A existência dela não foi
confirmada pelas autoridades.
A
empresa é conhecida como Janet Airlines e alguns afirmam que ela se dedica a
transportar funcionários do governo e prestadores de serviços a diversas
instalações militares de Nevada, entre elas a famosa área 51.
Segredo máximo
Seu
nome não é uma denominação oficial reconhecida, mas, sim, o apelido dado pelos
que a investigam por décadas.
"Janet"
corresponderia às siglas em inglês para "Just Another Non Existent Terminal"
("Só mais um terminal não existente") ou "Joint Air Network for
Employee Transportation" ("Rede aérea conjunta para transporte de
empregados").
Essa
companhia aérea seria operada pela empresa AECOM a serviço da Força Aérea
americana, segundo entendidos. Ela teria ao menos seis aviões Boeing 737 de cor
branca e com uma faixa vermelha ao longo de toda fuselagem.
É
possível vê-los diariamente decolando e pousando no aeroporto internacional de
Las Vegas – onde possuem um terminal exclusivo que realiza todas as suas
operações.
Aqueles
que investigaram a Janet Airlines dizem que os funcionários da companhia – que
também possui uma pequena frota de aviões Beechcraft – receberiam autorizações
altamente secretas de segurança, tanto comissários de bordo como pilotos.
Questionado
pela BBC Mundo, o porta-voz da Força Aérea americana, Benjamin Newell, afirmou
que, como acontece com todas as atividades relacionadas ao Campo de Provas e
Treinamento de Nevada, onde encontra-se a área 51, ele não pode confirmar nem desmentir
a existência da Janet Airlines ou de nenhuma companhia aérea com
características similares.
"Algumas
atividades e operações levadas a cabo no Campo de Provas e Treinamento de
Nevada, passadas e presentes, são consideradas secretas e não podem ser
discutidas", afirmou Newell.
O
porta-voz da Força Aérea disse que no passado havia "voos
contratados" que iam de Las Vegas para o campo de provas de Tonopah,
também em Nevada, "embora eles não existam mais".
Newell
disse que não podia confirmar nem desmentir que voos similares se dirijam a
outras instalações militares, como a área 51.
Testes nucleares
"A
Janet Airlines combina dois aspectos da inteligência dos Estados Unidos que
foram pouco investigados", afirmou Joseph Fitsanakis, professor de Estudos
de Inteligência e Segurança Nacional da Coastal Carolina University, na
Carolina do Sul.
"De
um lado está o aspecto da logística. Grande parte da força dos serviços de
inteligência dos Estados Unidos pode ser atribuída ao poder de sua logística.
Refiro-me a aqueles que se dedicam ao transporte de pessoal, a tornar as
comunicações seguras ou a instalar casas seguras por todo o mundo."
Segundo
Fitsanakis, a "Janet Airlines é parte da infraestrutura logística dos
serviços de inteligência americanos". No entanto, na opinião dele, a
empresa "até agora ela não foi estudada em profundidade".
"Outro
aspecto interessante da Janet Airlines é que, pelo que sabemos, ela tem só uma
missão, que é o transporte de pessoal do aeroporto de Las Vegas aos campos de
provas de Nevada, que estão sob supervisão do Departamento de Energia dos
Estados Unidos (DOE, na sigla em inglês)".
"Isso
é assim porque o DOE está a cargo de qualquer instalação na qual se leve a cabo
provas com material nuclear", explica o especialista.
Fitsanakis
afirma ainda que o papel do DOE em relação a tarefas de inteligência, "é
muito pouco conhecido se comparado a outras agências como a CIA e o FBI".
"O
terminal de onde opera a Janet Airlines está sempre cheio e toda essa gente não
é só pessoal da Força Aérea. Muitos são cientistas do DOE que são transportados
aos campos de provas."
"O
DOE trabalha rodeado de segredos, como demonstra o fato de que se saiba tão
pouco sobre os campos de prova de Nevada, que desde o início estiveram sob sua
supervisão, igual aos programas nucleares".
Atualmente,
segundo Fitsanakis, a Janet Airlines provavelmente transporta a esses campos
especialistas que trabalham no desmonte dessas armas.
O
professor da Coastal Carolina University diz considerar que "é um pouco
absurdo que não reconheçam a existência da Janet Airlines porque todo o mundo
sabe que ela existe". Ele afirma porém que entende "a necessidade o
segredo em relação às atividades logísticas de inteligência e a tudo que esteja
relacionado com instalações nucleares".
Segurança
Joerg
H. Arnu investiga a área 51 e a Janet Airlines desde os anos 1990.
Ele
concorda com Fitsanakis ao afirmar que o pouco que se sabe sobre a companhia
aérea se deve ao fato de que as autoridades não querem comprometer a segurança
dos passageiros que transporta.
"Aqueles
que trabalham na área 51 realizam tarefas consideradas secretas e as
autoridades não querem que se conheça a existência da Janet Airlines para
evitar, por exemplo, que eles sejam seguidos ao sair do aeroporto de Las
Vegas", afirma Arnu.
Segundo
o especialista, é possível ver até seis aviões da companhia na pista desse
aeroporto diariamente.
"Nós
vimos eles aterrissarem na zona da área 51 e seguimos seus movimentos por
radiofrequência", afirma.
Segundo
Arnu, dois terços dos cerca de 20 voos diários que saem do terminal se dirigem
para a área 51 e um terço para o campo de provas de Tonopah. Eles
transportariam diariamente cerca de 1.500 pessoas.
O
especialista atribui o pouco que se conhece sobre a Janet Airlines ao fato de
que os que trabalham para a companhia ou são transportados por ela têm
obrigação de manter silêncio.
"Chegará
o dia em que, como aconteceu com a área 51, as autoridades reconhecerão a
existência dessa companhia aérea?"
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