Museu
Instituição, a ser inaugurada pelo presidente
Obama, levou um século para virar realidade
Estátua da ativista Clara Brown junto
a uma senzala, parte da exposição. CHIP
SOMODEVILLA (AFP) / VÍDEO: REUTERS-QUALITY
CRISTINA F. PEREDA
para El País – O jornal global
Darkus Burke Freeland recordava que seu pai,
Jesse, ganhou um violino do homem a quem pertencia. Seu trabalho como escravo
era divertir o seu dono, sua família e seus convidados. Graças a uma doação
feita por seus descendentes, o violino agora é parte dos mais de 4.000 objetos
que retratam a história e a cultura afro-americanas, no primeiro museu dos EUA
dedicado à trajetória dessa comunidade, da escravidão ao Governo Obama.
O
Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana, a ser inaugurado no
próximo dia 24 pelo primeiro presidente afro-americano da história, levou mais
de um século para abrir suas portas, desde que em 1915 um grupo de veteranos
afro-americanos da Guerra Civil propôs uma iniciativa para preservar suas
contribuições à nação. O acervo ficará exposto num lugar privilegiado, a
avenida National Mall, em Washington, considerada “o jardim da América”, com
cerca de 20 museus dedicados à história do país. Sua missão, nas palavras do seu
diretor Lonnie Bunch, é “contribuir para que cada norte-americano, todo mundo,
entenda melhor a trajetória dos afro-americanos e como ela mudou a América”.
“A única maneira de corrigir um erro é jogar
a luz da verdade sobre ele.” Estas palavras da jornalista e sufragista Ida B.
Wells dominam uma das salas do museu e expressam sua missão. Na galeria
principal, a poetisa Maya Angelou explica o porquê: “Trazendo os presentes que
meus ancestrais me deram, sou o sonho e a esperança do escravo”. E Bunch, o encarregado
de tornar realidade o sonho do museu, levou mais de uma década para compilar os
traços de uma das histórias mais dolorosas do país, para posteriormente
colocá-los sob um mesmo teto.
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Algemas usadas para prender escravos
nos EUA. CHIP SOMODEVILLA AFP
Cada detalhe da exposição, incluído o fato de
o museu ter conseguido se instalar três
arteirões da Casa Branca, é um eco do poema Eu Também Sou a América,
de Langston Hughes: faltava ao National Mall a casa dos afro-americanos. Hoje,
esse novo
lar acolhe desde estilhaços da vidraça da
igreja de Birmingham (Alabama) onde quatro meninas afro-americanas morreram
assassinadas por uma bomba em 1963 até o caixão de Emmett Till, adolescente
linchado no Mississippi dos anos 1950, passando por um vagão de trem específico
para passageiros negros, uma senzala de uma plantação da Carolina do Sul e as
algemas usadas para prender um menino escravizado.
“Recordar não é suficiente, devemos usar a
história para confrontar seu passado racista, a escravidão, mas também os
momentos de alegria, esperança e resistência que definiram esta comunidade”,
acrescentou Bunch. Suas palavras estão emolduradas em corredores onde soa o discurso
de vitória de Obama, galerias onde brilham as frases de referências
norte-americanas como Maya Angelou, James Baldwin e Ida B. Wells e vitrines
para as medalhas de ouro de Carl Lewis e uma luva do pugilista Muhammad Ali, ao redor de um pódio
com a escultura do atleta John Carlos, punho erguido e cerrado, nos Jogos
Olímpicos da Cidade do México 1968.
Nove das 10 medalhas olímpicas de Carl Lewis. CHIP SOMODEVILLA AFP
O museu espera atrair 10.000 pessoas por dia
para um percurso que vai das sombras para a luz. Assim que o visitante entra,
desce de elevador até o século XV, quando dezenas de navios esperavam em portos
da África para levar os escravos à América. Em galerias subterrâneas,
praticamente às escuras, a exposição narra o episódio mais doloroso e
dilacerador da história do país, que quatro séculos depois chegou a contar com
quatro milhões de pessoas escravizadas — 20% de sua população.
No caminho ascendente para o nível do chão
veem-se a luta pela liberdade, a emancipação, a segregação e a luta pelos
direitos civis. É a história de como os afro-americanos definiram o verdadeiro
significado da liberdade, segundo os criadores do museu, em uma exposição que
“desafia os visitantes a repensarem a noção de liberdade não como algo que foi
concedido aos afro-americanos, com todos os seus privilégios e
responsabilidades, mas que teve de ser conquistado.”
Vestido
que a ativista Rosa Parks elaborava no dia em que foi presa por se negar a
ceder seu assento num ônibus. C.
S. AFP
A coleção demorou mais de uma década para tomar forma, segundo
Bunch,graças a doadores que “não podiam contribuir com dinheiro, mas queriam
contribuir com sua experiência”, como aconteceu com o violino de Jesse Burke. O
diretor do museu explica que o Governo federal cobriu metade do custo de 540
milhões, o restante veio de doações privadas de personalidades como Oprah
Winfrey — que doou 13 milhões de dólares e dá nome ao teatro principal do museu
—, Samuel L. Jackson, Kobe Bryant e a fundação familiar de LeBron
James. Ao todo, responderam ao chamado “mais de 100.000 doadores que
deram de um dólar a vários milhões”, um recorde para a instituição.
Segundo seus criadores, o museu careceu de recursos durante décadas até
que, em 2003, o Congresso aprovou a lei que lhe deu luz verde. Sua visão sempre
foi a mesma: criar um espaço para recordar a história da comunidade
afro-americana e contar “como essa experiência mudou a definição do que é ser
norte-americano”, nas palavras de Bunch.
O diretor da instituição, que abrirá suas portas em Washington com
celebrações por toda a cidade, reforçou sua importância em um momento “crucial”
para a história do país. “O racismo não é algo do passado e este centro ajudará
a entendê-lo”, afirmou David Skorton, secretário da Smithsonian Institution, a
que pertence o museu. Para Skorton, seus corredores serão um novo espaço de
diálogo em uma cidade acostumada à divisão. “Os museus podem tocar e mudar
vidas, transformar as pessoas que os visitam”, disse.
O edifício
que abriga o Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana em Washington.K.
L. REUTERS
Uma coroa de 3.500 painéis cor de bronze recobre a fachada do museu
dedicado à história afro-americana dos Estados Unidos. A forma escalonada do
edifício é inspirada em uma cariátide iorubá do século XIX, uma escultura
tradicional em madeira elaborada por artistas da região africana da Nigéria e
do Benin. Os arquitetos, liderados pela equipe de David Adjaye, escolheram esse
detalhe que simboliza a fé e a esperança da comunidade afro-americana ao longo
dos séculos.
Mas as três capas de bronze também são uma lembrança das ferragens
elaboradas por escravos de Nova Orleans. Por suas aberturas entra a luz natural
que ilumina as galerias dedicadas às conquistas dos afro-americanos na cultura,
no esporte e nas forças armadas. No exterior, os designers e arquitetos apostaram na água,
onipresente na viagem dos escravos obrigados a cruzar o Atlântico, a fortaleza
dos carvalhos e a esperança das magnólias que a cada primavera iluminam o
pedaço mais visitado da capital dos Estados Unidos.
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