Série:
Homens que se fizeram santos
Bento nasceu em Núrcia, não muito
longe de Roma, em 480, seus pais de nobre linhagem, o enviaram para Cidade
Eterna, a fim de que se formasse nas ciências liberais, visando uma boa
colocação na magistratura. O Império Romano estava esfacelando-se frete à
pressão dos invasores bárbaros. O último imperador Rômulo Augístulo entregou o
comando da Itália a Odoacro, rei dos hérulos, em 476. O ambiente romano era
leviano e frívolo demais para o jovem estudante Bento que, aspirando a ideias
superiores, acabou se desgostando.
Retirou-se às montanha da Úmbria e,
imitando o exemplo de outros eremitas, escolheu uma gruta quase inacessível num
penhasco chamado Subiaco, afim de entregar-se à oração, à meditação e à ascese
cristã. Outro eremita, de vez em quando lhe fazia descer num cesto um pouco de
pão para completar a pouca alimentação.
Não existiam ainda, na Itália,
instituições monásticas, ao contrário do Oriente, onde, onde já havia uma
tradição a respeito. Os mosteiros fundados por Santo Honorato e Santo Cassiano
um século antes na França eram pouco conhecidos na Itália.
Bento sentiu-se inspirado em fazer a
sua experiência eremítica e monástica. Ficou três anos na solidão daquela
gruta; sua experiência aos poucos, contagiou outros jovens desejosos de
cultivar os valores espirituais. Entre os primeiros discípulos, contam-se São
Mauro e São Plácido.
A experiência de São Bento foi
amadurecendo com o estudo das Regras monásticas de São Pacóvio e de São
Basílio, procurando assimilar o que havia de melhor e adaptando-o ao espírito
romano. Aos 40 anos de idade, não encontrando mais condições de sossego, por
interferências estranhas, Bento deixa subiaco, ruma para o sul de Roma. E constrói
o famoso mosteiro de Monte Cassino, considerado o centro propulsor da vida
beneditina em todos os tempos.
No cume de um monte, este mosteiro
devia realizar o ideal de vida consagrada: não em cenóbios em que o monge vive
sozinho, exposto a perigos e ilusões de fixíssimos religioso, mas em vida
comunitária sob a direção de um mestre espiritual, o abade (abbas=pai) num
mosteiro autossuficiente.
A expansão que alcançou esta
iniciativa monástica foi impressionante. Duzentos anos mais tarde, a Regra
Beneditina vigorava em toda a Europa eliminando praticamente todas as demais
formas de vida consagrada.
Este sucesso não foi casual, mas
inerente ao equilíbrio e sensatez da Regra. Pois o fim da Regra de São Bento
era formar cristãos perfeitos, seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo,
mediante a prática dos mandamentos e conselhos evangélicos. Essa perfeição,
pensava o santo, era mais fácil de ser atingida na vida comunitária do que na
solidão. Neste sentido, a Regra de Sào Bento marca um claro progresso em relação
à regra individual, eremítica ou cenobítica.
Outro precioso fator era o equilíbrio
e a moderação. A Regra devia ser possível a todos e adaptável
à capacidade de cada um, de modo que os fortes, possam desejar mais e os fracos não se sintam desencorajados. Nela há uma dosagem equilibrada de entre trabalho manual e ot tempo de repouso, de oração e estudo. ORA ET LABORA, "oração e trabalho", era seu lema: oração transformada em trabalho e trabalho em oração, pela fé e obediência. O convívio fraterno completa o equilíbrio psicológico.
à capacidade de cada um, de modo que os fortes, possam desejar mais e os fracos não se sintam desencorajados. Nela há uma dosagem equilibrada de entre trabalho manual e ot tempo de repouso, de oração e estudo. ORA ET LABORA, "oração e trabalho", era seu lema: oração transformada em trabalho e trabalho em oração, pela fé e obediência. O convívio fraterno completa o equilíbrio psicológico.
Os mosteiros beneditinos se tornaram
na Idade Média centros de civilização integral, faróis de evangelização e
ciência, escolas de agricultura. Deram à Igreja inúmeros homens de grande
ciência e santidade. Das fileiras beneditinas saíram 23 papas, cinco mil bispos
e os santos canonizados são cerca de três mil.
A poucos quilômetros de Monte
Cassino, Santa Escolástica, irmã de São Bento, adotou a Regra para as mulheres,
dando origem às monjas beneditinas.
São Bento faleceu em Monte Cassino em
547 no dia 21 de março, com 67 anos de idade. Sua figura histórica agigantou-se
cada vez mais, encontrando rápida ressonância na literatura, na arte e
sobretudo na vida religiosa consagrada. A Igreja o reconhece como o padroeiro
da Europa. Antiga tradição beneditina colocou sua festa no dia 11 de julho com
o nome "Patrocínio".
Fonte: Dom Sevilho Conti, I.M.C.
Do livro Santo do Dia/Vozes
Do livro Santo do Dia/Vozes
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São Bento servia-se do Sinal da Cruz
para fazer milagres e vencer as tentações. Daí, veio o costume, muito antigo,
de representa-lo com a cruz na mão.
Através dos séculos, foram cunhadas medalhas de São Bento de várias formas. Desde o século XVII, começaram-se a cunhar medalhas, tendo de um lado a imagem do Santo com um cálice do qual sai uma serpente e um corvo com um pedaço de pão no bico, lembrando as duas tentativas de envenenamento, das quais São Bento saiu, milagrosamente ileso. O outro lado da medalha apresenta uma cruz e entre os seus braços estão gravadas as iniciais:
. CSPB que em latim querem dizer: Crux Sancti Patris Benedicti; (que em português significa: Cruz do Santo Pai Bento).
Na haste vertical da cruz leem-se as iniciais:
. CSSML: ou seja: Crux Sacra Sit Mihi Lux (em português: A Cruz Seja MinhaLuz).
E na Haste horizontal:
. NDSMD: ou seja: Non Draco Sit Mihi Dux: ( que m português significa: Não seja o dragão o meu guia).
No alto da cruz está gravada a palavra PAX: paz que é lema da Ordem de São Bento. Ãs vezes Pax é substituído pelo monograma de Cristo: I H S (Jesus Homem Salvador).
A partir da direita de Paz, estão as iniciais:
. VRSNSMV: Vade Retro Satanás. Nanquam suade mihi Vana, que em português quer dizer: Retira-te Satanás, Nunca me aconselhes com suas vãs!
E a seguir:
. SMQLIVB: ou seja: Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas, cuja tradução é: É mau o que ofereces; bebe tu mesmo os teus Venenos!
Através dos séculos, foram cunhadas medalhas de São Bento de várias formas. Desde o século XVII, começaram-se a cunhar medalhas, tendo de um lado a imagem do Santo com um cálice do qual sai uma serpente e um corvo com um pedaço de pão no bico, lembrando as duas tentativas de envenenamento, das quais São Bento saiu, milagrosamente ileso. O outro lado da medalha apresenta uma cruz e entre os seus braços estão gravadas as iniciais:
. CSPB que em latim querem dizer: Crux Sancti Patris Benedicti; (que em português significa: Cruz do Santo Pai Bento).
Na haste vertical da cruz leem-se as iniciais:
. CSSML: ou seja: Crux Sacra Sit Mihi Lux (em português: A Cruz Seja MinhaLuz).
E na Haste horizontal:
. NDSMD: ou seja: Non Draco Sit Mihi Dux: ( que m português significa: Não seja o dragão o meu guia).
No alto da cruz está gravada a palavra PAX: paz que é lema da Ordem de São Bento. Ãs vezes Pax é substituído pelo monograma de Cristo: I H S (Jesus Homem Salvador).
A partir da direita de Paz, estão as iniciais:
. VRSNSMV: Vade Retro Satanás. Nanquam suade mihi Vana, que em português quer dizer: Retira-te Satanás, Nunca me aconselhes com suas vãs!
E a seguir:
. SMQLIVB: ou seja: Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas, cuja tradução é: É mau o que ofereces; bebe tu mesmo os teus Venenos!
Oração
Para Alcançar uma Graça
Ó Glorioso Patriarca São Bento, que
vos mostrastes sempre compassivo com os necessitados, fazei que também nós. Recorrendo
à vossa poderosa intercessão, obtenhamos auxílio em todas as nossas aflições;
que nas famílias reine a paz e a tranquilidade; que se afastem de nós todas as
desgraças tanto corporais como as espirituais, especialmente o mal do pecado.
Alcançai do Senhor a graça ---- que vos suplicamos ; finalmente vos pedimos que
ao término de nossa vida terrestre possamos ir louvar a Deus convosco no
Paraiso. Amém.
Requisitos Para Uso da Medalha
Requisitos Para Uso da Medalha
O uso habitual da medalha tem por
efeito colocar-nos sob a especial proteção de São Bento, principalmente quando
se tem confiança nos méritos de grande Santo e nas grandes virtudes da Cruz de
Nosso Senhor Jesus Cristo!
São numerosos os fatos maravilhosos atribuídos às esta medalha. Ela nos assegura poderosos socorro contra as ciladas do demônio e também para alcançar graças espirituais, com conversão, vitória contra as tentações, inimizades etc.
Igualmente, nos protege contra os acidentes de toda espécie.
Contudo a medalha não age automaticamente contra as adversidades, como se fosse um talismã ou vara mágica.
Todo Cristão, a exemplo de Jesus Cristo, deve carregar a sua cruz. Pois, é enxeque nossas faltas sejam expiadas; nossa fé seja provada; e nossa caridade seja purificada, para que aumentem nossos méritos.
São numerosos os fatos maravilhosos atribuídos às esta medalha. Ela nos assegura poderosos socorro contra as ciladas do demônio e também para alcançar graças espirituais, com conversão, vitória contra as tentações, inimizades etc.
Igualmente, nos protege contra os acidentes de toda espécie.
Contudo a medalha não age automaticamente contra as adversidades, como se fosse um talismã ou vara mágica.
Todo Cristão, a exemplo de Jesus Cristo, deve carregar a sua cruz. Pois, é enxeque nossas faltas sejam expiadas; nossa fé seja provada; e nossa caridade seja purificada, para que aumentem nossos méritos.
O símbolo de nossa redenção, a cruz, gravada na medalha não tem por fim nos livrar da prova; no entanto, a virtude da cruz de Jesus e a intercessão de São Bento produzirão efeitos salutares em muitas circunstâncias; a medalha concede, também, graças especiais para hora da morte, pois, São Bento, como São José, são padroeiros da boa morte.
Para se ficar livre das ciladas do demônio é preciso, acima de tudo, estar na graça e na amizade de Deus. Portanto, é preciso servi-lo e ama-lo, cumprindo todos os deveres de justiça; em uma palavra, cumprimento de todos os mandamentos da lei de Deus e da Igreja.
Nem o demônio , nem alguma criatura,
tem o poder de prejudicar verdadeiramente uma alma unida a Deus.
Em resumo, o efeito da medalha de São
Bento depende em grande parte disposições da pessoa para com Deus e da
observância dos requisitos acima mencionados.
(Recomenda-se aos que usarem a
medalha rezarem diariamente as orações cujas iniciais estão na medalha,
acrescentando o Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai).
A Ordem de São Bento festeja seu
fundador nos dias 21 de março e 11 de julho
São Bento é representado segurando na
mão o livro de Regra que escreveu para os monges, na outra mão, a cruz.
Ao redor do Santo lê-se a seguinte jaculatória ou prece:
Ao redor do Santo lê-se a seguinte jaculatória ou prece:
EIUS-IN-OBITU-NRO-PRAESENTIA - MUIAMUR- Em português: "Sejamos confortados pela presença de São Bento na hora de nossa morte.
Prece: Rogai por nós Glorioso
Patriarca São Bento, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Fonte: Inluma
Fonte: Inluma
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