Fotografia
Publicado em
fotografia por Flávia Pimenta Palmeira,
em obviusmagazine
Cidadã do mundo, navegadora e apreciadora de
arte e cultura, com formação em Arquitetura e Urbanismo, Música e Psicologia.
Fã incondicional de Amyr Klink e apaixonada por história, fotografia, esportes radicais e animais.
Atualmente, distante da terra natal.
Fã incondicional de Amyr Klink e apaixonada por história, fotografia, esportes radicais e animais.
Atualmente, distante da terra natal.
Amamos fotografia. Não importa de qual lado da câmera estamos, há sempre
um momento especial que escolhemos para guardar. Assim como na música, poesia,
dança, pintura ou escultura, a fotografia é uma linguagem que transmite ideias
e provoca emoções. Aqueles que nunca estudaram a técnica arriscam algumas experiências
na prática, e fotógrafos renomados revelam várias dicas e truques de uma boa
foto.
1. Foque
apenas em uma parte do seu objeto:
Na literatura, as sinédoques possuem fins estéticos de provocar o
inusitado nas expressões escolhidas. A palavra tem o significado de
"entendimento simultâneo" e consiste na atribuição da parte pelo
todo, ou, do todo pela parte. Na verdade, trata-se da inclusão ou contiguidade
semântica existente entre dois nomes e que permite a substituição de um pelo
outro. Assim ocorre na fotografia, trazendo sentido poético à imagem.
Fotógrafo:
Sebastião Salgado
2. Crie um
contraste focal em dois planos: A
profundidade de campo se refere a uma zona de focagem nítida aceitável à frente
e atrás do ponto de focagem real. Em termos simples, se focarmos um ponto
particular, algumas zonas à frente e atrás deste ponto estarão nítidas. Esta
zona é a “profundidade de campo”. A escolha da profundidade é uma das opções
mais importantes quando se define a abertura e o tempo durante o qual se expõe
uma fotografia. A utilização de uma profundidade de campo muito pequena permite
que um único motivo fique isolado sobre um bonito cenário suave e desfocado, à
frente ou ao fundo.
Fotógrafo:
G.M.B Akash
3. Regra
dos terços: No caso de pessoas e objetos procure
posicioná-los numa das quatro interseções do quadro. No caso de paisagens,
posicione-as no topo ou no fundo do quadro. O resultado é uma imagem mais
natural, contrabalançada e atrativa ao olhar. Muitos estudos fotográficos
chegaram à conclusão que quem observa uma imagem olha mais depressa para um dos
pontos de cruzamento do que para o centro da fotografia. A aplicação da regra
dos terços não é mais do que evitar simplesmente centrar o elemento a
fotografar, e posicioná-lo 1/3 acima do fundo e 1/3 à esquerda ou então 1/3
abaixo do topo e 1/3 à direita e assim sucessivamente.
Fotógrafo:
Steve McCurry
4. Linhas
de fuga e perspectiva: Um dos mais poderosos elementos de composição
na fotografia são as linhas, especialmente linhas de fuga, que criam
perspectiva. Linhas diagonais são mais expressivas e tem um efeito forte sobre
a composição porque elas produzem movimento e dinamismo na imagem.
Fotógrafo:
Steve McCurry
5. Linhas
paralelas ao plano: As linhas horizontais em uma foto, trazem uma
sensação de estabilidade, descanso e tranquilidade. Pôr do sol, árvores caídas,
horizontes, enfim, todos esses elementos nos passam essas sensações. As linhas
horizontais são as mais encontradas em fotos e funcionam como um ponto divisor
na imagem.
Fotógrafo:
Steve McCurry
As linhas
verticais na composição de uma fotografia são excelentes para dar caráter e
criar uma afirmação. Acima de tudo, as linhas verticais criam força, basta
imaginar uma fotografia de arranha-céus ou um horizonte de troncos de árvores.
Fotógrafo:
Tony Cavalcanti
6. Utilize
o enquadramento natural da imagem: Utilize a
geometria contida na própria imagem para criar padrões e molduras de cenas
dentro da própria fotografia.
Fotógrafo:
Steve McCurry
7. Obtenha
um contraste entre o objeto e o fundo da imagem: A
figura se distingue do fundo pela atenção que desperta no observador. A atenção
sobre a figura ocorre ou por características próprias do objeto ou por
características presentes no observador. Do ponto de vista do objeto, é o
contraste de características formais que diferencia figura e fundo. A figura
tem algo formalmente diferente em relação ao contexto sobre o qual está
inserido.
Fotógrafo:
Steve Winter
8. Luz e
Sombra: A sombra é o mistério, o charme, o clássico e
tem o poder de despertar a imaginação. A luz revela de modo explícito as cores,
a textura e expressa o que a imagem representa. Quando elas se unem em
harmonia, revelam a textura, as cores, a dimensão e o volume. Entre a luz e a
sombra existe uma área de transição chamada de meia sombra, que pode variar
dependendo da intensidade da luz.
Fotógrafo:
Damon Winter
9. Padrões
de repetição:
Os padrões
de repetição criam ritmo em uma imagem. Na música, o ritmo significa o
movimento marcado pela sucessão regular de sons fortes e fracos. Numa
fotografia, o ritmo é que o estimula o nosso olhar a explorar todo o
enquadramento de uma foto e seus elementos relevantes. Formas e cores
contribuem para criar diferentes sensações e também para a imposição de um
ritmo. E fica ainda mais interessante quando esse padrão é quebrado. Assim como
a síncopa na música, onde ocorre o deslocamento de uma acentuação rítmica,
também na fotografia, a quebra de um padrão rítmico cria um elemento de
deslocação.
Fotógrafo:
Steve McCurry
10. Super
macro, proximidade e centralização do olhar: Trata-se
de uma fotografia que possui uma relação de grande intimidade entre o
observador e o tema. É possível perceber essa técnica nas fotografias com
grande proximidade entre fotógrafo e modelo, onde o olhar é cúmplice. A
centralização dos olhos da modelo na imagem causa no espectador a sensação de
estar sendo observado.
Fotógrafo:
Damon Winter
A regra
mais importante no momento de registrar uma imagem é o olhar do fotógrafo, e
sua capacidade de sentir e incorporar a alma do cenário.
Inspire-se!
© obvious: http://lounge.obviousmag.org/luz_cor_e_perspectiva/2015/04/o-olhar-sobre-o-mundo.html#ixzz3XHqMEyvm
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