Arte Pictórica
Publicado por Giseli
Betsy
Logo à primeira vista
podemos ver cores surpreendentes, e formas redondas impecáveis. Félix Labisse,
mistura perfeitamente o surrealismo com a temática religiosa, erotismo e
critica social. Em suas obras encontram-se também sexualidade e mitologia. Suas
criações são um retrato de obsessões pessoais, animais, insetos bizarros, cenas
sexuais e mulheres azuis.
“Qual é a função da arte?” esta é uma
pergunta irrelevante, retórica, e irrespondível. Desde que Marcel Duchamp usou
um vaso sanitário em uma de suas exposições, não se faz mais este tipo de
pergunta, afinal uma das funções da arte (apenas uma!) é chocar, impactar,
questionar, mostrar outro ponto de vista.
Dentro desta proposta, as obras do
francês Félix Labisse (1905 – 1982) encaixam-se muito bem. Pintor
surrealista, cujas pinturas retratam surpreendentes criaturas híbridas, muita
vezes com denotação sexual, misturando também mitologia e uma forte queda pelo
azul.
Além de pintor surrealista, era ilustrador e
cenógrafo, Labisse esteve envolvido com inúmeras atividades no teatro, uma
delas foi em “O diabo e o bom Deus” de Jean-Paul Sartre ,
tudo com muita competência. Félix Labisse era autodidata, começou a pintar no
inicio dos anos 20. Em 1922 conheceu James Ensor, este
que foi um dos artistas mais originais de sua época e considerado um dos
mestres do Expressionismo. As primeiras criações de Labisse foram fortemente
influenciadas por ele. Muito embora o artista trabalhava tanto na França como
na Bélgica, seu estilo de pintura surrealista teve mais afinidade com os
Belgas, dentre eles: René Magritte e Paul Delvaux.
Em suas obras, a temática onírica, e às vezes
erótica, está constantemente presente, ajudando a compor uma crítica religiosa
e social. Félix Labisse, é também conhecido pela sua série de “mulheres azuis”
pintadas no início dos anos 60. Mulheres estranhamente sensuais, belas e frias.
Pintadas de azul e outras cores ora exageradas, ora cruas. Dentre elas estão
“La vanossa concubine du pap” e “Yves Tanguy”.
Pintou o Conselho de sangue, uma tela que
incorpora os elementos-chave de sua coleção de magia negra. Em 1975, ele exibiu
em Bruxelas, uma série de pinturas que descrevem demônios, intitulado: “Les 400
coups diabo”. Félix Labisse foi o tema de um filme de Alain Resnais,
Visite a Félix Labisse. Fílmicas que Resnais fez, ao longo de todo o ano de
1947, com sua câmera 16 mm no atelier de vários artistas.
Em Oostende, Labisse montou seu estúdio, onde
ele pintou seus próprios devaneios poéticos e as preocupações da vida moderna
através de uma técnica de cores violentas bem pintadas e fortemente delineadas.
O nu azul tornou-se uma espécie de marca registrada. O poeta Jacques Prévert
elogiou-o, dizendo: “Ele mostra imagens bonitas, delicadamente ensanguentadas”.
Suas obras frequentemente destinam-se a um
erotismo perverso, com obsessão em corpos femininos, por vezes obscurecidos, ou
mesmo com cabeças substituídas por algum animal, vivendo em um mundo estranho e
atemporal. Em 1928, ele e Henri Storck fundou o clube ciné em Oostende, em 1930
escreveram o “La mort de Vênus” (Labisse atuou no mesmo). Neste mesmo ano Félix
Labisse fundou a crítica literária Tribord. Labisse tinha um interesse especial
na cultura e folclore brasileiro, especialmente a magia brasileira. Ele visitou
o Brasil sete vezes entre 1950 e 1967.
Félix Labisse mostrou seu trabalho em
exposições individuais no Museu de Arte Moderna, em São Paulo (1950) entre
outros países. Ele foi nomeado comissário da Bienal de São Paulo em 1959. Em
1966 ele foi eleito membro da Académie des Beaux-Arts . Em 1973, suas pinturas
foram mostradas em uma exposição retrospectiva no Museum Boijmans Van
Beuningen, Rotterdam, Holanda.
Labisse morreu na França deixando para trás
uma impressão, uma assinatura e um estilo identificável à primeira vista. A
exposição póstuma foi realizada em 2001, no Musée des Beaux-Arts em Menton.
Félix Labisse foi muito criticado por suas obras, conservadores alegam
apologia. Mas o que vale mesmo é admirar o que a arte tem a oferecer.
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