Arte pictórica
Almeida Junior
Publicado por Alysson Camargo,
... que com uma linguagem mais leve, trabalha com temas atuais e sempre
busca criar conexões com a vida das pessoas, dos lugares e das épocas.
Almeida Júnior foi um
daqueles pintores brasileiros, que ao longo de sua vida e ofício conseguiu
preservar um dos patrimônios mais importantes para qualquer cultura, a história
de seu povo, além do registro dos ritos, saberes e jeitos de fazer do caipira brasileiro.
Quando se tem um pouco
de interesse ou amor por esse enorme Brasil, alguns caminhos visuais começam a
aparecer nas leituras sobre nossa diversidade cultural, um desses caminhos é
oferecido pelo pintor Almeida Júnior, um dos grandes pintores brasileiros da
segunda metade do século XIX.
Almeida Júnior, O violeiro, 1899, Óleo sobre
tela, 141 x 172 cm, Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Almeida Júnior foi um brasileiro, que
conseguiu trabalhar com maestria temas regionais do interior de São Paulo, além
de construir um rico acervo sobre nossa cultura caipira, alguns de seus quadros
conseguem representar de uma forma tão completa e encantadora, as diversas
cenas dos caipiras, que ajudam a propor possibilidades sobre a história da arte
brasileira, ainda em processo de consolidação.
Almeida Júnior, Caipira Picando fumo, 1893,
Óleo sobre tela, 202 x 141 cm, Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Em seus quadros, podemos ver gestos tão
singelos e interioranos como “picar o fumo” que carregam consigo um fio
condutor de muitas histórias, em sua síntese, apresentando a cultura do caipira
brasileiro, que mesmo depois que alguns séculos é presente em muitas cidades
brasileiras.
Almeida
Júnior, Amolação Interrompida, 1894, Óleo sobre tela, 200 x 140 cm, Pinacoteca
do Estado de São Paulo.
Com uma vida simples, o caipira representado,
vive a partir da lida rural, pelo plantio e cultivo para seu sustento e morando
em casas feitas de barro e madeira (pau a pique).
A importância desse registro, feito por
Almeida Júnior é justificado pela capacidade de criação de um caminho honesto,
de apresentação de um dos traços que definem a identidade da cultura
brasileira, até então não explorada na representação temática destas cenas
regionais e cotidianas.
Fontes bibliográficas:
Arte brasileira na Pinacoteca de São Paulo:
do século XIX aos anos 1940. Organizadora: Taisa Helena P. Palhares, São Paulo:
Cosac Naify/Imprensa Nacional/Pinacoteca, 2009, vários autores, 240 p.
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