De acordo com João:
“
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«Precisava
atravessar a Samaria. Chegou, pois, a
uma cidade da Samaria,
chamada Sicar, perto das terras que Jacó deu a seu filho José; era ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, estava Jesus assim sentado ao pé da fonte; era cerca da hora sexta. Uma mulher da Samaria veio tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Pois seus discípulos tinham ido à cidade comprar alimentos. Disse-lhe, então, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? Os judeus não se comunicam com os samaritanos.»(João 4:4-9) |
”
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Este episódio
ocorre após o retorno de Jesus à Galileia de acordo com
Andrew Lincoln . Culturalmente, havia grande inimizade entre os judeus e
os samaritanos, que eram considerados um povo de origem mista pelos
judeus .
Ícone de Santa Fotina.
Na Igreja de Agia Fotini, em Pachia Ammos, Lasithi, Creta.
Na Igreja de Agia Fotini, em Pachia Ammos, Lasithi, Creta.
Este episódio é
citado como sendo "um paradigma para
o nosso engajamento com a verdade" no livro da cúria romana "Uma
reflexão cristã na Nova Era", pois o diálogo diz: "Vós
adorais o que não conheceis, nós adoramos o que conhecemos" (versículo
22) e oferece um exemplo de Jesus como sendo o portador da água da vida.
A passagem que está
contida em João 4:10-26 é por
vezes chamada de discurso sobre a Água da Vida, que complementa
o discurso do Pão da Vida
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