sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

I S L A M I S M O (IV)

Cultura: religião


ALÁ (Allah) em  árabe  em  um  medalhão
na  Hagia  Sofia,  em  Istambul

“Voltamos a esclarecer que a abordagem de tais temas decorre da necessidade de termos breves notícias da HISTÓRIA DA HUMANIDADE e do surgimento das principais religiões, praticadas no mundo, através dos tempos.” HP/

Considerações derradeiras

Colaboração do INSTITUTO ZACARIAS
DE ESTUDOS PESQUISAS ESPIRITUAIS


                          (Fonte : Wikipédia, a enciclopédia livre)
(Formatação  e  observações  nossas)

O A L C O R Ã O

Os  ensinamentos  de  ALÁ  (Allah,  a  palavra  árabe  para  DEUS)  estão  contidos  no  ALCORÃO  (Qur'an,  "recitação").



Os  muçulmanos  acreditam  que  MAOMÉ  recebeu  esses  ensinamentos  de  DEUS  por  intermédio  do  ANJO  GABRIEL (Jibrīl),  através  de  revelações  que  ocorreram  entre  610  e  632 d. C..  ( Ver  se  existe  semelhança  com  o  Espírito  Santo -  para  os  cristãos ???)
MAOMÉ  recitou essas revelações aos seus companheiros,  muitos  dos  quais  se  diz  terem  memorizado  e  escrito  no  material  que  tinham  à  disposição  (omoplatas  de  camelo,  folhas  de  palmeira,  pedras …).
As  revelações  a  MAOMÉ  foram  mais  tarde  reunidas  em  forma  de  livro.   Considera-se que  a  estruturação  do  ALCORÃO,  como  livro,  ocorreu  entre  650  e  656,  durante  o  califado  de  Otman.

O livro sagrado do islão, o Alcorão

O  ALCORÃO  está  estruturado  em  114  capítulos  chamados  suras.  Cada  sura  está  por  sua  vez  subdividida  em  versículos  chamados  ayat.

Os  capítulos  possuem  tamanho  desigual  (o  menor  possui  apenas  três  versículos  e  os  mais  longos  286  versículos)  e  a  sua  disposição  não  reflete  a  ordem  da  revelação.

Considera-se  que  92  capítulos  foram  revelados  em  Meca  e  22  em  Medina.   As suras  são  identificadas  por  um  nome,  que  é  em  geral  uma  palavra  distintiva  surgida  no  começo  do  capítulo  ("A  Vaca",  "A  Abelha",  "O  Figo").

Uma  vez  que  os  muçulmanos  acreditam  que  MAOMÉ  foi  o  último  de  uma  longa  linha  de  profetas,  eles  tomam  a  sua  mensagem  como  um  depósito  sagrado  e  tomam  muito  cuidado  com  ela,  assegurando  que  a  mensagem  tenha  sido  recolhida  e  transmitida  de  uma  maneira  a  não  trair  esse   legado.

Essa é  a  principal  razão  pela  qual  as  traduções  do  ALCORÃO  para  as  línguas  vernáculas  são  desencorajadas,  preferindo-se  ler  e  recitar  o  ALCORÃO  em  árabe.

Muitos muçulmanos   memorizam  uma  porção  do  ALCORÃO  na  sua  língua  original  e  aqueles  que  memorizaram  o  ALCORÃO  por  inteiro  são  conhecidos  como  hafiz  (literalmente "guardião").

A  mensagem  principal  do  ALCORÃO  é  a  da  existência  de  um  único  DEUS,  que  deve  ser  adorado.

Contém, também,  exortações  éticas  e  morais,  histórias  relacionadas  com  os  profetas  anteriores  a  Muhammad  (que  foram  rejeitados  pelos  povos  aos  quais  foram  enviados),  avisos  sobre  a  chegada  do  dia  do  Juízo  Final,  bem  como  regras  relacionadas  com  aspectos  da  vida  diária,  como  o  casamento  e  o  divórcio.

Além  do  ALCORÃO,  as  crenças  e  práticas  do  islão  baseiam-se  na  literatura  hadith,  que  para  os  muçulmanos  clarifica  e  explica  os  ensinamentos  do  profeta.

ESCOLAS E VERTENTES



Islamismo no mundo moderno

O  sunismo é a  maior  denominação  do  Islã  e  representa  75%-90%  de  todos  os  muçulmanos.  Os  muçulmanos   sunitas  também  são  conhecidos  pelo  nome   Ahl as-Sunnah, que  significa  "povo  da  tradição  [de  Maomé]".

Estes  hadiths,  contos,  ações  e  características  pessoais  de  Maomé,  são  preservados  nas  tradições  conhecidas  como  Al-Kutub Al-Sittah   (seis  grandes  livros).

Os  sunitas  acreditam  que  os  primeiros  quatro  califas  eram  os  legítimos  sucessores  de  Maomé;  uma  vez  que  Deus  não  especificou  nenhum  líder  específico  para  sucedê-lo  e  os  líderes  foram  eleitos.

Os  sunitas  acreditam  que  qualquer  um  que  é  justo  e  correto  pode  ser  um  califa,  mas  eles  têm  de  agir  de  acordo  com  o  ALCORÃO  e  do  Hadith,  a  exemplo  de  Maomé  e  dar  ao  povo  os  seus  direitos.

Os sunitas  seguem  quatro  madhāhib  (escolas  de  pensamento) :

hanafismo,  hanbalismo,  maliquismo  e  Shafi'i,  estabelecidos  em  torno  dos  ensinamentos  de  Abu Hanifa, Ahmad ibn Hanbal, Malik ibn Anas e al-Shafi   respectivamente.

Todos as  quatro  aceitam  a  validade  das  outras  e  um  muçulmano  pode  escolher  qualquer  uma  que  ele  ou  ela  achar  mais  agradável.  O  salafismo  (também  conhecido  como  Ahl al-Hadith (em árabe: أهل الحديث; O  povo  de  hadith),  ou  pelo  termo  pejorativo  wahhabismo  por  seus  adversários)  é   um   movimento   islâmico   ultra-ortodoxo   que   leva  a  primeira  geração  de  muçulmanos  como  modelos  exemplares.

X I I S M O

Mesquita Imam  Husayn, no Iraque, o local
mais  sagrado  para  os  muçulmanos  xiitas

Os  xiitas  constituem  10-20%  dos  muçulmanos  e  são  o  segundo  maior  do  ramo  do islamismo.
Enquanto os sunitas  acreditam  que  um  califa  deve  ser  eleito  pela  comunidade,  os  xiitas  acreditam  que  Maomé  indicou  seu  genro,  Ali  ibn  Abi  Talib,  como  seu  sucessor  e  apenas  certos  descendentes  de  Ali  poderiam  ser  imames  (líderes).

Como  resultado  disso,  eles  acreditam  que  Ali ibn Abi Talib  foi  o  primeiro  imame,  rejeitando  a  legitimidade  dos  califas  muçulmanos  anteriores  Abu Bakr,  Uthman ibn al-Affan  e  Umar ibn al-Khattab.

O islã xiita  tem  vários  ramos,  sendo  o  maior  deles  o xiismo  duodecimano,  seguido  pelos  zaiditas  e  pelos  ismaelitas.

Diferentes  ramos  aceitam  diferentes  descendentes  de  Ali  como  imames  (lideres).  Depois  da  morte  de  Jafar al-Sadiq,  considerado  o  sexto  imame  pelos  duodecimanos,  e  de  Ismaili,  os  ismaelitas  passaram  a  considerar  seu  filho,  Ismael  ibn  Jafar,  como  o  imame  e  os  duodecimanos  passaram  a  considerar  seu  outro  filho,  Musa  al-Kazim,  como  seu  sétimo  imame.

Enquanto os  zaiditas  consideram  Zayd ibn Ali,  o  tio  de  Jafar  al-Sadiq,  como  seu  quinto  imame.

Outros  grupos  menores  incluem  o  Mustaali  e  os  drusos, bem  como  os  alauítas  e  alevitas.   Alguns ramos  xiitas  rotulam  outros  ramos  xiitas,  que  não  concordam  com  a  sua  doutrina  como  Ghulāt.

CARIJISTAS / IBADISMI 

Outra  denominação  que  tem  origem  nos  tempos  históricos  do  islão  é  a  dos  carijitas.   Historicamente, consideravam que  qualquer  homem,   independentemente  da  sua  or igem  familiar,  poderia  ser  líder  da  comunidade  islâmica,  opondo-se  às  polémicas  de  sucessão  entre  sunitas  e  xiitas.

Os ideais  carijitas  ainda  existem  no  mundo  Islâmico,  mesmo  que  de  forma  diferente  da  original,  através  do  takfirismo,  que  é  excomungar  alguém  do  Islamismo  por  ter  cometido  um  pecado  grave.

Como as formas de julgamento desses grupos são extremamente  subjetivas  e  não  tomam  por  base  a  aplicação  correta  da  Charia,  esses  grupos  se  tornam  extremamente  violentos  contra  muçulmanos  e  não  muçulmanos .  
Os  membros  de  uma  vertente  desse  grupo  hoje  são  mais  comumente  conhecidos  como  muçulmanos  ibaditas.

Um  grande  número  de  muçulmanos  ibaditas  vive  hoje  no  Omã.

S U F I S M O

Sufis  da   ordem   Melevi,   conhecidos
no Ocidente  como  dervixes  rodopiantes

Às  vezes  visto  pelos  fiéis  muçulmanos  comuns  como  um  ramo  separado  do  islamismo,  o  sufismo  é  antes  uma  forma  de  mística  que  pretende  alcançar  um  contacto  direto  com  DEUS  através  de  uma  série  de  práticas  que  geralmente  incluem  o  ascetismo,  a  meditação,  os  jejuns, cantos  e  danças.

Desconhece-se  de  onde  deriva  a  palavra  sufismo  (em  árabe :  tasawwuf).  O  termo  poderá  provir  de  sūf,  "lã",  o  que  se  encontra  relacionado  com  o  fato  de  os  primeiros  sufis  vestirem  roupas  feitas  com  o  material,  imitando  os  ascetas  cristãos  da  Síria  e  da  Palestina.
  
Outra  teoria  procura  relacionar  sufismo  com  a  palavra  árabe  safa,  que  significa  "pureza".
O sufismo  já  existia  como  movimento  no  primeiro  século  do  islão.   Para os sufis,  o  próprio  profeta  Maomé  seria  um  deles,  já  que  levaria  uma  vida  extremamente  simples,  tendo  por  hábito  retirar-se  de  Meca  para  meditar  numa  caverna,  tendo  estabelecido  uma  relação  próxima  com  DEUS.

Um  dos  primeiros  representantes  do  sufismo  foi  al-Hasan  al-Basri  (642-728),  que  rejeitou  o  materialismo  do  mundo  e  criticou  os  soberanos  omíadas.  Saliente-se  ainda  deste  período  inicial uma  mulher,  Rabi'ah  al-Adawiyah  (? - 801),  cujo  amor  por  DEUS  leva-a  a  excluir  o  apego  ao  mundo.  

Desde  os  séculos  XII  e  XIII,  os  sufis  organizam-se  em  ordens  ou  irmandades  (tariqas),  que  seguem  os  métodos  de  realização  espiritual  ensinados  por  determinados  mestres  (os  xeques  ou  pirs)."   As  ordens  sufis  podem  ser  encontradas  quer  no  sunismo,  quer  no xiismo.
O  sufismo  foi  por  vezes  entendido  pelas  autoridades  ortodoxas  muçulmanas  como  uma  ameaça,  tendo  os  seus  líderes  e  adeptos  sido  alvo  de  perseguições.  

O  sufismo  tem  sido  igualmente  criticado  devido  ao  fato  de alguns dos seus  mestres  terem  alcançado  um  estatuto  de  santo, tendo sido erguidos santuários nos locais onde  nasceram  ou  faleceram,  que  se  tornaram  locais  de  peregrinações.

FUNDAMENTALISMO E RADICALISMO

Correntes  radicais  do  islamismo  frequentemente  são  acusadas  de  atos  terroristas,  como  os  atentados  às  Torres  Gêmeas,  protagnonizados  nos  ataques  de  11  de  setembro  de  2001  pela  AL  QAEDA.

E  a  defesa  intolerante  da  extinção  do  Estado  de  Israel  defendida  pelo  grupo  terrorista  Hamas.  Em  sua  carta  de  fundação,  por  exemplo,  o  Hamas  é  claro  na  defesa  da  destruição  do  Estado  Sionista,  sendo  apoiado  pela  maioria  do  povo  palestino.

Fundamentalistas  também  defendem  a  submissão  da  mulher,  a  perseguição  a  cristãos  e  o  assassinato  de  dissidentes  em  países  islâmicos.  Estima-se  que  aproximadamente  quatro  milhões  de  cristãos  libaneses  emigraram  de  seu  país  em  consequência  das  pressões  impostas  pelos  muçulmanos .


Bandeira do  Estado Islâmico  do  Iraque e  do  Levante

A  condição  de  vida  das  mulheres  também  é  precária  em  países  fundamentalistas  islâmicos,  como  a  Arábia  Saudita  : "Para  o  pensamento  ortodoxo  muçulmano,  a  mulher  vale  menos  do  que  o  homem,  explica  Leila  Ahmed,  especialista  em  estudos  da  mulher  e  do  Oriente  Próximo  da  Universidade  de  Massachusetts,  nos  Estados  Unidos […]".

Assim  sendo,  violências  físicas  e  tratamentos  desumanos,  como  o  apedrejamento,  são  constantes  entre  os  países  fundamentalistas :  "Segundo  a  lei  islâmica  denominada  Sharia  (Shari'ah ou Charia),  uma  mulher  considerada  adúltera  deve  ser  enterrada  até  o  pescoço  (ou  as  axilas)  e  apedrejada  até  a  morte […]".

A  intolerância  a  críticas  também  é  alvo  constante  de  respostas  por  parte  da  imprensa  às  vertentes  radicais  do  islão.  Recentemente,  cartunistas  dinamarqueses  foram  ameaçados  de  morte  por  publicarem  charges  consideradas  insultuosas  para  alguns  muçulmanos,  algo  comum  no  Ocidente e sua contraparte cristã.  O Papa também foi ameaçado  de  morte  por  considerar  o  islão  uma  religião  violenta.

O  crítico  Daniel Pipes  cita  uma  cadeia  histórica  de  reações  radicais  a  críticas  e  atos  humorísticos  por  parte  de  extremistas  islâmicos,  que  vão  de  ameaças  a  mortes  de  dezenas  de  pessoas.   Porém, o islamismo moderado mostra-se como vertente desejosa da paz, tanto quanto o budismo, o cristianismo,  o  judaísmo  ou  qualquer  outra  grande religião.

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