quinta-feira, 19 de setembro de 2013

"A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA" SERÁ ENCENADA NO TEATRO CASTRO ALVES

O balé é um das obras-primas da arte


Neste sábado e domingo, às 20h, será apresentado no Teatro Castro Alves, Campo Grande o espetáculo A Sagração da Primavera, que tem criação do argentino Oscar Araiz e coordenação de remontagem da bailarina do Balé Teatro Castro Alves (BTCA) Anna Paula Drehmer.

O balé, que é considerado um marco da história da dança, foi criado pelo russo Igor Stravinsky (1882-1971), com coreografia original de Vaslav Nijinsky (1890-1950), e em 2013 está completando 100 anos de existência. Entrada gratuita. Mais informações: (71) 3117-4899.

Viabilizada pelo BTCA Memória, a remontagem é fruto da parceria entre o BTCA e a Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA). O projeto busca estabelecer diálogos e conexões em processos de releituras de produções de dança, criadas anteriormente e interpretadas por um grupo de artistas com perfis e formação próprios. A força e ousadia do balé A Sagração da Primavera já inspiraram várias versões, com destaque para as do francês Maurice Béjart (1927-2007), em 1959, e da alemã Pina Bausch (1940-2009), em 1973.
Em 1987, o BTCA montou sua própria versão com coreografia do argentino Oscar Araiz, que retorna a Salvador para esta remontagem, 26 anos depois. “Voltar à Bahia depois de muitos anos para fazer a mesma obra é muito particular, porque há algo de novo, uma nova geração de dançarinos que vivem num outro momento. E é interessante perceber que, ainda sendo outro momento, existe aquela mesma entrega por parte dos dançarinos, que, apesar de serem jovens e não terem tanta experiência, são artistas que fazem desse espetáculo mais do que uma representação, uma celebração!”, comenta.

Projeto Btca Memória

Resgatando esta célebre coreografia, o projeto BTCA Memória possibilita aos 20 jovens bailarinos do Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança da Escola de Dança da FUNCEB, que foram selecionados em processo de audições, a oportunidade de participar de um processo de recriação coreográfica, vivenciado de forma intensiva durante três meses como intérpretes. Esse contexto se estabelece para esses jovens como um espaço não só de prática profissional, mas de ensino-aprendizagem, com potencial de propiciar mudanças a partir da aquisição de novas práticas e atitudes como artistas e, em especial, como bailarinos participantes de um grupo de dança profissional.
Para Anna Paula Drehmer, coordenadora da remontagem, remontar o espetáculo depois de 26 anos permite que alunos do curso profissionalizante da Escola de Dança da FUNCEB tenham a oportunidade de adquirir conhecimentos através de uma grande obra prima. “Repleta de signos e significados, e que traz um coreógrafo de renome internacional”, acrescenta.

Se por um lado o projeto BTCA Memória beneficia uma nova geração de dançarinos que revivem grandes obras, por outro, permite aos integrantes do BTCA a possibilidade de exercitarem competências conquistadas como bailarinos ao longo das suas experiências, atuando em outros papéis, participando do fazer da dança e tendo o prazer de reverem a obra em outros corpos. Além disso, o projeto confere ao público a oportunidade de rever gratuitamente um repertório e uma produção de um grupo representativo da Bahia.


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