Raymundo Dantas
PRIMEIRA PARTE
ASPECTOS
GERENCIAS
do VAREJO
1. DEZ
MANDAMENTOS PARA O VAREJO
Desde os tempos de Moisés virou mania se fazer listas
de dez listas para qualquer coisa da visa. Hoje, de repente, lembrei-me de que
ainda não tinha ouvido ninguém falar em dez mandamentos para os varejistas. Por
isso apresso-me em criá-lo, antes que outro o faça. Afinal, o novo milênio,
como se sabe, pertence aos mais rápidos! Lá se vão.
1º Mandamento
– Ouvir o cliente sobre todas as coisas. E ouvir o seu pessoal de loja, como a si mesmo. Isso tanto nos faz
conhecer melhor o nosso negócio, as exigências do consumidor, e as tendências
do mercado. Além de ser pesquisas de mercado da melhor qualidade.
2º
Mandamento – Não deixar que o seu negócio role em vão. Ao contrário, busque sempre analisar em profundidade
suas deficiências, bem como as suas potenciais virtudes, com vistas a um
aperfeiçoamento constante dos seus negócios e serviços.
3º Mandamento –
Guardar seu posicionamento, estando sempre em guarda. Ou seja, saber o que
quer, sair na frente, ser proativo e encontrar seu diferencial e relação à
concorrência.
4º Mandamento –
Honrar planos e metas. Ter rumo, objetivos a alcançar bem definidos.
Colocar metas às frente para os seus negócios: metas de vendas, de custos, de
resultados, do que for, desde que possas ser desafiadoras, isto é, exijam um certo esforço para serem alcançadas. Que sejam, porém alcançáveis. Metas impossíveis fazem a
gente desistir no meio do caminho. E é importante também estabelecer
indicadores que permitam medir os resultados,
tipo vendas/m2, vendas por empregado, etc.
5º Mandamento –
não improvisar. Isto é, definir os caminhos para atingir os objetivos e
metas que você traçou. Pensar no como vai fazer; nos instrumentos e métodos de
trabalho.
6º
Mandamento – Guardar viabilidade. Ter
contas sob controle. Fazer um orçamento básico, para administrar melhor suas
compras e vendas, receitas e despesas.
Manter especialmente as compras sob controle do financeiro, para não
estourar no estoque. Segurar as despesas administrativas. Montar e administrar
seu fluxo de caixa.
7º Mandamento –
Não confiar só na intuição. Não se pode ser teórico, mas também não é tempo
de confiar apenas no seu tino comercial.
Crie o hábito de trabalhar em cima de dados, números, fatos, indicadores,
séries históricas, experiência registrada. Tudo isso e também... sua intuição.
8º Mandamento –
Não se intimidar por medo de tudo. Comércio é risco. Esteja preparado para
o que der e vier. Seja prudente, mas confiante. Forme uma boa equipe., treinada
e motivada e vá em frente. Isso é o Brasil, com seus problemas, mas também com
muitas oportunidades.
9º Mandamento –
não esperar uma moleza próxima. Ela não vai vir. Você é que deve estar
atento, tendo cintura capacidade de adaptação rápida às novas circunstâncias,
agilidade para corrigir seus rumos rapidamente, quando necessário.
10º Mandamento – Não invejar
o sucesso alheio. Sucesso é massa cinzenta,
suor e autoconfiança. Você tem. Você pode. Você consegue. Amém.
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