quinta-feira, 29 de outubro de 2015

PARA QUAL CÍRCULO DO INFERNO VOCÊ VAI?

Literatura







Publicado por Paulo Cichelero,
é eterno estudante de tudo, Paulo é ilustrador, inventor-ensaísta e leitor incorrigível. É também especialista em coisas que não lhe dizem respeito. Foragido da faculdade de História, atualmente encontra-se refugiado em um instituto de Letras, onde lê Kafka e toma muito café.


Ok, já sabemos que o Céu não é para todos nós. Mas ser condenado ao Inferno é uma sentença vaga: conforme a Divina Comédia de Dante Alighieri, existe uma complexa divisão de círculos, giros e valas no Reino do Diabo. Descubra o que Satanás está preparando para você!


Quer saber para qual Círculo do Inferno você vai? É simples: você está destinado ao nível correspondente ao seu pecado mais grave. Veja abaixo os principais perfis de pecadores (ordenados do pecado mais leve ao mais grave) e descubra o que Satanás está preparando para você.
1.      Tarados
luxúria é considerada o mais leve dos pecados. Mesmo assim, a punição reservada aos luxuriosos não é brincadeira: conforme Dante, quem é fã dos prazeres carnais será arrastado pelo vento e arremessado contra as rochas do mundo subterrâneo por toda a eternidade.
2.      Gulosos
Se o seu pior defeito é a gula, o seu Círculo é o terceiro. Lá, os gulosos são bombardeados por chuva, granizo e neve negra. E, ao que parece, não ganham nada para comer.
3.      Mãos-de-Vaca
Sim, ser pão-duro é pecado. A punição dos avarentos é carregar pedregulhos por uma encosta íngreme, e para sempre.


4.      Estouradinhos
Se você é dado à violência, pode até se considerar sortudo: a sua punição, no Inferno, é fazer o que você mais gosta: brigar. Os irados se reúnem no rio Styx para um interminável Clube da Luta. Será que você aguenta essa?
5.      Ladrões e Traficantes
Tiranos poderosos e reles assaltantes são alojados no mesmo local no Sétimo Círculo, mergulhados em um rio de sangue borbulhante. Agora, se você já cometeu algum furto, prepare-se para ser eternamente perseguido e mordiscado por lagartos. E se você é traficante, aproveite para beber toda água que puder enquanto há tempo. Sua punição será a sede eterna.
6.      Sedutores
Ainda mais grave que a luxúria, a sedução consiste em induzir outras pessoas ao pecado carnal. Aos garanhões e às moças sedutoras, resta marchar sem descanso pelo Inferno sob as chicotadas dos demônios.


7.      Sodomitas
Curiosamente, cobrar juros e praticar sexo anal dão no mesmo para o Diabo, pois a punição para sodomitas e agiotas é a mesma: arrastar-se por um deserto escaldante, sob uma chuva de fogo, para sempre.
8.      Gastadores e Suicidas
Você adora fazer compras, ou se suicidar? Sua punição será a mesma: ser transformado em árvore, só para ser diariamente dilacerado por Harpias (monstros míticos com corpo de ave e rosto de mulher).
9.      Mentirosos
Existem várias maneiras de se mentir, e cada uma delas possui um setor exclusivo no Inferno. No Círculo das Fraudes, os pecadores são separados em dez diferentes valas de acordo com o gênero de suas mentiras. Os hipócritas, por exemplo, são obrigados a vestir e carregar para sempre um pesadíssimo manto de chumbo. Os criadores de intrigas sofrem ainda mais: todos os dias, são trespassados por uma espada do queixo à virilha. Já os falsários são condenados a passar a eternidade sofrendo de febre e enxaqueca. E se você costuma ser puxa-saco de alguém, prepare-se: a punição será um mergulho perpétuo em excremento humano.


10.  Adivinhos
Evidentemente, ver o futuro é um pecado. Pode até ser um dom, mas os adivinhos acabam no Círculo 8, e suas cabeças são contorcidas até ficarem viradas para trás. E trate de se acostumar: dor de torcicolo é um inferno!
11.  Não-Católicos
Há uma certa confusão quanto ao destino dos não-católicos. Embora Dante tenha estabelecido o Limbo como o Primeiro Círculo do Inferno, onde os não-católicos virtuosos deveriam passar a eternidade suspirando, o papado declarou a abolição deste Círculo no século XXI e, agora, ninguém mais sabe onde foram parar personalidades como Platão e Buda. Já os não-católicos que não têm renome são habitualmente tomados como hereges ou blasfemos: os primeiros são condenados a queimar eternamente em uma sepultura de pedra incandescente, e os últimos são punidos junto aos usurários e sodomitas.
12.  Traidores
A traição é considerada o mais grave dos pecados. Por isso, o nono e último Círculo do Inferno é dedicado a ela. Ele é dividido em quatro esferas correspondentes aos quatro tipos de traição: de parentes, da pátria, de hóspedes e de benfeitores. A punição para todos esses traidores é a mesma: ficar mergulhado em um lago congelado para sempre. É a gravidade da traição que irá determinar a profundidade do mergulho no gelo. Aos traidores VIP (entre eles, celebridades como Judas e Brutus) resta um lugar de honra, onde são devorados eternamente pelo próprio Demônio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário