sábado, 15 de agosto de 2015

AS DIVERSAS FACES DO AMOR EM 90 FILMES


AS DIVERSAS FACES DO AMOR EM 90 FILMES



  
Publicado em cinema por Sílvia Marques
Sou paulistana, escritora , bacharel em Cinema, professora universitária e doutora em Comunicação e Semiótica. Entre meus livros estão "Como identificar e se livrar de um babaca: Guia de sobrevivência feminina, "Hispanismo e erotismo: O cinema de Luis Buñuel", "O cinema da paixão: Cultura espanhola nas telas" e "Sociologia da Educação", indicado ao Jabuti 2013. Defendo a ideia de que filmes inteligentes e críticos podem estimular a longo prazo novas atitudes, pensamentos e sentimentos.





Delicados, picantes, ingênuos, irreverentes, melancólicos, polêmicos, desesperados e brutais. Cada um tem a sua forma de amar e cada roteirista e diretor têm o seu jeito especial para falar sobre o tema que mais habita a vida e o imaginário das pessoas. O conceito de amor quase que se confunde com o da própria vida, tornando-se uma ideia fixa para muitos. A seguir, listei 90 filmes para diversos gostos e obsessões.



Sophie Merceou como Anna Karenina. Entregar-se ao amor e desafiar o status quo são crimes inafiançáveis
Hoje faço uma lista de filmes românticos que me impressionaram muito. Como qualquer lista, esta carrega a sua dose de subjetividade. Não estranhem a ausência de alguns filmes famosos e a presença de outros nem tanto. De qualquer forma, tentei trazer à tona obras que marcaram a História do Cinema. A lista apresenta títulos de diversas épocas, países e diretores. Alguns filmes são bem comerciais, outros nem tanto.
Delicados, picantes, ingênuos, irreverentes, melancólicos, polêmicos, desesperados e brutais. Cada um tem a sua forma de amar e cada roteirista e diretor têm o seu jeito especial para falar sobre o tema que mais habita a vida e o imaginário das pessoas. O conceito de amor quase que se confunde com o da própria vida, tornando-se uma ideia fixa para muitos. A seguir, listei 90 filmes para diversos gostos e obsessões.
Para alguns cineastas e roteiristas, o amor é doce, suave e joga luz sobre o nosso lado corajoso, bondoso e altruísta. Para muitos artistas não existe amor sem honra, sem profundo senso de dignidade e ternura.
Amores delicados
A princesa e o plebeu
Amor á flor da pele
Becoming Jane
Caminhando nas nuvens
Orgulho e preconceito
Os guarda-chuvas do amor
Nunca deixei de te amar
Sabrina
Tarde demais para esquecer
Um toque de infidelidade
Uma janela para o amor
Verão de 42
Vestígios do dia

Cena de A princesa e o plebeu. Audrey Hepburn descobre o amor como plebeia.

Cena de Becoming Jane, traduzido para o português como Amor e inocência. O filme fala sobre a célebre autora inglesa Jane Austen.


Cena de Caminhando nas nuvens. A beleza e o poder de ser amada por um homem altruísta e honrado.
Orgulho e preconceito. O amor ponderado e honrado de Jane Austen.

Cena de verão de 42. A força avassaladora do primeiro amor.
Para muitos artistas, o amor é sensual, irreverente e desnuda o nosso lado mais instintivo. Sem meias palavras e com extrema sensualidade mostram muito mais do que corpos nus. Mostram almas nuas.
Amores sensuais
A amante do rei
Atame
Azul é a cor mais quente
Diabo no corpo
Em carne viva
Lúcia e o sexo
Meu amor de verão
O amante
O destino bate à sua porta
O piano
Perdas e danos
Último tango em Paris

Cena do filme O amante, baseado no romance de Marguerite Duras , que por sua vez o escreveu a partir das memórias de seu primeiro amor.

Cena do filme Perdas e danos. Quando o desejo desmedido atropela a todos.
Para alguns cineastas, o amor é perigoso, imprevisível e pode machucar muito. Sem nenhum tabu ou receio de chocar, podemos encontrar filmes altamente polêmicos na sua forma de mostrar o amor, o sexo e o prazer.
Amores brutais
Amantes
Império dos sentidos
Lua de fel
Matador
Os amantes da Pont-Neuf
Paixão e perigo
Pecado original
Secretária


Em Pecado original, Angelina Jolie arrasta Antonio Banderas para um mundo decadente, brutal e altamente passional.
Para alguns cineastas, o amor é intrigante, confuso e não cabe em nenhuma teoria ou explicação. Ele simplesmente acontece mesmo contra todas as probabilidades.
Amores intrigantes
Marnie, confissões de uma ladra
Não amarás
Nosso amor de ontem
Sommersby
Um corpo que cai

Cena de Um corpo que cai, de Alfred Hitchock. Apesar de classificado como suspense, este filme narra uma perturbadora história de amor onde a obsessão e a necrofilia assumem o primeiro plano.
Para a maior parte dos artistas o amor é triste pois é dificilmente realizável no plano concreto do cotidiano. O mundo conspira contra o amor e muitas vezes tudo o que resta é viver de lembranças de um tempo mágico.
Amores tristes
A essência da paixão
A época da inocência
A letra escarlate
As pontes de Madison
As violetas são azuis
Adeus às ilusões
Asas do amor
Casablanca
Clamor do sexo
Como água para chocolate
Cyrrano de Bergerac
Dentro do coração
Desejo e reparação
Em algum lugar do passado
Esta mulher é proibida
Fim de caso
Ghost, do outro lado da vida
Grandes esperanças
Love story
Não se mova
No mundo da lua
O leitor
O segredo dos seus olhos
Os girassóis da Rússia
Porque choram os homens
Quando o coração floresce
Romeu e Julieta

Baseado em Edith Wharton, A época da inocência ironiza melancolicamente os perversos e sutis jogos sociais.

A letra escarlate mostra que o mais terrível dos crimes é e continuará sendo o amor.

Como água para chocolate. O amor é o ingrediente secreto de todos os pratos e da vida.

Capa do filme Fim de caso. Nada é mais profundo e espiritual do que o amor.

Love Story. Clássico de 1970 mostra a fragilidade da vida e a magnitude do amor.

Porque choram os homens mostra o drama dos ciganos durante a Segunda Guerra Mundial e como precisamos renunciar ao amor para proteger quem queremos bem
Amores redentores
Para muitos artistas o amor é um caminho para redimir-se, para tornar-se alguém melhor, mais pleno. O amor nos faz desabrochar para as múltiplas possibilidades da vida ou simplesmente a justifica.
A bela e a fera ( a versão de Jean Cocteau e a de Christophe Gans)
A força do destino
A janela da frente
A mulher do tenente francês
A mulher e o atirador de facas
Diário de uma paixão
Drácula de Bram Stocker
Ligações perigosas
Loucos de paixão
O feitiço da lua
O feitiço de Áquila
O ilusionista
O preço de um prazer
Paixão de amor
Quando setembro chegar
Terra das sombras
Titanic

Cena do filme italiano A janela da frente. A melancolia do dia a dia e o vazio que tentamos preencher com o outro.

Cena do filme O feitiço da lua. A calorosa e passional dinâmica italiana para amar e viver.

Cena do filme O feitiço de Àquila. O poder é rancoroso.

Natalie Wood e Steve Mcqueen vivem um romance existencialista em O preço de um prazer, de Robert Mulligan, cineasta de Verão de 42 e No mundo da lua.
Amores trágicos
Para alguns cineastas e roteiristas, o amor é o atalho para a tragédia, é a forma mais simples para destruir-se ou destruir o outro quando ele não pode ser vivido plenamente.
Anna Karenina
Cold Mountain
A mulher do lado
Ethan Frome
O morro dos ventos uivantes
Paixão proibida
Um lugar ao sol
Cena de Ehan Frome, baseado em Edith Wharton. A impossibilidade de viver o amor em uma sociedade fechada leva os protagonistas ao desespero.
Cena do filme O morro dos ventos uivantes. O amor como força vital.

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