sábado, 16 de maio de 2015

EGITO APROVA PLANOS PARA REERGUER FAROL DE ALEXANDRIA

 Uma das sete maravilhas do mundo antigo


 Autoridades egípcias aprovaram os planos para reconstruir uma das sete maravilhas do mundo antigo, o Farol de Alexandria.

A edificação foi concluída por volta de 280 d.C. e tinha entre 110 metros e 130 metros de altura.


 O plano é reconstruí-la a poucos metros de onde ficava originalmente, na cidade litorânea de Alexandria. Atualmente, o local é ocupado pela Citadela de Quaitbay, informou o jornal egípcio The Cairo Post.


O comitê permanente do Egito para antiguidades aprovou a proposta que, agora, depende apenas da aprovação do governo regional de Alexandria para sair do papel, afirmou Mostafa Amim, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, ao site de notícias Youm7.
O Farol de Alexandria era uma das mais famosas construções do mundo antigo.

"A construção original compreendia três andares: uma base quadrada com um núcleo central, uma seção mediana octogonal e um topo circular", afirmou o professor de arqueologia Fathy Khourshid ao Cairo Post.

O farol guiava navios usando um espelho durante o dia e uma chama durante a noite.
A construção sofreu graves danos durante uma série de terremotos e acredita-se que tenha sido destruída por um tremor no início do século 14.


Resquícios da estrutura foram usados para construir a Citadela de Qaitbay. Outros restos foram descobertos no porto de Alexandria, em 1990.
farol de Alexandria (em gregoὁ Φάρος της Ἀλεξανδρείας) era uma torre construída em 280 a.C. na ilha de Faros (uma ilha, hoje uma península, situada na baía da cidade egípcia de Alexandria e ligada por mar ao porto desta) para servir como um marco de entrada para o porto e, posteriormente, como um farol.
Considerada uma das maiores produções da técnica da Antiguidade, foi construído pelo arquiteto e engenheiro grego Sóstrato de Cnido a mando de Ptolomeu.
Sobre uma base quadrada erguia-se a esbelta torre octogonal de mármore, com uma altura que variava entre 115 e 150 metros de altura, que por mais de cinco séculos manteve-se entre as mais altas estruturas feitas pelo homem. Em seu interior ardia uma chama que, através de espelhos Iiuminava uma distância de até 50 quilômetros.
O Farol de Alexandria é listado como uma das Sete maravilhas do mundo antigo.
O farol de Alexandria foi destruído por um terremoto em 1323.

Nenhum comentário:

Postar um comentário