Desenho – animação
Um
livro revolve os arquivos de Walt Disney e mostra pela primeira vez muitos
trabalhos que tinham permanecido inéditos
Walt Disney com esboços durante a produção de ‘Bambi’. CORTESÍA TASCHEN WALT DISNEY ENTERPRISES
CARLES GÁMEZ -Valência
Para
EL PAÍS o JORNAL GLOBAL
Quando o crítico e historiador de cinema Daniel
Kothenschulte começou a pesquisar os arquivos da Walt Disney Company, alguns dos desenhos e esboços que tinham
permanecido armazenados nas estantes por décadas ainda acumulavam a poeira das
pinturas originais em pastel. Guardados com zelo, os arquivos eram, pela
primeira vez, abertos a um pesquisador de fora da empresa, que acessava uma das
coleções mais fascinantes da história do cinema: os desenhos dos filmes que ao
longo do século XX fizeram sonhar várias gerações de espectadores de todo o
mundo.
O trabalho realizado pelo crítico alemão e
recolhido no livro The Walt Disney Film Archives.
The Animated Movies 1921-1968 (Taschen) constitui um presente
para todos os amantes da animação e das produções nascidas nos estúdios Burbank
ao longo de meio século. Desenhos, esboços, storyboards de
projetos que ficaram na gaveta, trabalhos preliminares que acabaram rejeitados,
transcrições de reuniões das equipes de criadores saem à luz. “Nos estúdios
Disney, diferentemente de outros estúdios de Hollywood, tudo estava muito bem
documentado”, afirma Kothenschulte. “Walt Disney dispunha de taquígrafos para
anotar as sessões de trabalho das diferentes equipes durante as reuniões”.
The Walt Disney
Film Archives. The
Animated Movies 1921-1968 é
a obra mais completa já feita até hoje sobre o universo Disney e os filmes que
deram forma sua mitologia. O volumoso
estudo compila cerca de 1.500 imagens que pertencem à Disney Animation Research
Library, formada por quase 6 milhões de obras e, dos quais, até o momento, só
foi possível catalogar aproximadamente um milhão. Além dessa primeira parte,
está prevista a publicação de três outros volumes – o segundo dedicado
totalmente à figura de Walt Disney – com toda a produção animada até a
atualidade. Esse volume cobre os primeiros curtas metragens de animação
realizados nos anos vinte até a produção de Mogli, o Menino-Lobo, o desenho
animado que estreou no cinema após a morte de Disney. Entre as descobertas do
livro estão os desenhos de um storyboard sobre
a figura de David Crockett, realizado pelo pintor Thomas Hart Benton, que
acabou nunca sendo executado, apesar de mais tarde a produtora ter realizado um
filme com o ator Fess Parker no papel do herói americano.
Clássicos como Branca de Neve e os Sete Anões, Dumbo, Cinderela e A Dama e o Vagabundo estão incluídos em uma
coleção de desenhos originais pertencentes à fase de criação e que tinham
permanecido inéditos. Neles, pode se ver o exaustivo processo de criação até a
construção dos personagens que todos nós conhecemos. Entre os primeiros
rascunhos para a rainha de Branca de Neve se
destaca um desenho com o perfil suspeito de um rosto que lembra a atriz Greta
Garbo em Rainha Christina. No capítulo de imagens do livro se destacam as
realizadas pelos fotógrafos da produtora Disney como material de estúdio. Como
parte da produção de Bambi, uma fotografia
mostra toda a equipe de desenhistas em torno de um veado instalado no centro da
sala sob uma cama de palha e que permanece alheio ao coro de observadores.
Desenhistas dos estúdios Disney na produção de ‘Bambi’. CORTESÍA TASCHEN
Como escreve John Lasseter, diretor de Toy Story, na
apresentação do livro, “frequentemente o estilo Disney é definidos como algo
invariável e muito determinado, quando na realidade ele foi evoluindo ao longo
dos anos”. Uma evolução indubitavelmente marcada pelo grande número de mestres
da animação, desenhistas e designers que passaram pelos estúdios e que são
homenageados no livro: Albert Hurter, Gustaf Tenggren, Kay Nielson, Carl Barks,
Mary Blair, Sylvia Holland, Tyrus Wong e outros nomes que colaboraram para
criar o maior e mais fascinante imaginário cinematográfico do século XX.
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