quarta-feira, 15 de abril de 2015

UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE – REINO UNIDO

Ensino

É uma tradicional instituição inglesa considerada


Universidade de Cambridge (em inglês: University of Cambridge) é uma tradicional instituição de ensino superior do Reino Unido considerada uma das mais prestigiadas e importantes do mundo. É a segunda universidade mais antiga ainda em funcionamento do país. A Universidade de Cambridge das mais importantes do mundo.  localiza-se na cidade de Cambridge, foi fundada em 1209, porém o rei Henrique III só concedeu-lhe o monopólio do ensino em 1231.


Cambridge e a Universidade de Oxford são rivais na aspiração a serem a melhor universidade do Reino Unido. Ambas produziram uma grande proporção dos mais proeminentes cientistas, escritores e políticos do mundo ocidental. Cambridge produziu mais vencedores do prémio Nobel (82 no total) do que qualquer outra Universidade do mundo; muitos dos homens que mudaram a história da Física obtiveram seus diplomas por Cambridge, incluindo Isaac Newton, James Clerk Maxwell, John Joseph Thomson, Ernest Rutherford, Paul Adrien Maurice Dirac, entre outros. Outras personalidades históricas ilustres associadas à universidade incluem o naturalista Charles Darwin, o economista John Maynard Keynes, o filósofo e matemático Bertrand Russell e o matemático Andrew Wiles. Em 2006, Cambridge foi considerada novamente a segunda melhor universidade do mundo de acordo com o Institute of Higher Education, Shanghai Jiao Tong University, atrás apenas da Universidade Harvard nos Estados Unidos. Em 2010, segundo lista elaborada pelo conselho acadêmico QS, foi considerada a melhor universidade do mundo.



Cambridge: concurso a bunda do ano estudantil

O Vice-Chanceler da Universidade de Cambridge, em procissão rumo a uma Congregação da Câmara Regente

A Universidade de Cambridge é uma universidade colegial formada por 31 colégios (Colleges) e seis escolas académicas autorizada pelo Monarca do Reino Unido a outorgar títulos acadêmicos nos graus de bacharel, mestre e doutor. Como a maioria das instituições britânicas de ensino superior, a universidade é mantida por dotação pública através de financiamento à educação e bolsas de investigação e uma dotação privada (endowment) própria, estimada no final de 2011 em 4.3 bilhões de libras esterlinas.

Cambridge: um dos seus alunos

O Chanceler é o chefe constitucional da universidade, mas sua função é na maior parte dos casos cerimonial. A autoridade executiva e responsabilidade por planejamento estratégico, administração da universidade e gerência dos seus recursos ou ativos permanecem por sua vez com o Conselho Universitário (University Council) presidido pelo Vice-Chanceler, que serve como o chefe executivo e principal oficial acadêmico da universidade e tem um mandato de sete anos. De acordo com os regulamentos da universidade, o Conselho Universitário pode nomear até cinco Pró-Vice-Chanceleres para assistir o Vice-Chanceler na administração cotidiana da universidade. Desde janeiro de 2005, o Conselho Universitário inclui ainda dois membros externos à universidade.


O poder legislativo ao nível da universidade e o poder de eleger o Vice-Chanceler e outros membros do Conselho Universitário são formalmente investidos na Câmara Regente (Regent House), que inclui mais de 3.800 membros representando tanto as faculdades como os colégios. Os membros da Câmara Regente reúnem-se em Congregações para a aprovação e concessão de graus acadêmicos ou em ocasiões especiais como a posse de um novo Vice-Chanceler. Várias matérias legislativas ordinárias, como por exemplo a aprovação de ordenanças (ordinances) que regulam assuntos acadêmicos, são entretanto delegadas pela Câmara Regente à Junta Geral das Faculdades (General Board of the Faculties), que é o órgão responsável por formular a política educacional da universidade, incluindo a aprovação de currículos e requisitos para a concessão de graus acadêmicos.
Os membros correntes da Câmara Regente em conjunto com todos os ex-alunos da universidade detentores do grau de Master of Arts ou um grau superior a este formam o Senado universitário (Senate), cuja principal função é eleger o Chanceler (normalmente a título vitalício) e aprovar normas regulamentando a sua eleição.

Da esquerda para direita: A Câmara do Senado (Senate House), o Gonville and Caius College e a Igreja de Santa Maria Maior

As diversas faculdades que compõem a universidade subdividem-se em unidades menores especializadas conhecidas como departamentos. Adicionalmente, há também departamentos isolados que não pertencem formalmente a nenhuma faculdade. Os departamentos são liderados por um chefe (department head) e são responsáveis por contratar docentes, ministrar aulas (lectures), aplicar exames e desenvolver atividades de pesquisa (investigação) nas suas respectivas especialidades. Cada faculdade ou departamento isolado responsável por cursos de graduação/pós-graduação mantém a sua própria junta eleita (Faculty Board) que supervisiona as atividades de ensino e pesquisa na sua respectiva área e submete currículos e outros assuntos de natureza acadêmica para aprovação da Junta Geral (General Board) da universidade.
Para fins administrativos, as diversas faculdades e/ou departamentos isolados são agrupados ainda em seis unidades maiores conhecidas como "Escolas" (Schools), subdivididas por área de conhecimento (ciências físicas; ciências biológicas; medicina; tecnologia; artes e humanidades; e humanidades e ciências sociais). Cada escola (semelhante às Divisões na Universidade de Oxford) mantém o seu próprio Conselho Administrativo (Council of the School) com representação das faculdades e/ou departamentos incluídos no seu âmbito. Entre outras funções, os Conselhos das Escolas são responsáveis por nomear oito dos dezessete membros da Junta Geral das Faculdades, escolhidos necessariamente entre membros da Câmara Regente.

Clare College (esquerda) e capela do King's College (centro).

Os colégios de nível superior (ou Colleges em inglês) são instituições independentes e auto-governadas, incluindo membros juniores (alunos de graduação ou pós-graduação) e membros seniores conhecidos como Fellows que são responsáveis por governar o colégio além de exercerem outras atividades de ensino e pesquisa. O sistema dual universidade/colégios tende a se sobrepor entretanto uma vez que a maioria dos Fellows dos colégios são também docentes permanentes nos vários departamentos da universidade. Cada colégio é dirigido por um Mestre (MasterPrincipalPresident, ou Warden) eleito pelo corpo de Fellows e responsável pela administração do colégio.

Biblioteca

Os vários colégios possuem ativos próprios (incluindo normalmente os edifícios que ocupam) e servem como residências para alunos de graduação e pós-graduação durante a duração dos seus estudos em Cambridge. Mais do que simples residências estudantis porém, os colégios de Cambridge participam ativamente também do ensino de graduação através do sistema de "supervisões" (supervisions) que complementa as aulas e outras atividades (por exemplo práticas de laboratório) ministradas ou organizadas pelos departamentos da universidade.


O sistema de supervisões, típico das Universidades de Cambridge e Oxford, consiste em sessões tutoriais organizadas pelos colégios, geralmente com uma hora de duração cada, onde grupos pequenos de alunos (entre um e cinco) se reúnem com um Supervisor (normalmente um "Teaching Fellow" do respectivo colégio) para discutir o material visto nas aulas. Espera-se que os alunos se preparem a priori para as sessões de supervisão submetendo algum trabalho escrito, por exemplo um ensaio (em inglês, essay) ou, no caso de alunos de engenharia, matemática ou ciências físicas, soluções de listas de exercícios (chamadas example papers) distribuídas durante as aulas. Embora os exercícios ou textos/trabalhos submetidos não sejam avaliados para nota, eles ajudam os alunos a se manter em dia com o material desenvolvido nas aulas e servem também como preparação para os exames finais escritos. As supervisões oferecem ainda aos alunos a oportunidade de discutir regularmente com um especialista na área a matéria vista em sala de aula, resolvendo dúvidas e, normalmente, aprofundando o assunto. Dependendo do curso de graduação, o número de sessões de supervisão pode variar de uma a quatro por semana.
Além do sistema de supervisão acadêmica, cada aluno conta ainda com um Tutor individual nomeado pelo colégio, cuja função não é ensinar, mas sim acompanhar o bem-estar pessoal do aluno, incluindo problemas familiares ou financeiros, e prestar-lhe assistência dentro do que for possível.

Jantar formal para alunos membros do St Johns College

Todos os alunos regulares da Universidade de Cambridge, seja de graduação ou pós-graduação, precisam ser necessariamente afiliados a um colégio. Os diferentes colégios são individualmente responsáveis pelo processo de seleção e admissão de alunos de graduação, observados apenas alguns requisitos mínimos impostos pela universidade. Os estudantes portanto que desejem ingressar na universidade para obter um grau inicial tem o seu dossiê de candidatura a ingresso (application) enviado diretamente para um colégio individual de sua escolha. Embora algumas restrições isoladas se apliquem, a maioria dos colégios admite em geral alunos interessados em cursar qualquer disciplina oferecida pela universidade. O corpo de alunos de um colégio é normalmente constituído então de alunos matriculados em cursos tão diversos quanto engenharia, matemática, economia, ciências sociais, direito, medicina, ciências exatas e biológicas, ou artes e humanidades. Cada colégio possui um Diretor de Estudos (Director of Studies) para cada curso ou grupo de cursos afins representados no seu corpo discente. Os Diretores de Estudos, além de participarem ativamente do processo de seleção dos candidatos a ingresso na universidade, são também responsáveis por organizar as sessões de supervisão relativas às diferentes disciplinas cobertas na sua respectiva área e por acompanhar o progresso acadêmico geral dos alunos do colégio. Entre os 31 colégios afiliados à universidade, dois são excepcionalmente abertos apenas a alunos de pós-graduação, enquanto três outros admitem apenas mulheres.
Como requisito mínimo para matrícula em qualquer curso de graduação em Cambridge, exigem-se certificados de conclusão de estudos secundários em língua inglesa, uma disciplina de matemática ou ciências, uma língua estrangeira, e duas outras matérias aprovadas. Como requisito para admissão, exige-se normalmente que pelo menos três dos certificados mencionados anteriormente sejam Certificados Gerais de Educação (GCE), nível Avançado (A-levels), os quais as notas atingidas devem ser no mínimo A/A/A* (o equivalente a mais de oitenta por cento em duas matérias -A/A - e mais de noventa por cento na outra - A*) ou alguma qualificação internacional equivalente. Na prática, não é incomum entretanto que candidatos admitidos em Cambridge possuam quatro ou mais A-level GCEs com grau A. Para ingresso em determinados cursos de graduação, os colégios de Cambridge especificam certas matérias que devem ter sido obrigatoriamente estudadas no nível avançado pelos candidatos, por exemplo maths e physics para candidatos ao curso de engenharia ou chemistry para candidatos ao curso de medicina. Outros A-level certificates são listados por sua vez como "fortemente recomendados" para candidatos a ingresso em certos cursos, embora não necessariamente obrigatórios (por exemplo, further maths para engenharia).


Além dos requisitos mínimos de "A-Levels", o candidato deve normalmente se submeter a uma entrevista presencial e pode ter que prestar outros exames padronizados como o BMATexigido dos candidatos a ingresso no curso de medicina, o LNAT exigido para os estudantes que queiram cursar direito e o STEP para o curso de matemática. Para candidatos a ingresso em várias carreiras de engenharia ou ciências, os colégios aplicam ainda testes adicionais de aptidão (raciocínio lógico-dedutivo) chamados TSA (Thinking Skills Assessments) ou outros testes escritos de conhecimentos específicos. As próprias entrevistas presenciais assemelham-se mais a um exame oral e incluem normalmente questões específicas sobre o programa das matérias geralmente estudadas pelo candidato nos dois últimos anos do curso secundário (Sixth Form, correspondente à décima-segunda e décima-terceira séries).

O ano letivo em Cambridge divide-se em três períodos (terms) designados, de acordo com o calendário religioso anglicano, Michaelmas (outubro a dezembro), Lent (janeiro a março), e Easter (abril a junho). Cada período letivo inclui um conjunto de 8 ou 9 semanas denominado full term durante o qual aulas e sessões de supervisões são oferecidas.

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