segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

CARRANCAS DO SÃO FRANCISCO DE JUAZEIRO DA BAHIA

Carranca é uma escultura com forma humana ou animal, produzida em madeira e utilizada a princípio na proa das embarcações que navegam pelo rio São Francisco. Espalhou-se no Brasil como uma forma de
arte popular, sendo vendida em feiras e lojas de produtos artesanais. Não se sabe ao certo se sua origem é negra ou ameríndia, ou se seriam amuletosou simplesmente ornamentos. Os artesãos que produzem carrancas são chamados de carranqueiros.



História
As primeiras referências às carrancas datam de 1888 em livros de Antônio Alves Câmara e Durval Vieira de Aguiar. As carrancas eram construídas a princípio com um objetivo comercial, pois a população ribeirinha dependia do transporte de mercadorias pelo rio, e os barqueiros utilizavam as carrancas para chamar a atenção para sua embarcação. Em certo momento, a população ribeirinha passou a atribuir características místicas de afugentar maus espíritos às carrancas. Esta atribuição colocava em segundo plano o aspecto artístico da produção das carrancas, ou seja, como forma de manifestação cultural popular de uma região brasileira. Elas tinham um significado importante para as embarcações: Elas espantavam maus espíritos, ajudavam para que a embarcação não afundasse, livravam das tempestades e atraiam muitos peixes.
Figurafigura de proa e leão de barca também eram termos utilizados pelos remeiros para designar as carrancas.
Os principais pólos de produção e comercialização de carrancas são as cidades de Petrolina, em PernambucoPirapora, em Minas Gerais, e Santa Maria da VitóriaJuazeiro, na Bahia.
Carranca é uma escultura com forma humana ou animal, produzida em madeira e utilizada a princípio na proa das embarcações que navegam pelo rio São Francisco. Espalhou-se no Brasil como uma forma de arte popular, sendo vendida em feiras e lojas de produtos artesanais. Não se sabe ao certo se sua origem é negra ou ameríndia, ou se seriam amuletosou simplesmente ornamentos. Os artesãos que produzem carrancas são chamados de carranqueiros.
História
As primeiras referências às carrancas datam de 1888 em livros de Antônio Alves Câmara e Durval Vieira de Aguiar. As carrancas eram construídas a princípio com um objetivo comercial, pois a população ribeirinha dependia do transporte de mercadorias pelo rio, e os barqueiros utilizavam as carrancas para chamar a atenção para sua embarcação. Em certo momento, a população ribeirinha passou a atribuir características místicas de afugentar maus espíritos às carrancas. Esta atribuição colocava em segundo plano o aspecto artístico da produção das carrancas, ou seja, como forma de manifestação cultural popular de uma região brasileira. Elas tinham um significado importante para as embarcações: Elas espantavam maus espíritos, ajudavam para que a embarcação não afundasse, livravam das tempestades e atraiam muitos peixes.
Figurafigura de proa e leão de barca também eram termos utilizados pelos remeiros para designar as carrancas.
Os principais pólos de produção e comercialização de carrancas são as cidades de Petrolina, em PernambucoPirapora, em Minas Gerais, e Santa Maria da VitóriaJuazeiro, na Bahia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário