quinta-feira, 26 de setembro de 2013

UNIDUNAS

Universidade das Dunas

Há poucos dias, sob o título de Parque das Dunas, postamos alentada matéria sobre os imensos acervos de dunas, lagos e restingas que se espraiam da Lagoa do Abaeté e caminham em direção do litoral norte de Salvador, numa sucessão de paisagens de beleza rara, onde há uma biodiversidade importante que
ora começa a ser conhecida cientificamente.
Num trabalho, sério e competente, realizado pela UNIDUNAS que é uma OSCIP – (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), criada com o intuito de preservar o ecossistema de dunas, lagoas e restingas da APA do Abaeté”, cujo sucesso se deve ao pioneirismo do seu idealizador e incentivador, Dr. Jorge Santana.

Reitor Jorge Santana

Um jovem sergipano-baiano, de “cabelo nas ventas” – corajoso – como todo bom sergipano, e pleno de vontade em querer transformar sonho em realidade, como sói acontecer com os baianos.
Mas o mérito dessa iniciativa não se resume só na preservação, o que já tornaria a ação de valor inestimável. Ela vai mais além. “Consiste em um complexo ambiental baseado nas diretrizes da sustentabilidade e voltado para educação, meio ambiente e ecoturismo. Há anos incentiva a visitação de instituições de ensino, associações, ONG’s nacionais e internacionais, entre outros, demonstrando o potencial da área”. Bem como proporciona diversos cursos, em parcerias com outras instituições, cataloga o ecossistema e a sua biodiversidade. Um trabalho hercúleo, incapaz e ser medido ou pesado. “Salve Jorge!”.
Sou parco em elogios, mas quando me deparo com trabalho desse jaez, vou à busca deles para aplicá-los na medida exata. Sem os salamaleques da subserviência, mas com a propriedade da seriedade.

LCFACÓ

A seguir um panorama da biodiversidade existente no Parque das Dunas:

Fauna







Flora




2 comentários: