Música
Fiona
MacdonaldDa BBC Culture
Em 1878, um ano depois de criar o
fonógrafo, o inventor americano Thomas Edison percebeu que o cilindro do
aparelho poderia ser rodado no sentido contrário, gerando um efeito sonoro
peculiar.
No
século 20, com a explosão da indústria de discos de vinil e fitas cassete,
muitos músicos usaram essa técnica para gravar mensagens "escondidas"
no meio de suas canções. As mensagens só podiam ser ouvidas quando tocadas de
trás para frente. Mas junto com o fenômeno surgiram também muitos boatos falsos
sobre supostos recados secretos em discos.
Então,
quais são as mensagens verdadeiras, e quais são lendas?
Beatles
Entre
as bandas de death metal - um dos gêneros de rock pesado - é quase uma regra
que se deve gravar mensagens satânicas secretas em discos.
Mas
nenhuma banda em nenhum outro gênero atraiu tantas histórias quanto a mais
influente de todos os tempos: os Beatles.
A primeira vez que eles tiveram contato com esse
tipo de técnica de gravação foi em 1965, durante a criação do álbum Rubber Soul. Ao final da música Rain, ouve-se a voz de John Lennon - de trás para
frente - cantando a primeira frase da canção.
O cantor contou à revista Rolling Stone em 1968 como teve a ideia:
"Nós
tínhamos gravado a parte principal da canção na EMI e tínhamos o hábito de
levar as músicas para casa e pensar em coisas extras que poderíamos incluir, ou
o que seria colocado de guitarras. Quando cheguei em casa no dia seguinte,
totalmente chapado, eu rastejei até o gravador de fitas e liguei, só que de
trás para frente, e entrei em uma espécie de transe com os fones de ouvido. 'O
que é isso? - O que é isso? Isso é demais, sabe, e eu quase quis lançar toda a
música de trás para frente. E foi assim que aconteceu. Então decidimos colocar
no final da música. '"
Boatos sobre Beatles
Os
Beatles popularizaram esta técnica, chamada "backmasking" em inglês.
Mas foi outro boato que fez com que muitos de seus fãs tentassem identificar
mensagens secretas nos discos do conjunto.
Universitários
americanos espalharam um rumor de que Paul McCartney havia morrido em 1966, e
que tinha sido substituído por um sósia. A prova? Poderia ser identificada em
mensagens passadas pelos Beatles em seus discos - tanto na capa quanto nas
gravações.
Em outubro de 1969, um ouvinte de uma rádio em
Detroit disse ter conseguido ouvir a frase "turn me on, dead man"
("me ligue, homem morto") ao rodar a canção Revolution 9 de trás para frente, no disco branco
dos Beatles.
Outras pessoas dizem ter ouvido John Lennon
murmurar "Paul is a dead man. Miss him" ("Paul é um homem morto.
Sinto falta dele") entre as canções I'm Tired e Blackbird.
Na
época, a assessoria de imprensa da banda se manifestou a respeito dos boatos,
classificando-os de "um monte de lixo velho". Naquele ano, a manchete
de uma entrevista de Paul McCartney à revista LIFE foi: "Paul ainda está
conosco".
Em 1995, quando os Beatles gravaram em cima da demo
Free as a Bird de John Lennon, de 1977, o conjunto
decidiu colocar uma mensagem de trás para frente. Nela, Lennon diz:
"turned out nice again" ("acabou tudo bem de novo"). Paul
McCartney revelou que se tratou de uma brincadeira com os fãs.
"Nós
colocamos uma dessas gravações de trás para frente no final do single apenas
para nos divertir, para dar alguma ocupação a todos aqueles malucos por
Beatles."
Sátiras
Nos anos 1980, muitos boatos envolviam mensagens
satânicas - talvez inspirados pelo filme O Exorcista, de
1973, em que uma vítima deixa um recado em uma fita gravada de trás para
frente.
De fato, Ozzy Osborne gravou, na canção Bloodbath in Paradise, de 1988, a frase "Your
mother sells whelks in Hull" ("Sua mãe vende caramujos em Hull")
- uma paródia de um xingamento impublicável que ficou famoso em O Exorcista.
Em
1985, fundamentalistas cristãos nos Estados Unidos criaram o Parents Music
Resource Center (PMRC), uma organização que acusou bandas como Led Zeppelin,
Judas Priest e até mesmo The Eagles de espalhar mensagens satânicas de forma
subliminar.
Ozzy Osborne fez mensagem subliminar parodiando o
filme 'O Exorcista'
A organização acusou a faixa-título do disco Eldorado, do grupo Electric Light Orchestra
(ELO), de trazer uma mensagem satânica, quando tocada de trás para frente:
"He is the nasty one - Christ you're infernal" ("Ele é o
perverso - Cristo você é infernal"). O ELO sempre negou ter gravado a
mensagem subliminar, mas decidiu abusar do "backmasking" nos próximos
discos.
Na música Fire on High, do
disco Face the Music, o recado secreto é: "A música é
reversível, mas o tempo não. Volte. Volte. Volte. Volte". Em 1983, o
conjunto lançou o álbum Secret Messages feito
com vários vocais gravados ao contrário. A mensagem ao final do disco diz:
"obrigado por ouvir".
Diante das paranoias generalizadas na época, o
comediante Weird Al Yankovic fez uma paródia da técnica na canção Nature Trail to Hell, de 1983, em que aparece o trecho
"Satan eats Cheese Whiz" ("Satan come Cheese Whiz", em
referência a uma pasta de queijo comum nos supermercados americanos).
Mais
recentemente Justin Bieber e Miley Cyrus foram acusados de coisas semelhantes
em canções pop aparentemente despretensiosas.
Bieber teria cantado, segundo alguns, a frase:
"We're going to bomb these banks/Satanic new world order/Soon, bro!" ("Nós vamos bombardear estes
bancos/Nova ordem satânica/Em breve, irmão.")
Já Miley Cyrus teria feito um apelo a Deus na
canção The Climb: "Help me, Find Me, Save Me, God I'm
lost" ("Ajude-me, ache-me, salve-me, Deus, estou perdida").
Ambos negam o uso de mensagens subliminares.
Algumas
mensagens são enigmáticas mesmo quando as palavras são bem claras.
Na canção Empty Spaces da
ópera-rock The Wall do Pink Floyd, de
1979, Roger Waters diz: "Parabéns, Você acaba de descobrir a mensagem
secreta. Por favor, mande a resposta ao velho Pink, aos cuidados da fazenda
engraçada, Chalfont..." (como se estivesse passando um endereço para
correspondências).
E
no fundo ouve-se uma voz: "Roger, Carolyne está no telefone". E
Waters nunca completa o endereço que começou a passar.
Para
alguns, o "Velho Pink" citado por Waters seria o primeiro vocalista
da banda, Syd Barrett, que sofreu um colapso nervoso em 1968 e nunca mais
voltou a tocar com o conjunto.
Na canção Christian Rock Concert,
de 1991, o grupo britânico Half Man Half Biscuit gravou uma das mensagens mais
esquisitas: "O corpo de Shane Fenton está na calha da lavanderia no hotel
New Ambassadors, perto da estação Euston".
Mas provavelmente a frase mais esquisita é de
Robert Fripp, criador do conjunto King Crimson, que gravou ao contrário na
música Haaden Two, de 1979, o seguinte verso: "One thing
is for sure - the sheep is not a creature of the air. Baaaah" ("Uma
coisa é certa - a ovelha não é uma criatura do ar. Baaaah.") A mensagem
seria uma referência a um quadro do programa de humor Monty Python, sobre
ovelhas voadoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário