sexta-feira, 23 de outubro de 2015

AS VÁRIAS VERSÕES DA "MONALISA"

Arte pictórica







Publicado por Eli Boscatto



“Monalisa”, a mais conhecida e comentada obra do pintor renascentista Leonardo Da Vinci pintada no século XVI, em várias versões, algumas artísticas e outras bem humoradas.





Monalisa por Botero
A obra “Monalisa” também chamada de “A Gioconda”, ficou famosa por seu sorriso enigmático meio introspectivo e tímido. Parte da fama e do mistério relacionados ao quadro estão ligados ao próprio artista. Segundo relatos da época, Da Vinci entendia de ciências naturais, ótica, anatomia, engenharia, era músico e além de tudo carismático e belo.
As especulações sobre a composição da obra são as mais variadas. Para alguns, Leonardo pintou a mulher ideal, ou a sua própria mãe; outros dizem que ela era sua amante ou de um de seus mecenas; os traços andróginos do rosto estimulam teorias de que por trás da identidade da Monalisa está um autorretrato do pintor. Dizem também que ela estaria grávida quando pousou para o pintor por causa do gesto de suas mãos sobre o ventre e por estar usando um fino véu sobre a cabeça, um costume entre as gestantes da época.
Entretanto, os livros de história da arte concordam em dizer que a dama florentina pintada no quadro era Lisa Gherardini, esposa de um influente comerciante de Florença, Francesco di Bartolomeo di Zanoli de Giocondo.
A obra está exposta no Museu do Louvre em Paris e o quadro já foi segurado em cerca de 100 milhões de dólares, valor ultrapassado recentemente pela venda do quadro “O Grito” de Edvard Munch no valor de 120 milhões de dólares.

Original e cópia supostamente pintada por um aluno de Da Vinci 
 
Monalisa emo 

Monalisa gótica 

Monalisa Africana 

Monalisa na pop arte 

Monalisa Salvador Dali 

Monalisa rockeira 

Monalisa Avatar

Monalisa de cabelos curtos



Nenhum comentário:

Postar um comentário