sábado, 5 de setembro de 2015

U-010 - UM IATE SUBAQUÁTICO

Engenharia e designer Naútico







Nunca fui nerd, mas gostaria de ser. Mesmo assim, acredito ser capaz de dar um ou outro ‘bitaite’ sobre uma série de assuntos relativamente interessantes.

Publicado em designer por Debora Canbé



O U-010 é um veículo de luxo que, literalmente, pode levar qualquer um em viagem faça chuva ou faça sol. É um iate? Sim. É um submarino? Também. Estará ao alcance de todos? Não. Mas sonhar ainda é de graça.




No capítulo das embarcações de luxo, rapidamente nos ocorre que já tudo foi inventado. Mas o iate subaquático U-010, desenhado por Marina Colombo e Sebastiano Vida, redefine todo o conceito de viagem no alto mar. E este não será só mais um capricho para as bolsas mais recheadas: o U-010 foi concebido para comportar um motor híbrido, funcional a diesel, mas também por propulsão eléctrica. Ser amigo do ambiente - felizmente - também está na moda.
66,5 metros de comprimento e 700 metros quadrados de área que não pesam à superfície e que continuam a fazer boa figura debaixo de água, graças aos sistemas de estabilização concebidos para equipar o veículo. Assim se garante que o U-010 seja perfeito para uma viagem em quaisquer circunstâncias - admirar o pôr do sol do convés ou fazer uma exploração pelas profundezas do oceano à la Jacques Costeau são duas opções igualmente plausíveis.
Os interiores devem muito pouco a tudo o que já se viu em embarcações do género. Mas o verdadeiro valor deste novo conceito de veículo não está na qualidade da decoração nem dos equipamentos - isso já está garantido; a diferenciação aqui reside em tornar compatível o contato com a Natureza, a vida marinha e a sofisticação e conforto.


Os designers italianos Marina Colombo e Sebastiano Vida fizeram o impensável: conseguiram limpar do nosso imaginário a imagem ferrugenta e pouco atraente que associamos a um submarino - a que nem o "Yellow Submarine" cantado pelos Beatles escapa.
No entanto, adquirir um iate subaquático destes ainda é um sonho, mesmo para os mais abastados: os designers ainda esperam um investidor interessado para materializar o conceito e, portanto, não há ainda uma estimativa quanto a preços ou data de entrada no mercado.















Nenhum comentário:

Postar um comentário