Marketing
Inovação ousada, depois da adoção de fórmula
que garantiu o sucesso da iniciativa por 50 anos.
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caption Serena Williams confirmou que irá
participar
O tradicional
calendário da fabricante de pneus Pirelli terá uma mudança significativa para
2016. Em vez de trazer fotos de modelos sensuais, a edição do ano que vem terá
imagens de mulheres "fortes" e de impacto.
A ideia da empresa é trazer "mulheres inspiradoras" para
estampar o calendário – como a tenista multicampeã Serena Williams e a cantora
punk feminista Patti Smith.
A fotógrafa americana Annie Leibovitz, que é responsável pelas fotos,
descreveu a decisão da Pirelli como uma grande mudança.
"Esse calendário é completamente diferente. É uma grande mudança. A
ideia não era ter nenhuma pretensão com essas fotos e ir logo direto ao
ponto", explicou.
"Eu queria fazer uma série clássica de retratos. Eu achava que as
mulheres deveriam parecer fortes, mas naturais. E decidi fazer isso de uma
forma bem simples fotografando todas elas no estúdio."
Em vez de usar as modelos que tradicionalmente estampam o calendário da
Pirelli, como Gigi Hadid e Adriana Lima, a nova edição trará mulheres como a
artista japonesa e viúva de John Lennon, Yoko Ono, a autora americana Fran
Lebowitz, a comediante Amy Schumer, a escritora e atriz Tavi Gevinson, a
diretora Ava DuVernay, a filantropa Agnes Gund, a produtora de cinema Kathleen
Kennedy, a empresária Mellody Hobson, a artista visual iraniana Shirin Neshat,
a atriz chinesa Yao Chen, a modelo russa Natalia Vodianova, além de Serena e
Smith.
"Eu comecei a pensar sobre o papel das mulheres, quis pegar
mulheres que tinham alcançado algo."
Quando questionada pela Vogue sobre as expectativas de receptividade do
público com esse novo modelo de calendário – que muda a fórmula que teve tanto
sucesso nos últimos 50 anos -, Patti Smith disse que a iniciativa é 'ousada'
mas que espera aceitação.
"Não faço ideia de como o público tradicional vai receber isso, mas
acho que eles devem admirar essa mudança ousada. Vamos ver."
"Fiquei muito surpresa quando me
convidaram, mas muito orgulhosa também e acho que Annie está fazendo algo único
e diferente, e a Pirelli está ousando também."
"Eu vejo o projeto da Annie não
como um protesto, mas como uma celebração", acrescentou.
O calendário da Pirelli começou a ser
produzido em 1964 e só é dado de brinde a clientes importantes da Pirelli ou
celebridades.
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