Ensino
A Universidade de Cambridge (em inglês: University
of Cambridge) é uma
tradicional instituição de ensino superior do Reino Unido considerada uma das mais prestigiadas e importantes
do mundo. É a segunda universidade mais antiga ainda em
funcionamento do país. A Universidade de Cambridge das mais importantes do
mundo. localiza-se na cidade de Cambridge, foi fundada em 1209, porém o
rei Henrique III só concedeu-lhe o monopólio do ensino em 1231.
Cambridge e
a Universidade de Oxford são rivais na aspiração a serem a melhor
universidade do Reino Unido. Ambas produziram uma grande proporção dos
mais proeminentes cientistas, escritores e políticos do mundo ocidental.
Cambridge produziu mais vencedores
do prémio Nobel (82 no total) do que qualquer outra Universidade
do mundo; muitos dos homens que mudaram a história da Física obtiveram seus
diplomas por Cambridge, incluindo Isaac Newton, James Clerk
Maxwell, John Joseph Thomson, Ernest Rutherford, Paul Adrien Maurice
Dirac, entre outros. Outras personalidades históricas ilustres associadas à
universidade incluem o naturalista Charles Darwin, o economista John
Maynard Keynes, o filósofo e matemático Bertrand Russell e o
matemático Andrew Wiles. Em 2006, Cambridge foi considerada novamente a
segunda melhor universidade do mundo de acordo com o Institute of Higher
Education, Shanghai Jiao Tong University, atrás apenas da Universidade
Harvard nos Estados Unidos. Em 2010, segundo lista elaborada pelo
conselho acadêmico QS, foi considerada a melhor universidade do mundo.
Cambridge: concurso a bunda do ano estudantil
O Vice-Chanceler da Universidade de Cambridge, em procissão rumo a uma Congregação da Câmara Regente
A Universidade de Cambridge é uma universidade colegial formada por 31 colégios
(Colleges) e seis escolas académicas autorizada pelo Monarca do Reino
Unido a outorgar títulos acadêmicos nos graus de bacharel, mestre e doutor.
Como a maioria das instituições britânicas de ensino superior, a universidade é mantida por dotação
pública através de financiamento à educação e bolsas de investigação e uma
dotação privada (endowment) própria, estimada no final de 2011 em 4.3
bilhões de libras esterlinas.
Cambridge: um dos seus alunos
O Chanceler é o chefe constitucional da
universidade, mas sua função é na maior parte dos casos cerimonial. A
autoridade executiva e responsabilidade por planejamento estratégico,
administração da universidade e gerência dos seus recursos ou ativos permanecem
por sua vez com o Conselho Universitário (University Council) presidido
pelo Vice-Chanceler, que serve como o chefe executivo e principal oficial
acadêmico da universidade e tem um mandato de sete anos. De acordo com os
regulamentos da universidade, o Conselho Universitário pode nomear até cinco
Pró-Vice-Chanceleres para assistir o Vice-Chanceler na administração cotidiana
da universidade. Desde janeiro de 2005, o Conselho Universitário inclui ainda
dois membros externos à universidade.
O poder legislativo ao nível da universidade e o
poder de eleger o Vice-Chanceler e outros membros do Conselho Universitário são
formalmente investidos na Câmara Regente (Regent House), que inclui mais
de 3.800 membros representando tanto as faculdades como os colégios. Os membros
da Câmara Regente reúnem-se em Congregações para a aprovação e concessão de
graus acadêmicos ou em ocasiões especiais como a posse de um novo
Vice-Chanceler. Várias matérias legislativas ordinárias, como por exemplo a
aprovação de ordenanças (ordinances) que regulam assuntos acadêmicos,
são entretanto delegadas pela Câmara Regente à Junta Geral das Faculdades (General
Board of the Faculties), que é o órgão responsável por formular a política
educacional da universidade, incluindo a aprovação de currículos e requisitos
para a concessão de graus acadêmicos.
Os membros correntes da Câmara Regente em conjunto
com todos os ex-alunos da universidade detentores do grau de Master of
Arts ou um grau superior a este formam o Senado universitário (Senate),
cuja principal função é eleger o Chanceler (normalmente a título vitalício) e
aprovar normas regulamentando a sua eleição.
Da esquerda
para direita: A Câmara do Senado (Senate House), o Gonville and
Caius College e a Igreja de Santa Maria Maior
As diversas faculdades que compõem a universidade
subdividem-se em unidades menores especializadas conhecidas como departamentos.
Adicionalmente, há também departamentos isolados que não pertencem formalmente
a nenhuma faculdade. Os departamentos são liderados por um chefe (department
head) e são responsáveis por contratar docentes, ministrar aulas (lectures),
aplicar exames e desenvolver atividades de pesquisa (investigação) nas suas
respectivas especialidades. Cada faculdade ou departamento isolado responsável
por cursos de graduação/pós-graduação mantém a sua própria junta eleita (Faculty
Board) que supervisiona as atividades de ensino e pesquisa na sua
respectiva área e submete currículos e outros assuntos de natureza acadêmica
para aprovação da Junta Geral (General Board) da universidade.
Para fins administrativos, as diversas faculdades
e/ou departamentos isolados são agrupados ainda em seis unidades maiores
conhecidas como "Escolas" (Schools), subdivididas por área de
conhecimento (ciências físicas; ciências biológicas; medicina; tecnologia;
artes e humanidades; e humanidades e ciências sociais). Cada escola (semelhante
às Divisões na Universidade de Oxford) mantém o seu próprio Conselho
Administrativo (Council of the School) com representação das faculdades
e/ou departamentos incluídos no seu âmbito. Entre outras funções, os Conselhos
das Escolas são responsáveis por nomear oito dos dezessete membros da Junta Geral
das Faculdades, escolhidos necessariamente entre membros da Câmara Regente.
Clare
College (esquerda)
e capela do King's College (centro).
Os colégios de nível superior (ou Colleges em
inglês) são instituições independentes e auto-governadas, incluindo membros
juniores (alunos de graduação ou pós-graduação) e membros seniores conhecidos
como Fellows que são responsáveis por governar o colégio além
de exercerem outras atividades de ensino e pesquisa. O sistema dual
universidade/colégios tende a se sobrepor entretanto uma vez que a maioria dos Fellows dos
colégios são também docentes permanentes nos vários departamentos da
universidade. Cada colégio é dirigido por um Mestre (Master, Principal, President,
ou Warden) eleito pelo corpo de Fellows e
responsável pela administração do colégio.
Biblioteca
Os vários colégios possuem ativos próprios
(incluindo normalmente os edifícios que ocupam) e servem como residências para
alunos de graduação e pós-graduação durante a duração dos seus estudos em
Cambridge. Mais do que simples residências estudantis porém, os colégios de
Cambridge participam ativamente também do ensino de graduação através do
sistema de "supervisões" (supervisions) que complementa as
aulas e outras atividades (por exemplo práticas de laboratório) ministradas ou
organizadas pelos departamentos da universidade.
O sistema de supervisões, típico das Universidades
de Cambridge e Oxford, consiste em sessões tutoriais organizadas pelos
colégios, geralmente com uma hora de duração cada, onde grupos pequenos de
alunos (entre um e cinco) se reúnem com um Supervisor (normalmente um
"Teaching Fellow" do respectivo colégio) para discutir o material
visto nas aulas. Espera-se que os alunos se preparem a priori para
as sessões de supervisão submetendo algum trabalho escrito, por exemplo um
ensaio (em inglês, essay) ou, no caso de alunos de engenharia,
matemática ou ciências físicas, soluções de listas de exercícios
(chamadas example papers) distribuídas durante as aulas. Embora os
exercícios ou textos/trabalhos submetidos não sejam avaliados para nota, eles
ajudam os alunos a se manter em dia com o material desenvolvido nas aulas e
servem também como preparação para os exames finais escritos. As supervisões
oferecem ainda aos alunos a oportunidade de discutir regularmente com um
especialista na área a matéria vista em sala de aula, resolvendo dúvidas e,
normalmente, aprofundando o assunto. Dependendo do curso de graduação, o número
de sessões de supervisão pode variar de uma a quatro por semana.
Além do sistema de supervisão acadêmica, cada aluno
conta ainda com um Tutor individual nomeado pelo colégio, cuja função não é
ensinar, mas sim acompanhar o bem-estar pessoal do aluno, incluindo problemas
familiares ou financeiros, e prestar-lhe assistência dentro do que for
possível.
Jantar
formal para alunos membros do St Johns College
Todos os alunos regulares da Universidade de
Cambridge, seja de graduação ou pós-graduação, precisam ser necessariamente
afiliados a um colégio. Os diferentes colégios são individualmente responsáveis
pelo processo de seleção e admissão de alunos de graduação, observados apenas
alguns requisitos mínimos impostos pela universidade. Os estudantes portanto
que desejem ingressar na universidade para obter um grau inicial tem o seu
dossiê de candidatura a ingresso (application) enviado diretamente para
um colégio individual de sua escolha. Embora algumas restrições isoladas se
apliquem, a maioria dos colégios admite em geral alunos interessados em cursar
qualquer disciplina oferecida pela universidade. O corpo de alunos de um
colégio é normalmente constituído então de alunos matriculados em cursos tão
diversos quanto engenharia, matemática, economia, ciências
sociais, direito, medicina, ciências exatas e biológicas,
ou artes e humanidades. Cada colégio possui um Diretor de
Estudos (Director of Studies) para cada curso ou grupo de cursos afins
representados no seu corpo discente. Os Diretores de Estudos, além de
participarem ativamente do processo de seleção dos candidatos a ingresso na
universidade, são também responsáveis por organizar as sessões de supervisão
relativas às diferentes disciplinas cobertas na sua respectiva área e por
acompanhar o progresso acadêmico geral dos alunos do colégio. Entre os 31
colégios afiliados à universidade, dois são excepcionalmente abertos apenas a
alunos de pós-graduação, enquanto três outros admitem apenas mulheres.
Como requisito mínimo para matrícula em qualquer
curso de graduação em Cambridge, exigem-se certificados de conclusão de estudos
secundários em língua inglesa, uma disciplina de matemática ou ciências, uma
língua estrangeira, e duas outras matérias aprovadas. Como requisito para
admissão, exige-se normalmente que pelo menos três dos certificados mencionados
anteriormente sejam Certificados Gerais de Educação (GCE), nível Avançado (A-levels),
os quais as notas atingidas devem ser no mínimo A/A/A* (o equivalente a mais de
oitenta por cento em duas matérias -A/A - e mais de noventa por cento na outra
- A*) ou alguma qualificação internacional equivalente. Na prática, não é
incomum entretanto que candidatos admitidos em Cambridge possuam quatro ou
mais A-level GCEs com grau A. Para ingresso em determinados
cursos de graduação, os colégios de Cambridge especificam certas matérias que
devem ter sido obrigatoriamente estudadas no nível avançado pelos candidatos,
por exemplo maths e physics para candidatos
ao curso de engenharia ou chemistry para candidatos ao curso
de medicina. Outros A-level certificates são listados por sua
vez como "fortemente recomendados" para candidatos a ingresso em
certos cursos, embora não necessariamente obrigatórios (por exemplo, further
maths para engenharia).
Além dos requisitos mínimos de
"A-Levels", o candidato deve normalmente se submeter a uma entrevista
presencial e pode ter que prestar outros exames padronizados como o BMATexigido
dos candidatos a ingresso no curso de medicina, o LNAT exigido para
os estudantes que queiram cursar direito e o STEP para o curso de matemática.
Para candidatos a ingresso em várias carreiras de engenharia ou ciências, os
colégios aplicam ainda testes adicionais de aptidão (raciocínio
lógico-dedutivo) chamados TSA (Thinking Skills Assessments) ou outros testes
escritos de conhecimentos específicos. As próprias entrevistas presenciais
assemelham-se mais a um exame oral e incluem normalmente questões específicas
sobre o programa das matérias geralmente estudadas pelo candidato nos dois
últimos anos do curso secundário (Sixth Form, correspondente à décima-segunda
e décima-terceira séries).
O ano letivo em Cambridge divide-se em três
períodos (terms) designados, de acordo com o calendário religioso anglicano, Michaelmas (outubro
a dezembro), Lent (janeiro a março), e Easter (abril
a junho). Cada período letivo inclui um conjunto de 8 ou 9 semanas
denominado full term durante o qual aulas e sessões de
supervisões são oferecidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário