Publicado por Sílvia Marques
Sou
paulistana, escritora, bacharel em Cinema, professora universitária e doutora
em Comunicação e Semiótica. Entre meus livros estão "Como identificar e se
livrar de um babaca: Guia de sobrevivência feminina, "Hispanismo e
erotismo: O cinema de Luis Buñuel", "O cinema da paixão: Cultura
espanhola nas telas" e "Sociologia da Educação", indicado ao
Jabuti 2013. Defendo a ideia de que filmes inteligentes e críticos podem
estimular a longo prazo novas atitudes, pensamentos e sentimentos. Autora do
blog Garota desbocada. Lancei recentemente em versão e-book pela Cia do ebook o
romance O corpo nu.
Alguns filmes deixam
marcas na pele da alma e independente da nossa visão de mundo, algumas obras
nos incomodam de uma maneira avassaladora e muitas vezes inexprimível.
Cena do filme Veludo azul, de
David Lynch
O que o cinema tem a dizer sobre tabu,
preconceito, estereótipo, fetiche e a busca do amor? O que o cinema tem a dizer
sobre coragem, liberdade, alteridade, sobre a busca de nós mesmos? O que o
cinema tem a dizer e que está sobre e sob a narrativa? Que vai muito além da
narrativa? Que utiliza a narrativa como meio para expressar e exprimir o
inexprimível?
O que está por trás e por baixo do cinema de
David Lynch, por exemplo? O que filmes como Veludo azul, Coração selvagem e A
cidade dos sonhos quer nos mostrar sobre a vida comezinha e real? O que está
por trás e por baixo do cinema de Roman Polanski , por exemplo? O que filmes
como Lua de fel , O inquilino e A pele de Vênus nos deixam como mensagem? O que
filmes perturbadores querem nos passar além de uma mensagem?
Alguns filmes deixam marcas na pele da alma e
independente da nossa visão de mundo, algumas obras nos incomodam de uma
maneira avassaladora e muitas vezes inexprimível.
Cena do filme Lua de fel, de
Roman Polanski
Cena do filme Coração selvagem,
de David Lynch
Alguns cineastas aspiram , por meio de seus
filmes, revelar as suas obscuridades e potencialidades , que por sua vez,
poderão desencadear as nossos lados B, C e D.
O que o cinema de Tarantino, Michael Haneke e
David Fincher, por exemplo, tem a nos dizer sobre o nosso próprio senso de
crueldade? O que o cinema de Woody Allen tem a nos dizer sobre o nosso
niilismo?
Cena do filme Noivo neurótico,
noiva nervosa, de Woody Allen
Cena do
filme Match Point, de Woody Allen
O que o cinema de Almodóvar tem a nos dizer
sobre a nossa capacidade de transgredir para obter o amor e a felicidade? O que
o cinema de Lars Von Trier tem a nos dizer sobre a fragilidade da natureza
humana? O que o cinema de Clint Eastwood tem a nos dizer sobre o nosso senso de
luta? O que o cinema de David Lynch tem a nos dizer sobre o pesadelo de
existir?
Cena do filme Atame, de Pedro
Almodóvar
Cena do filme Anticristo, de
Lars Von Trier
Cena do filme A cidade dos sonhos,
de David Lynch
O que o cinema de Stanley Kubrick tem a dizer
sobre as obscuridades da alma humana? O que o cinema de Sam Mendes tem a dizer
sobre os mecanismos e jogos sociais? O que o cinema de Hitchcock tem a dizer
sobre o medo e o desejo? O que o cinema de Luis Buñuel tem a dizer sobre a
arbitrariedade das instituições e as dicotomias da alma humana?
Cena do filme Foi apenas um
sonho, de Sam Mendes
O que o cinema de Louis Malle tem a dizer
sobre o tédio e o desespero de viver? O que o cinema de Xavier Dolan tem a
dizer sobre a liquidez das relações? O que o cinema de Truffaut tem a dizer
sobre a melancolia ingênua do amor? O que o cinema de Luchino Visconti tem a
dizer sobre o determinismo da vida e a fatalidade das relações? O que o cinema
de Antonioni e Bertolucci têm a dizer sobre as impossibilidades da vida?
Cena do filme Os sonhadores, de
Bertolucci
Cena do filme A mulher do lado,
de Truffaut
O que o cinema de Valerio Zurlini tem a dizer
sobre a tristeza? O que o cinema de Vitorio de Sica tem a dizer sobre o amor
brotando nos solos mais desoladores? O que o cinema de David Lean tem a dizer
sobre a bondade humana despontando no meio da tragédia? O que o cinema de
Jacques Tati tem a dizer sobre a poesia do mundo? O que o cinema de Ang Lee tem
a dizer sobre a necessidade de nos escondermos do mundo?
Cena do filme A filha de Ryan,
de David Lean
Cena do filme A moça com a
valise, de Valerio Zurlini
Os cineastas célebres e os filmes importantes
são muitos e falar um pouco de todos eles seria quase uma utopia,
principalmente no espaço restrito de um artigo.
A ideia foi simplesmente instigar a
curiosidade dos leitores para um tema tão fascinante quanto o cinema, tão cheio
e rico de possibilidades variadas.
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