segunda-feira, 5 de novembro de 2012

ARTE&MANHA do FUTEBOL

                                                              Mário José de Souza Gomes e Jorge Alberto Facó*          
                                                                       Dizem os autores na introdução deste livro:
    “Este trabalho retrata coletânea, feita ao longo doa anos, sem maiores pretensões, visando divulgar termos, expressões, gírias, apelidos, lances, regras e, enfim, outras curiosidades do mundo da bola.
     Encontro fortuito levou-nos a bater pão onde o tema foi algo sempre presente em nosso cotidiano: o futebol. Com surpresa, descobrimos que tínhamos entretenimento comum, ou seja: colecionávamos o palavreado usualmente utilizado no meio futebolístico (profissional e amador). Surgiu, assim, a ideia de levarmos avante projeto envolvendo assunto tão fascinante.

      Respaldados em acervo razoável, entramos em ação. E além de expressões notabilizadas nos campos de várzeas e no linguajar característico de locutores e comentaristas de futebol, anexamos à pesquisa outros tópicos, o que, por certo, dará à obra sabor mais aguçado.
                O contato com amigos comuns resultou em imediato incentivo, trazendo-nos fôlego e alma nova para o trabalho chegar ao final. Portanto, prezado leitor, entregamos hoje a vocês, leitura que relembra acontecimentos, jargões, gírias, fatos pitorescos e tudo mais que povoa o mundo mágico do futebol.
                Como elemento facilitador no manuseio deste exemplar e, inclusive visando tornar mais agradável a leitura, achamos por bem distribuir os diversos assuntos em forma de verbetes, discriminados em ordem alfabética de A a Z.”
NR/ *Foi uma surpresa para nós a leitura deste pequeno, mas substantivo dicionário sobre o futebol, paixão nacional, porquanto pensávamos tratar-se de uma obra regional, dada a origem dos seus autores. O que não aconteceu. Na verdade ele extrapola a “urbis” para enveredar pelo mundo, com rara felicidade. Usando linguagem simples, clara, observando, cuidadosamente, bem esclarecer sem apelarem a textos extensos, objetivo plenamente alcançado. É um livro de quase duzentas páginas, quase sempre, instigantes. Ademais, tem leitura agradável e contem singularidade em muitos dos seus verbetes, conforme os aqui destacados:


“A) Avenida Espaço do campo no qual as jogadas  de uma equipe são executadas com , por fragilidade do time adversário.



  B) Bandeja – Jogada em que o atleta, dá ou recebe a bola, lançada de maneira branda e com o lado do pé, para ser arrematada. Diz-se “receber de bandeja” ou “dar de bandeja”.
 
  Baba – Grupo de pessoas que se reúne para jogar uma partida de futebol, sem caráter oficial, e nem obediência às regras do jogo (verbete de regionalismo baiano); pelada.

 
 Bola Quadrada – Quando o jogador recebe do companheiro um passe em situação embaraçosa, chegando a bola mais para o adversário do que para ele.


P) Pentear – Pisar na bola algumas vezes, antes de endereça um passe ao companheiro.
  
R) Reserva de Luxo – Suplente que reúne qualidades técnicas excepcionais; adquirido por quantia elevada.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário