quinta-feira, 20 de junho de 2013

CONTINUAÇÃO DO LIVRO: OS 10 MANDAMENTOS DO VAREJO

                                                                                 Raymundo Dantas

PRIMEIRA PARTE

ASPECTOS
GERENCIAS
do VAREJO

1.      DEZ MANDAMENTOS PARA O VAREJO


Desde os tempos de Moisés virou mania se fazer listas de dez listas para qualquer coisa da visa. Hoje, de repente, lembrei-me de que ainda não tinha ouvido ninguém falar em dez mandamentos para os varejistas. Por isso apresso-me em criá-lo, antes que outro o faça. Afinal, o novo milênio, como se sabe, pertence aos mais rápidos! Lá se vão.

   
1º Mandamento – Ouvir o cliente sobre todas as coisas. E ouvir o seu pessoal de loja, como a si mesmo. Isso tanto nos faz conhecer melhor o nosso negócio, as exigências do consumidor, e as tendências do mercado. Além de ser pesquisas de mercado da melhor qualidade.

2º Mandamento – Não deixar que o seu negócio role em vão. Ao contrário, busque sempre analisar em profundidade suas deficiências, bem como as suas potenciais virtudes, com vistas a um aperfeiçoamento constante dos seus negócios e serviços.

Mandamento – Guardar seu posicionamento, estando sempre em guarda. Ou seja, saber o que quer, sair na frente, ser proativo e encontrar seu diferencial e relação à concorrência.

Mandamento – Honrar planos e metas. Ter rumo, objetivos a alcançar bem definidos. Colocar metas às frente para os seus negócios: metas de vendas, de custos, de resultados, do que for, desde que possas ser desafiadoras,  isto é, exijam um certo esforço para serem alcançadas. Que sejam, porém alcançáveis. Metas impossíveis fazem a gente desistir no meio do caminho. E é importante também estabelecer indicadores que permitam medir os resultados, tipo vendas/m2, vendas por empregado, etc.

Mandamento – não improvisar. Isto é, definir os caminhos para atingir os objetivos e metas que você traçou. Pensar no como vai fazer; nos instrumentos e métodos de trabalho.

6º Mandamento – Guardar viabilidade. Ter contas sob controle. Fazer um orçamento básico, para administrar melhor suas compras e vendas, receitas e despesas.  Manter especialmente as compras sob controle do financeiro, para não estourar no estoque. Segurar as despesas administrativas. Montar e administrar seu fluxo de caixa.

Mandamento – Não confiar só na intuição. Não se pode ser teórico, mas também não é tempo de confiar  apenas no seu tino comercial. Crie o hábito de trabalhar em cima de dados, números, fatos, indicadores, séries históricas, experiência registrada. Tudo isso e também... sua intuição.

Mandamento – Não se intimidar por medo de tudo. Comércio é risco. Esteja preparado para o que der e vier. Seja prudente, mas confiante. Forme uma boa equipe., treinada e motivada e vá em frente. Isso é o Brasil, com seus problemas, mas também com muitas oportunidades.

Mandamento – não esperar uma moleza próxima. Ela não vai vir. Você é que deve estar atento, tendo cintura capacidade de adaptação rápida às novas circunstâncias, agilidade para corrigir seus rumos rapidamente, quando necessário.

          10º Mandamento – Não invejar o sucesso alheio. Sucesso é massa      cinzenta, suor e autoconfiança. Você tem. Você pode. Você consegue. Amém.
             

  

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário