Curiosidade
Darío Brooks
Da BBC Mundo
Francisco Orihuela Ramírez, o Paco, vive em Acapulco há dois anos
e diariamente vende na praia as empanadas que ele mesmo faz
Aos 15 anos, Francisco Orihuela, ou Paco, acredita
que, no futuro, será visto como um menino que era "um vendedor com certo
estilo, que fazia algo diferente dos demais".
Tão diferente que virou febre na internet e recusou uma oferta de
emprego do bilionário mexicano das telecomunicações Carlos Slim, um dos homens
mais ricos do mundo.
Paco vive em Acapulco, um balneário no sul do
México - famoso no Brasil pelas citações no seriado Chaves.
A cidade tem visto o turismo diminuir por causa da violência das gangues
de narcotraficantes. Em abril, o governo dos EUA chegou a proibir as viagens de
seus funcionários para a região.
Mesmo nesse contexto difícil, o menino se tornou uma celebridade local,
vendendo empanadas - uma espécie de pastel de forno.
Receita da avó
Tudo ocorreu depois que um vídeo de pouco mais de dois minutos e meio
viralizou.
O registro, feito por dois clientes, foi visto mais de 13 milhões de
vezes desde o dia 23 de outubro.
No Facebook, são mais de 500 mil compartilhamentos e no YouTube, onde
Paco tem o canal "Francisco Mercadólogo del Futuro" ("Francisco
Marqueteiro do Futuro", em tradução livre), já superou 1,5 milhão de
curtidas.
"Se você provar esta empanada e a qualidade não for bastante boa
para satisfazer seu paladar, devolvemos imediatamente o seu dinheiro", diz
o garoto na gravação.
"Você poderá contar em casa que ajudou um simpático vendedor de
empanadas que tinha um pouco de atitude, que fazia algo diferente dos outros
vendedores."
Paco tem 15 anos e faz as empanadas com uma receita da avó
Ele vende empanadas "feitas com uma receita da avó, para pessoas de
paladar apurado".
"Desde pequeno gosto muito de vendas. Chegava a levar doces e
sanduíches para vender na escola. Sempre gostei de ganhar dinheiro",
garante.
Paco rejeitou a oferta de bilionário
Além de chamar a atenção da imprensa mexicana, Paco atraiu o olhar de
gente poderosa.
Ele foi localizado por Arturo Elías Ayub, genro do bilionário Carlos
Slim e diretor de parcerias estratégicas da empresa mexicana de
telecomunicações América Móvil, após um apelo aos usuários do Facebook e
Twitter.
"O México tem garotos como Paco, honestos, que querem trabalhar,
são empreendedores natos e têm que ser apoiados", disse o executivo ao
conversar com os pais do menino para oferecer uma bolsa de estudos e,
futuramente, um emprego.
Arturo Elías Ayub, que é diretor da América Móvil e genro do
bilionário Carlos Slim, ofereceu ao jovem vendedor uma bolsa de estudos e a
chance de trabalhar na empresa de telecomunicações mexicana: ouviu um
"não".
Mas o garoto e a família rejeitaram a oferta.
"Não precisamos de ajuda, foi só um vídeo que ficou popular",
disse Paco.
Em nota à BBC Mundo - o serviço em espanhol da BBC -, a América Móvil,
que controla Claro, Embratel e Net no Brasil, afirmou que "a intenção
nunca foi gerar publicidade, mas oferecer uma ajuda pessoal por meio do diretor
Arturo Elías".
Venda personalizada
Paco faz de manhã as empanadas que, de acordo com suas próprias
palavras, são "de presunto com queijo e queijo com presunto".
Como outros ambulantes de Acapulco, percorre a baía de Santa Lucía. Mas,
como poucos colegas, tem uma estratégia personalizada de vendas.
"Olho para cada cliente, analiso e digo: 'para esse vou oferecer
empanadas assim'", explica.
"Faço a propaganda para convencê-lo de que é especial. Depois,
rimos juntos do meu empenho. É aí que fecho a venda."
Dezenas de ambulantes circulam nas areias de Acapulco, mas ninguém
faz tanto sucesso com os turistas quanto Paco
Paco diz em inglês: "Que tal comer uma empanada?"
E se o turista faz jogo duro, pergunta em francês: "O senhor acha
que a perseverança leva ao sucesso?"
O garoto também sabe frases em português, alemão, italiano, russo e em
árabe - mas observa que precisa praticar este último idioma.
'Fui educado no estilo do anos 70 '
Ao contrário do que se possa imaginar, a família não depende do dinheiro
de Paco. "É mais que um trabalho, me divirto e me sinto bem", diz.
Ele deveria estar no terceiro ano do ensino médio, mas não frequenta a
escola. Os pais seguem um método de ensino em casa e periodicamente ele faz
provas de equivalência.
A mãe, Aurea, conta que Paco aprendia muito rápido durante os anos do
ensino fundamental e logo passou para séries mais avançadas, até resolver
estudar em casa.
"Fui educado pela minha mãe no mais puro estilo dos anos 70. Me
passaram os valores, o bom gosto e o amor a tudo o que faço", conta ele.
O
turismo em Acapulco tem sido prejudicado por disputas entre cartéis do
narcotráfico
Atitude
é tudo
Ele afirma que atitude é tudo - não
apenas quando se vende empanadas.
"Atitude é a vontade que você
tem de fazer bem o seu trabalho", diz, lembrando que não basta falar, é
preciso agir.
Paco acrescenta que por enquanto faz
"relações públicas em nível micro, com os clientes" e garante que
será o "marqueteiro do futuro".
Ele também chamou a atenção do
professor americano e pesquisador de neuromarketing Jürgen Klaric, que
classificou o caso do jovem como um "grande talento de vendas".
O neuromarketing é um campo novo do
marketing, dedicado ao estudo da essência do comportamento do consumidor. União
do marketing com a ciência, é considerado chave para o entendimento da lógica
de consumo.
Embora as últimas semanas tenham
mostrado um mundo de oportunidades, Paco diz que tudo tem seu tempo.
Por enquanto, ele só quer mesmo
aproveitar as coisas da sua idade.
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