sábado, 19 de março de 2016

IGREJA ORTODOXA (I)

História: religião



Colaboração do INSTITUTO ZACARIAS
DE ESTUDOS E PESQUISAS ESPIRITUAIS

(fonte: Wikipédia,  a enciclopédia livre).
(formatação e observações nossas).


A IGREJA ORTODOXA (do grego όρθος, transl. órthos: reto, correto, e δόξα, transl. dóxa: doutrina, opinião; literalmente, "igreja da opinião correta")  ou  IGREJA  CATÓLICA  ORTODOXA   é  uma  comunhão  de  igrejas  cristãs  autocéfalas,  herdeiras  da  cristandade  do  Império  Bizantino, que reconhece  o  primado  de  honra  do  Patriarcado  Ecumênico  de  Constantinopla  desde  que  a  sede  de  Roma  deixou  de  comungar  com  a  ortodoxia.
Reivindica  ser  a  continuidade  da  Igreja  fundada  por  Jesus,  considerando  seus  líderes  como  sucessores  dos  apóstolos.





A IGREJA ORTODOXA tem aproximadamente dois mil anos,  contando-se  a  partir  da  Igreja  Primitiva,  e  aproximadamente  mil  anos,  contando-se  a  partir  do  Cisma  do Oriente  ou  GRANDE  CISMA,  em  1054.

Desde  então,  os  ORTODOXOS  não  reconhecem  a  primazia  papal,  a  Cláusula  Filioque,  não  aceitam  os  dogmas  proclamados  pela  Igreja Católica Romana  em  séculos  recentes, tais como : a  Imaculada  Conceição  e  a  infalibilidade  papal. Também,  não  consideram  válidos  os  sacramentos  ministrados  por  outras  confissões  cristãs.

Apesar  de  católicos  romanos  e  ortodoxos  terem  uma  história  comum,  que  começa  com  a  fundação  da  Igreja  e  com  a  difusão  do  cristianismo  pelos  apóstolos,  uma  série  de  dificuldades  ocasionou  o  progressivo  distanciamento  entre  Roma  e  os  Patriarcas.   Primeiro  veio  a  quebra  da  unidade  politica.

Com a divisão do Império Romano,  em  395,  a  queda  do  Império  Romano  do  Ocidente,  em  476  e  o  fracasso  da  tentativa  de  JUSTINIANO  I  de  reunificar  o  império  a  partir  de  535,  o  Oriente  e  o  Ocidente  deixaram  de  ter  o  mesmo  governo.

Tempos  mais  tarde,  com  a  ascensão  do  ISLÃ,  as  trocas  econômicas  e  os  contatos  por  via  marítima  entre  o  Império   Bizantino,  de  língua   grega,  e  o  Ocidente,  de  língua   latina,  tornaram-se  mais  difíceis,  e a  unidade  cultural deixou de existir.

Em  que  pesem  diferenças  teológicas  (teologia  -  ciência  que  estuda  o  Deus,  de  acordo  com  a  moral  e  o  dogma  de  cada  religião),  organizativas  e  de  espiritualidade  não  desprezáveis,  a  IGREJA  ORTODOXA  é,  em  muitos  aspetos,  semelhante  à  Igreja  Católica :  preserva  os  sete  sacramentos,  o  respeito  a  ícones  (quadros ou imagens)  e  o  uso  de  vestes  litúrgicas  nos  seus  cultos  (denominados  de  divina  liturgia).  SEUS  FIÉIS  SÃO  CHAMADOS  DE  CRISTÃOS  ORTODOXOS.


No  seu  conjunto,  a  IGREJA  ORTODOXA  é  a  terceira  maior  confissão  cristã,  contando,  em  todo  o  mundo,  com,  aproximadamente,  250  milhões  de  fiéis,  concentrados  sobretudo  nos  países  da  Europa  Oriental.

As IGREJAS ORTODOXAS mais importantes são a IGREJA  ORTODOXA  GREGA  e  a  IGREJA  ORTODOXA  RUSSA.

Em  inglês  empregam-se  dois  sinônimos,  cada  um  dos  quais  corresponde  à  palavra  portuguesa  "oriental",  para  distinguir  as  Igrejas  que  aceitam  o  Concílio  de  Calcedónia  e  a  sua  doutrina  do  diofisismo  (diofisismo  =  ciencia  que  sustenta  a  existencia  de  duas  naturezas  em  Cristo)  das  que  os  rejeitam.

As  primeiras  são  chamadas  de  "Eastern  Orthodox"  e  as  outras,  "Oriental  Orthodox".   Os correspondentes  nomes  em  alemão  são  "östlich-orthodoxe"  e  "orientalisch-orthodoxe".

Em línguas  que  não  dispõem  deste  par  de  sinônimos  (como  o  espanhol  e  o  francês),  segundo  o  Conselho  Mundial  de Igrejas,  o  termo  "ortodoxas  orientais"  é,  geralmente,   reservado  às  igrejas  que  rejeitam  o  concílio ,  enquanto  que  as  que  o  aceitam  são  chamadas  de  "ortodoxas  bizantinas"  ou  "ortodoxas calcedonianas".


H I S T Ó R I A

PRIMEIRO  MILÊNIO  E  GRANDE  CISMA

Emblema na sede do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, em  Istambul

Até  o  século  XI,  católicos  romanos  e  ortodoxos  têm  uma  história  comum,  que  começa  com  a  instituição  da  Igreja  por  JESUS  CRISTO  e  sua  difusão  pelos apóstolos.

O  Primeiro  Concílio  de  Niceia,  em  325,  estabeleceu  que  em  cada  província  civil  do  Império  Romano  o  corpo  dos  bispos  deveria  ser  encabeçado  pelo  Bispo  da  Capital  Provincial  (o  bispo  metropolita), mas,  reconheceu  a  autoridade  super-metropolitana  já  exercida  pelos  Bispos  de  Roma,  Alexandria  e  Antioquia.

Além  disso,  decretou  que  o  Bispo  de  Jerusalém  tivesse  direito  a  honra  especial,  embora  não  a  autoridade  sobre  outros  bispos.

Quando  a  residência  do  Imperador  Romano  e  o  Senado  foram  transferidos  para  Constantinopla, em 330 d.C,  o  Bispo  de  Roma  perdeu  influência  nas  igrejas  orientais,  em  benefício  do  Bispo  de  Constantinopla.  Ainda assim,  Roma continuou a ter  uma  autoridade  especial  devido  à  sua  ligação  com  São  Pedro.

Uma  série  de  dificuldades  complexas  ocasionou  um  progressivo distanciamento  entre  Roma  e  os  demais  patriarcados.  Primeiramente,  a  quebra  da  unidade  política.

Com  a  divisão  do  Império  Romano  (em 395),  a  queda  do  Império Romano do Ocidente (em 476)  e  o  fracasso  da  tentativa  de  JUSTINIANO  I  de  reunificar  o  império (a partir de 535),  Oriente  e  Ocidente  deixaram  de  estar  sob  o  mesmo  governo.

Mais  tarde,  com  a  ascensão  do  ISLÃ,  as  trocas  econômicas  e  os  contatos  por  via  marítima  entre  o  Império  Bizantino,  de língua  grega,  e  o  Ocidente,  de  língua  latina,  se  tornaram  mais  difíceis,  e  a  unidade  cultural  entre  os  dois  mundos  deixou  paulatinamente  de  existir.

No  século  VIII,  Roma  colocou-se  sob  a  proteção  do  Império  Carolíngio.  Criou-se  assim  uma  situação  em  que  as  Igrejas  em Roma  e  em  Constantinopla  estavam  no  seio  de  dois  impérios  distintos,  fortes  e  autossuficientes,  cada  qual  com  sua  própria  tradição  e  cultura.


Essa  situação  ensejou  uma  escalada  de  divergências  doutrinárias  entre  Oriente  e  Ocidente  (em  particular,  a  inclusão,  pela  Igreja  Latina,  da  Cláusula  Filioque,  no  Credo   niceno-constantinopolitano,  considerada  herética  pelos ortodoxos)  e  a  adoção  gradativa de  rituais  diferentes  entre si.

Ao  mesmo  tempo,  acentuou-se  a  pretensão,  por  parte  de  Roma,  de  exercer  uma  autoridade  inconteste  sobre  todo  o  mundo  cristão,  enquanto  que  Constantinopla  aceitava  somente  que  Roma  tivesse  uma  posição  de  honra,  eles  praticavam  para  meu  pai,  tais  disputas  levaram  à  rutura,  em  1054,  com  a  excomunhão  mútua  entre  autoridades  da  Igreja  Católica  no  Ocidente  e  da  Igreja  Ortodoxa  no  Leste  (Grécia,  Rússia  e  outras  terras  eslavas,  além  de  Anatólia,  Síria,  Egito,  etc.,  onde  a  maioria  dos  cristãos  já  pertencia  a  Igrejas  Ortodoxos   Orientais).

A  essa  divisão  a  historiografia  ocidental  chama  Cisma   do   Oriente  ou  Cisma  do  Oriente  e  do  Ocidente,  e  a  oriental, Grande  Cisma.

SEGUNDO  MILÊNIO

A  relação  entre  a  Igreja  Romana  e  a  Oriental  fica  ainda  pior  em  decorrência  da  Quarta  Cruzada,  que  sela  a  divisão  entre  as  igrejas.  O  saque  da  Basílica  de  Santa  Sofia  e  o  estabelecimento  do  Império  Latino  são  até  hoje  mal  vistos.

O  primeiro  foi  repudiado  pelo  Papa  Inocêncio  II,  à  época,  mas  só  foram  emitidas  desculpas  oficiais  por  João  Paulo  II   em 2004,  estas  aceitas por  Bartolomeu I  de  Constantinopla.  Tentou-se  reestabelecer  união  no  Segundo   Concílio   de   Lyon  (em  1274)  e  o  Concílio  de  Florença  (em  1439).

Conseguiu-se,  brevemente,  uma  recomunhão  neste  segundo,  mas  esta  acabou  se  desfazendo  com  a  Queda  de  Constantinopla.  Algumas igrejas  orientais  fatalmente  entrariam  em  recomunhão,  e  juntas  formam  a  Igreja  Católica  Oriental.

Em  1453,  Constantinopla  cai  para  o  Império  Otomano,  que  fatalmente  toma  quase  todos  os  Balcãs.  O  Egito era  tomado  pelo  islamismo  desde  o  século  VIII,  mas  a  Ortodoxia  ainda  era  forte  na  Rússia,  que  passa  a  ser  referida  como  Terceira  Roma.  O  Patriarca  de  Constantinopla  tem  autoridade  administrativa  sobre  os  rumes  do  Império  Otomano,  que  permite  certa  liberdade  de  culto  no  Império.


No  Império  Russo,  a  Igreja  Ortodoxa  Russa  era  uma  instituição  desconectada  do  Estado,  até  1666,  com  a  deposição  do  Patriarca  Nikon  (conhecido  pelas  reformas  que  levaram ao  cisma  dos velhos crentes),  influenciada por  Aleixo  I.

Em  1721,  Pedro  I  abole  o  Patriarcado  e  transforma  a  Igreja  em  uma  instituição  estatal,  o  que  só  é  interrompido  com  a  Revolução  de  Outubro.  O  ressurgimento,  no  entanto,  não  duraria  muito,  com  o  Patriarcado  sendo  extinto  pelo  governo  comunista  após  a  morte  do  Patriarca  Tikhon.


Em  1943,  no  entanto,  o  Patriarcado  foi  reinstituído  por  Stalin.   Ainda  haveria  perseguições  sob  Khrushchev,  que  chegou  a  fechar  12  mil  igrejas.  Menos  de  7  mil  permaneciam  ativas  à  altura  de  1982.


Como  ateísmo de Estado das nações comunistas, a IGREJA ORTODOXA  sofreu  fortemente  com  perseguição  e  censura,  notavelmente  na  Albânia  de  Hoxha,  declarada  oficialmente ateia.  Em  outros  países,  no  entanto,  como  na  Romênia,  a  Igreja  teve  relativa  liberdade,  apesar  do  forte  controle  por  parte  da  polícia  e  de  experiências  como  as  tentativas  de  lavagem  cerebral  de  crentes  na  prisão  de  Piteşti,  o  que  por  fim  seria  rigorosamente  punido  pelo  Estado.

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