sexta-feira, 26 de julho de 2013

O INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DA BAHIA

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia foi fundado em 13 de maio de 1894. Qualificado como organização da sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos, conforme a Lei Federal nº 9.790, de 23 de março de 1999, tem como finalidade a promoção de estudos, do desenvolvimento e difusão dos conhecimentos de Geografia, de História e Ciências afins, além da defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico baiano e brasileiro.
Primeira Sede IGHB

O IGHB mantém intercâmbio com instituições congêneres e realiza convênios com entidades privadas e órgãos da administração pública. Edita livros e periódicos, dentre estes a Revista do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e um boletim informativo, além de promover e patrocinar encontros e congressos relacionados com a Geografia e a História da Bahia.
AS SEDES DO INSTITUTO
A primeira sede do Instituto funcionava na própria residência de seu primeiro presidente, Tranquilino Leovigildo Torres. Ali situada no Largo Dois de Julho. Ali foram realizadas diversas reuniões preliminares até a sua fundação, no período de 05 a 13 de maio de 1894. Antes da inauguração da atual sede, o IGHB esteve instalado em seis sedes diferentes:
PRIMEIRA – Largo 2 de Julho n.º 60, residência do Dr. Tranqüilino LeovigildoTorres, para a realização das reuniões preparatórias, com vistas à fundação da sociedade, no curto período de apenas 9 dias.
SEGUNDA – Rua do Palácio n.º 29, sede do Grêmio Literário, onde se instalou o Instituto, no dia 13 de maio de 1894.
TERCEIRA – Rua da Misericórdia n.º 06, no prédio da Santa Casa, ali permanecendo de 21 de outubro de 1894 a 1º de maio de 1900.
QUARTA – Praça do Terreiro de Jesus n.º 15, sendo a primeira sede própria do Instituto. Funcionou no referido endereço, no período de 1º de maio de1900 a 14 de setembro de 1913, data em que foi vítima de um incêndio.
QUINTA – Em razão do incêndio referido, o Instituto instalou-se, precariamente, no Instituto Médico-Legal Nina Rodrigues, localizado na rua Alfredo Brito s/n, no período de 14 de setembro de 1913 a 15 de novembro de 1914.
SEXTA – Av. Sete de Setembro, 94 – A é o endereço da sede atual do Instituto, inaugurada no dia 02 de julho de 1923, ao se comemorar o primeiro centenário da Independência da Bahia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário