sábado, 31 de agosto de 2013

CRISTAL DE BACCARAT

A história


 A história da tradicional marca francesa teve início com a permissão dada pelo rei Luis XV ao bispo de Metz, monsenhor Louis De Montmorency-Laval, para fundar em 1764 a fábrica de vidros e cristais Saint-
Anne na então vila de Baccarat, localizada na província de Lorraine, à leste da França. Estavam implantadas as raízes daquela que viria a ser uma das mais conceituadas cristalerias do mundo. Seu objetivo era criar uma “vidraria de arte” para concorrer com as da Bohemia, extremamente famosa na época. Inicialmente a nova empresa fabricava placas de vidro para janelas, espelhos, copos e taças. Após diversas invasões durante a Revolução Francesa e as guerras do império, a fábrica ressurgiu como uma cristaleria e já com o nome de BACCARAT graças ao industrial belga Gabriel Aimé d’Antiques. O primeiro cristal fabricado pela empresa data de 15 de novembro de 1816, quando o primeiro forno entrou em operação.-
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Logo em seguida, em 1817, foi transformada em primeira cristaleira da França e ganhou notoriedade por seus candelabros, castiçais, lustres, opalinas, pesos de papel, objetos de adorno e os famosos acessórios para mesa, além de ter sido a primeira a fazer cristal colorido e luminárias em 1827. Desde então, a marca é sinônimo universal de lapidação precisa, manufatura delicada em objetos únicos e nas formas mais variadas. Seus produtos lapidados com esmero, logo ganharam ávidos consumidores entre os nobres e os mais abonados, o que contribuiu para criar a fama mundial da marca. De reis a plebeus abastados, BACCARAT se transformou em status e opulência, charme e sofisticação real. A fábrica sobreviveu às guerras e revoluções, sempre produzindo copos, garrafas, baldes (muitos encomendados com monogramas), seus tradicionais lustres em cascata, abajures, joias, bijuterias, frascos de perfumes, vasos, candelabros, esculturas, maçanetas, entre outros.

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Em 1907 a BACCARAT iniciou a produção em larga escala de embalagens para perfumaria, começando com 4.000 unidades diárias. O frasco de cristal BACCARAT, dali em diante, passou a funcionar como aval de fragrância para poucos, recurso que nomes como Coty, Patou, Elizabeth Arden, Guerlain, Dior, Versace, Chanel e Lancôme, entre outros perfumistas, já exploraram. Apesar da empresa também produzir joias, no princípio apenas para uma clientela restrita, muito especial e reservada, foi somente em 1931 que a BACCARAT lançou no mercado o primeiro anel de coleção. Na década de 40, em 1948, criou a subsidiária americana, inaugurando uma boutique na cidade de Nova York, ganhando força no enorme mercado consumidor dos Estados Unidos. Em 1984 a marca deu início a uma forte expansão na região asiática com a inauguração de uma boutique na cidade de Tóquio.

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Comprada em 1988 pela Sociedade do Louvre (Société du Louvre), corporação francesa controlada pelo grupo Taittinger, que atua nos segmentos de hotelaria, perfumaria e bebidas, proprietário das porcelanas Haviland, a BACCARAT se modernizou desenvolvendo novos setores, como em 1991 quando surgiram os clássicos brincos Creoles, que abriram as portas para a primeira coleção de jóias lançada em 1993, a relojoaria e a perfumaria (lançou seus primeiros perfumes em 1997), aumentando sua visibilidade e mudando de cara: a coleção de jóias, com peças pequenas e mais baratas, se tornou campeã de vendas. Nesta coleção, a marca formulou um refinamento e tonalidades que traziam pedras preciosas e semipreciosas como safira, rubi, turmalina, topázio e jade. Além daquelas taças de cristal transparente e finíssimo, trabalhado a mão com diamante, que chega a custar US$ 785 cada uma, a BACCARAT também passou a produzir taças coloridas, com aparência mais jovem, que custam aproximadamente US$ 80 cada uma.


-Até 1998, os brasileiros que quisessem ter um objeto de arte BACCARAT em casa teriam de comprá-lo em uma das luxuosas lojas da marca em Paris, Nova York, Tóquio ou Atenas. Ou ainda, precisariam garimpar pelas lojas de decoração do país, que às vezes têm peças para oferecer a seus clientes. Porém essa história mudou com a inauguração de uma butique da marca na Rua Oscar Freire, região dos Jardins em São Paulo. Na época era a única loja da marca francesa na América Latina. Além dos tradicionalíssimos lustres e taças (estas, o item mais vendido no país), as unidades brasileiras (hoje são três unidades) vendem joias, relógios e até bolsas.
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Obras de arte

O cristal BACCARAT é fabricado a partir da junção de água, areia, potássio e chumbo (33%), misturados e aquecidos a mais de 1.200 graus, transformando-se numa massa uniforme e maleável que permite criar as mais variadas formas. A coloração é obtida com a adição de elementos como ouro, cromo e manganês. As peças são lapidadas à mão como pedras preciosas, em processo artesanal cheio de caprichos e requintes. O vidro ainda é soprado pelos operários (não por máquinas) e a decoração dos cristais é feita uma a uma, a mão. É uma espécie de fábrica de objetos de arte, mas suas peças, muito caras e de estilo antigo, andavam meio sem mercado. A perfeição do design e da manufatura trouxe à marca incontáveis prêmios em mais de dois séculos de existência. Mais que fama, a BACCARAT tem tradição: é a primeira cristaleria da França. Nenhum outro cristal é tão conhecido e distribuído em centenas de países no mundo.

Fonte: Mundo das Marcas

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