
Praça Cap. Maciel e Igreja Matriz em 2009.
Cruzília é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. De acordo com o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em2010, sua população é de 14.529 habitantes.
Localizada no Sul de Minas, Cruzília pertence ao Caminho Velho da Estrada Real e integra o circuito turístico das Montanhas Mágicas da Mantiqueira. É conhecida por suas fazendas centenárias, por ser o berço dos cavalos da raça Mangalarga Marchador e sua indústria de móveis e queijos.
Praça Cap. Maciel em 1952.
Igr. do Rosário em 1º plano. 2007.
Cruzília, antigo distrito criado em 1873 e subordinado ao município de Baependi, elevou-se à município em 27 de dezembro de 1948.
Mangalarga marchador a primeira raça genuinamente brasileira
Cavalos
Cruzília é conhecida como o Berço do Cavalo Mangalarga Marchador. Na Fazenda Campo Alegre, por volta de 1812, Gabriel Francisco Junqueira, o "Barão de Alfenas", ganhou de D. João VI um garanhão da raça Alter Real e iniciou sua criação de cavalos, cruzando este garanhão com as éguas comuns de sua fazenda. Dezenas de haras estão espalhados pelo município, alguns em fazendas centenárias, carregadas de histórias e cultura. No final do mês de Agosto acontece anualmente, no Complexo Humano da Ventania, a Copa de Marcha do Sul de Minas.
Móveis
A indústria moveleira de Cruzília é uma das geradora de empregos no município.
Queijos
A fabricação de queijos finos levou Cruzília à liderança do Ranking Nacional dos Melhores Queijos do Brasil em 2009 e novamente em 2010. No município são produzidos diversos tipos de queijo, que se dividem em sete grupos: queijos de massa filada, queijos de massa cozida, queijos de massa semi-cozida, queijos de massa crua, queijos de mofo branco, queijos de mofo azul e queijos condimentados.
A pecuária está presente em Cruzília desde sua fundação, sendo a produção leiteira uma das práticas mais tradicionais no município. O comércio de insumos agrícolas também se destaca, bem como o cultivo de milho, feijão e batata, dentre outros.
Já a silvicultura é a atividade que mais se intensificou a partir da década de 2000, principalmente quanto ao plantio de eucalipto, em muitos casos fomentado por uma grande empresa de papel e celulose instalada na região.
O comércio e a prestação de serviços, de modo geral, representam a maior fonte empregadora.
Destaca-se entre eles o beneficiamento de quartzito - "pedra São Thomé", como uma importante atividade no município.
Por fim, merece menção o Hospital Dr. Cândido Junqueira.
No centenário Collégio Parochial São Sebastião, atual E.E. São Sebastião, boa parte da população cursou o ensino Fundamental e Médio.
Há ainda no município a E.E. D. Leonina Nunes Maciel, E.E. Mons. João Câncio e E.M.D. Benvinda Imaculada Conceição, entre outras.
Esporte
Dois clubes mantém uma rivalidade histórica no futebol. O 7 de Setembro F.C., o Verdão, fundado em 1915 , e o Ypiranga A.C., ou simplesmente YAC, fundado em 1955.
Atualmente, ambos estão filiados à Liga Andrelandense de Futebol. Cada clube possui estádio próprio.
Lazer
O Clube Campestre Ypê, popularmente chamado de "Clube de Campo", está localizado na zona rural, a 5 km da cidade. O clube é conhecido pelo Baile do Hawaíí, que promove sempre nas noites de sexta-feira do carnaval. Existe ainda o Clube Recreativo Encruzilhadense.
Música
Praça Cap. Maciel em 2011 com Cine Vitória em segundo plano.
O Festival de Cruzília, salvo em condições atípicas, acontece na segunda quinzena do mês de julho.
Corria o ano de 1942 quando era inaugurado o primeiro cinema de Cruzília - então Encruzilhada. O Cine Vitória foi fundado aos 20 de dezembro daquele ano em uma edificação localizada em frente ao atual hospital pela empresa "Maciel, Arantes & Pinto", composta por Paulo Maciel Arantes, José Geraldo de Arantes e Lázaro Pinto. O equipamento cinematográfico foi adquirido de Gustavo Zieglitz, especialista de São Paulo. O primeiro filme exibido foi Voando às Cegas, com Richard Harley.
Dez anos mais tarde, em 1952, às 13 horas do dia 29 de junho, foi inaugurado o novo prédio do Cine Vitória na praça principal da cidade, onde se encontra até hoje. Os idealizadores e construtores da obra foram Paulo Maciel Arantes e José Sebastião Nunes Maciel (Juca). Quem anunciava as sessões pelo alto-falante era Alceu Maciel Pereira. Posteriormente o prédio foi adquirido pela prefeitura da cidade, à qual pertence até hoje. Infelizmente encontra-se desativado atualmente.
Distâncias
Saída para Minduri. Caminho Velho da Estrada Real. 2008.
São Paulo
Via Rod. Carvalho Pinto (Caxambu/Pouso Alto/Itanhandu/Cachoeira Paulista/Canas/BR-116/Taubaté/Rod. Carvalho Pinto/Rod. Ayrton Senna): 305 km
Via Dutra (Caxambu/Pouso Alto/Itanhandu/Cachoeira Paulista/Canas/BR-116): 315 km
Via Rod. Fernão Dias (Caxambu/Lambari/BR-381): 325 km
Rio de Janeiro
Via Dutra (Caxambu/Pouso Alto/Itamonte/BR-116/Resende): 306 km
Belo Horizonte
Via Rod. MG-383 (São João Del Rey/São Brás do Suaçuí/BR-040): 330 km
Via Rod. Fernão Dias (Caxambu/Campanha/BR-381): 407 km
Brasilia
Via ???: 1.080 km
Eventos
Carnaval: Seis dias de festa, começando na quinta à noite com o Baile da Saudade. Acontece pelas ruas do centro no período noturno e na Esquina Mineira (bairro Vila Maria) durante as tardes.
Semana Santa: Calendário religioso com missas e procissões
Corpus Christi: Calendário religioso com missas e procissões
Julho: Festa do Peão (1ª quinzena); Jogos Abertos (evento esportivo que reúne cidades vizinhas);
Festa da Colheita; Festival de Música (2ª quinzena)
27 de dezembro: Aniversário da cidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário