Arte cinematográfica
Publicado por diana ribeiro
gosta de
cores, comer algodão doce, ouvir as ondas do mar, cheirar e tocar em livros
novos. Não dispensa o uso de nenhum dos sentidos.
“A arte é livre, mas
deverá acostumar-se a cumprir certas normas”. Foi com estas palavras que Adolf
Hitler se apropriou do meio cinematográfico alemão e o transformou na maior
máquina de propaganda Nazi.
Financiado e controlado pelo Estado, o cinema repartia-se entre as filmagens de
noticiários e documentários.
Assim que chega ao poder em 1933, Adolf
Hitler inicia uma ditadura militar, na qual o Ministério da Cultura Popular e
Propaganda desempenha um papel fundamental. Criado em Março, sob a direção de
Josef Goebbels, rapidamente se apoderou dos meios de comunicação, que tomou a
seu cargo: rádio, imprensa, teatro e cinema.
Um ano depois, em 1934, cria-se um novo
regulamento cinematográfico: é instaurada a censura prévia dos guiãos e
projetos de novos filmes. Para o devido cumprimento da legislação é também
criado um departamento destinado a regular a importação e exportação das
películas. Estas deviam não só refletir os ideais nazis, como ser dirigidas por
responsáveis pertencentes à raça ariana. Goebbels confiava no poder do cinema e
acreditava que através dele ganharia e conservaria o coração do povo.
Fê-lo através do cinema informativo. Com ar
cuidado e carácter jornalístico, em 1938, os noticiários já eram obrigatórios
em todas as salas comerciais. Exibiam os atos do partido. Com o aproximar da
Segunda Guerra Mundial, serviram também para preparar psicologicamente a nação para
a guerra. Eram frequentes as noticias e reportagens sobre as operações
militares alemãs.
Entre 1939 e 1940, realizaram-se inúmeros
filmes com um novo objetivo: denegrir a imagem do inimigo, sendo que o
principal alvo eram os judeus. Tanto O Eterno Judeu, de Hippler,
como O judeu Suss, de Veit Harlan, passavam a imagem de que estes
eram um alvo a abater. Com isto, claramente já estava em preparação a política
de extermínio e a consequente ida para os campos de concentração.
Além disso, o regime, querendo manipular o
maior número de pessoas, não esqueceu a audiência doméstica. Com as mulheres
fora do mercado de trabalho e tempo disponível, foram produzidos filmes
específicos para elas, assim como alguns de cariz educativo para os mais
jovens. A politica de propaganda mantinha-se, sempre: um povo lutador, vencedor
e superior.
Poucos anos antes, já dois importantes
documentários tinham saído ao público. A temática central era transmitirem a
criação de um líder, um salvador com o qual a população devia identificar-se e
estabelecer uma relação quase divina. Foi Hitler quem representou esse papel.
Na vida real e no ecrã. Triumph des Willens (O Triunfo da
Vontade) é o documentário por excelência. Pensado e realizado por Leni
Riefenstahl, retrata o congresso nazi de 1934. Nada foi filmado ao acaso. O
cenário foi detalhadamente preparado: ao ar livre, a gigantesca e
impressionante massa organizava-se em redor do Führer, enquanto
este discursava.
Os discursos, esses, preparados de antemão e
memorizados, eram também acompanhados por bandeiras, estandartes, canções e
saudações nazis por um povo em delírio.
Para se distanciar dos noticiários, que
apresentavam somente planos estáticos, Leni investiu no movimento. Foram
colocadas câmaras em diversos locais, que permitiam não só um constante travelling pelo
acontecimento, como a captura de diversos ângulos.
Há que dizer que desse mesmo movimento e ao
visualizar-se a massa, curiosamente não se consegue distinguir
nenhum rosto em particular. Ou seja, os planos são sempre coletivos, não
deixando a descoberto a identidade de ninguém. O objetivo deste pormenor era
precisamente demonstrar a (re)união e lealdade de um povo por um mesmo ideal,
por um mesmo líder.
Se, por um lado, este documentário cumpria os
propósitos de uma propaganda a nível nacional, já Olimpíada pretendia
enviar uma mensagem além-fronteiras. Tendo como fundo os Jogos Olímpicos de
Berlim de 1936, a intenção era passar a aparente cooperação e camaradagem entre
os atletas. Uma cooperação desmentida pela tensão diplomática que então se
vivia na Europa. Mais uma vez, Leni não descuidou os detalhes e ideias do
partido. A força, a confiança dos alemães, a superioridade do corpo ariano,
foram captadas em todas as provas. Esta seria a última competição antes da 2ª
Guerra Mundial.
Pode ver no Youtube os filmes O Triunfo da Vontade e
algumas sequências de Olimpíadas.
© obvious: http://obviousmag.org/archives/2010/12/cinema_na_alemanha_de_hitler.html#ixzz3tvHE5Xsi
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