segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

PEGUARI, UMA DELÍCIA: FRUTO DO MAR

Culinária baiana



Por ROSILDA CRUZ


peguari

 

Peguari é um fruto do mar, um molusco que mora dentro de um búzio muito usado em decoração na Bahia, e também um prato típico da comida baiana, especialmente da Ilha de Maré, na Bahia.

No início do ano, com o intuito de  combater a pesca irregular e de também promover  a iguaria e o seu valor nutritivo acontece a Festa do Peguari e Frutos do Mar, lá em Ilha de Maré.

A Ilha de Maré localiza-se na baía de Todos-os-Santos e pertence ao município de Salvador, Bahia.

Sua população vive da pesca, da pequena agricultura familiar e, devido à proximidade da cidade de Salvador, trabalha nos bairros periféricos cidade de Salvador como Periperi, Paripe, Plataforma e Ribeira, assim como outra parte trabalha no Porto de Aratu, ainda na capital.

A praia de Nossa Senhora das Neves é a mais importante em termos de visitação turística da ilha.

A travessia é feita em barcos, também chamados pelos nativos de lanchas, movidas a diesel e que, a depender do porte, podem transportar até cento e cinquenta pessoas. As embarcações têm como ponto de partida o Terminal Hidroviário de São Tomé de Paripe.

Existem várias formas de se preparar o peguari: salada, vinagrete, moqueca, o caldo com azeite doce e pimenta. Segue aqui uma receita de caldo muito cheirosa e gostosa.  Aliás, durante o seu preparo a cozinha fica com um cheiro muito bom. Uma dica: compre o peguari aferventado na feira. O pacote custa em média, R$20,00, por quilo.

Caldo de Peguari

Peguari, cebola, tomate, coentro e camarão seco, leite de coco. Na panela no fogo, despeje na mistura farinha e água de coco e azeite de dendê. Por se tratar de um

molusco deve-se cozinhar bastante. Então sempre esteja atento para estar colocando água até que a textura dele esteja bem macia. Triture no liquidificador depois de cozido; deixe uns inteiros para misturar ao caldo. Não esqueça a pimenta e o limão! Sirva quente.

O mais surpreendente e característico desse prato é o cheiro agradável que dele rescende, e invade todo ambiente da casa onde é preparado, anunciando que ali tem comida da boa, com marca, selo de qualidade e ousadia, baiana.


Um comentário: