quinta-feira, 29 de agosto de 2013

ANITA GARIBALDI

Série: Mulheres que fizeram e fazem história.

ANITA GARIBALDI



Monumento túmulo de  Anita
Garibaldi, mulher símbolo da luta
pela unificação da Itália, no
Monte Gianícolo  em Roma
Vista frontal do monumento túmulo de Anita Garibaldi
O Sr. Morelli, diretor do Barão em
Foco, depositou flores e prestou homenagem à heroína Anita Garibaldi
 






Anita Garibaldi nasceu em Morrinhos, SC, então município de Laguna, em 30 de agosto de 1821, filha de Bento Ribeiro de Silva e Maria Antônia de Jesus Antunes. Faleceu na Itália no dia 4 de agosto de 1849.
Quando surgiu a Revolução Farroupilha, ligou-se a Giuseppe Garibaldi que a unira ao
movimento. Deu o seu primeiro tiro de canhão na Batalha de Laguna. Tornou-se uma companheira destemida do marido, participando em seus combates.

 

Nasceu o seu primeiro filho no dia 16 de setembro de 1840. Em 1847 Anita seguiu para a Itália levando seus três filhos. Reuniu-se a Garibaldi pouco depois em Nice. Tomou parte dos combates de Roma; os amotinadores foram obrigados a se retirarem em barcos de pesca, os quais a maior parte caiu em poder dos Austríacos. Anita e Giuseppe com alguns companheiros abrigaram-se numa propriedade rural nas proximidades de Ravena. Anita teve o seu estado sensivelmente agravado pela febre tifóide, durante os combates em Roma, vindo a falecer antes de completar trinta anos de idade. Em sua memória ergueram vários monumentos no Brasil e principalmente na Itália, local onde se localiza seu monumento túmulo, próximo de monumento túmulo de Giuseppe Garibaldi, no monte mais alto de Roma, denominado Monte Gianícolo.

FONTE: Barão em Foco- Coletânea História do Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário