Caminhos do Mundo
Puerto Madero é
um bairro nobre da cidade de Buenos Aires. Hoje, é um dos bairros mais modernos da
cidade, sendo um centro financeiro e gastronômico desta capital.
Buenos Aires possuía problemas históricos em relação ao
descarregamento de navios em sua costa devido à baixa profundidade do rio da Prata. Os navios tinham que desembarcar seus passageiros
e mercadorias em outras embarcações até chegar em terra. Em 1882 o governo
federal contratou o engenheiro Eduardo Madero, razão do nome do bairro, para
ser encarregado da construção de um novo porto que poderia resolver esses
contratempos.
O porto foi criado na última década do século XIX, embora alguns equipamentos tenham sido instalados
anteriormente. Apresentava fisionomia similar ao porto de Londres, sendo um marco da engenharia da época. No entanto
uma década depois ficara obsoleto, devido o aparecimento de grandes navios de
carga. Com isso o engenheiro Luis Huergo propôs a criação de outro porto, seus
planos resultaram no "Puerto Nuevo" (Porto Novo), que opera até os
dias atuais. Esse, concluído em 1926, deixou Puerto Madero supérfluo fazendo
suas adjacências serem uma das áreas mais degradadas da cidade.
Ao longo sucessivas propostas para reurbanização do
porto antigo ou para sua completa demolição, no entanto nenhum desses planos se
concretizou. Até que em 15 de novembro de 1989 o
Ministério de Obras e Serviços Públicos, o Departamento do Interior e da Cidade
de Buenos Aires assinaram os atos constitutivos para criação de uma sociedade
anônima denominada "Corporação Antigo Puerto Madero", os
governos da Nação e da cidade participaram como parceiros igualitários. A
instituição visava a urbanização da área, o que interessou à iniciativa
privada. O acordo assinado dava a transferência da totalidade da área para Puerto
Madero Old Corporation SA, enquanto o governo da cidade ficou encarregado
da regulamentação do desenvolvimento urbano.
Década
de 1990
O governo municipal iniciou, com o apoio da cidade
de Barcelona, estudos do plano de revitalização, houve a
convocação um concurso nacional de ideias em 1991, a partir desse surgiu o
"plano mestre" para o novo bairro. A realização desse plano
significou a maior obra do gênero realizada em Buenos Aires com um investimento total, por parte do
Estado, de cerca de um bilhão de dólares. Foram abertas várias ruas e avenidas, que
posteriormente receberam nomes de influentes mulheres latino-americanas. Foram
criados também parques e monumentos.
Na década de 1990, houve um investimento estrangeiro maciço que
regenerou a paisagem urbana, havendo a reciclagem e recuperação dos armazéns do
lado oeste que tornaram-se elegantes residências, escritórios, lofts,
universidades privadas, hotéis de luxo e restaurantes.
A edificação do Hilton Buenos Aires em
1999 trouxe salas cinemas multiplex, teatros, centros culturais, edifícios
corporativos e a Universidad Católica Argentina, localizados principalmente no
lado leste. O bairro foi reconstruído a partir de projetos
de arquitetos de renome, como: Santiago Calatrava, Norman Foster, César Pelli e Phillippe Starck,
dentre outros.
Devido às recessões enfrentadas pelo país
entre 1998 e 2002 muitas
obras previstas para o bairro foram suspensas. Através da recuperação
experimentada pela economia argentina a partir de 2003 houve
um novo impulso imobiliário. Puerto Madero foi dividido em 4 regiões, chamadas
de "Diques".
Bairro visto da Reserva Natural
Costanera Sur.
É um dos projetos de renovação urbana mais bem
sucedidos do mundo, feito em menos de duas décadas. Abriga alguns dos maiores
arranha céus argentinos, além de diversos monumentos, como a Puente de la Mujer (Ponte das Mulheres) do arquiteto espanhol Santiago Calatrava e a Fragata Presidente Sarmiento, o
primeiro navio da Argentina que atualmente é utilizado como museu.
Desde 2000 inúmeros arranha-céus residenciais de
até 50 andares foram construídos de frente para o Rio de la Plata. Estes incluem: El Mirador de Puerto Madero
Towers, Towers Renoir, El Faro Towers, Torre de Chateau Puerto Madero e Torres
Mulieris entre outros. Escritórios e hotéis também estão sendo construídos,
como a sede da Repsol YPF e da Conrad Buenos
Aires Hotel & Resort, cuja construção está prevista para começar no final
de 2008 e conclusão prevista para finais de 2010.
O aumento dos preços dos imóveis têm gerado
interesses aos investidores estrangeiros, o que torna Madero o bairro mais caro
e exclusivo da cidade. É uma área muito visitada por turistas, possui três
hotéis de cinco estrelas, são: o Hilton Buenos Aires, o
Faena Hotel e o Hotel Madero (antigo Sofitel), há também extensas áreas verdes
dedicadas ao lazer, o Parque Natural Costanera Sur e a Reserva Ecológica.
Inaugurado em 2007 o Tranvía del Este ou “Puerto
Madero Tramway” é uma línha férrea de 2 km que corta o bairro. No entanto,
ainda não está ligada ao trânsito da
cidade, restrita à região. Poucas linhas de ônibus
percorrem o mesmo e não possui estações de metrô.
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