Gravura em
metal de Dürer: A Morte, o Cavaleiro e o Diabo.
Litogravura de Vasiliy Fiodorovich Timm
Gravura é uma imagem representando algo,
como pintura, desenhos, relevos, etc. O material pode variar e classifica-se a
gravura de acordo com o material de que é feita.
A
Bahia teve ótimos gravuristas. O mais festejado deles foi o meu amigo Calazans
Neto (Calá).
Tipos de gravura
Em horizonte:
o sulco vai receber a tinta e aparece como positivo no trabalho final.
Em relevo:
a superfície não horizonte é que recebe a tinta e o sulco aparece em negativo
(sem a presença da tinta).
A
gravura é um processo de incisão (riscar, gravar) sobre determinada superfície
ou material que permite a sua reprodução a partir de uma matriz. É o resultado
de uma ou mais técnicas de impressão, que consiste em transferir uma “imagem”
da matriz para outro tipo de suporte.
A
xilogravura é a técnica mais antiga
para produzir gravuras, e seus princípios são muito simples. O artista retira
de uma superfície plana (matriz,
geralmente é madeira)
as partes que ele não quer que tenham cor na gravura. Após aplicar tinta na
superfície, coloca um papel sobre a mesma. Ao aplicar pressão (com uma prensa)
sobre essa folha a imagem é transferida para o papel.
A
técnica da gravura em metal ou calcogravura
ou calcografia começou a ser
utilizada na Europa no século XV. As matrizes podem ser feitas a partir de
placas de cobre, zinco, alumínio ou latão. Estas são gravadas com incisão direta ou pelo
uso de banhos de ácido. Água-forte, água-tinta, ponta seca são as técnicas mais
usuais. A matriz é entintada e utiliza-se uma prensa para transferir a imagem
para o papel.
Em
1796 Alois Senefelder descobriu as possibilidades da pedra calcária para fazer
impressões e, após dois anos de experimentações desenvolveu a técnica da Litografia. Esta técnica parte do princípio químico que
água e gordura se repelem. As imagens são desenhadas com material gorduroso
sobre pedra calcária e com a aplicação de ácido sobre a mesma, a imagem é
gravada. Assim como a gravura em metal, essa técnica também necessita de uma
prensa para transferir para o papel a imagem gravada na pedra.
Embora
existam registros de trabalhos utilizando stencil na China, no século VIII, a serigrafia começa a ser aplicada mais frequentemente
por artistas na segunda metade do século XX. Como as técnicas descritas acima,
também a serigrafia apresenta diversas técnicas de gravação de imagem. Uma
delas é a gravação por processo fotográfico. Imagens são gravadas na tela
de poliéster e
com a utilização de um rodo com a tinta a imagem é transferida para o papel.
A gravura com fotopolímero remonta aos anos 70 e resulta da utilização dos materiais de artes gráficas e flexografia, para impressão em superfícies irregulares. Segundo Boegh a “introdução de novos materiais e processos deram um número de possibilidades de expressão, impossíveis com a gravura convencional”. Ainda segundo o autor, é em meados dos anos 90 que se evidencia um maior desenvolvimento na gravura com a utilização destes materiais “que, se supõe, são inofensivos para a saúde e para o meio ambiente ao serem utilizados corretamente, foram promovidos por visionários como Keith Howard, Mark Zaffron, Friedhard Kiekeben, Robert Adam entre outros”, daí a designação de gravura não-tóxica ou menos tóxica.
O
que é um Fotopolímero? Decompondo a palavra fotopolímero etimologicamente temos
de origem grega: foto = luz; poli = muitos e meros = partes. O termo
fotopolímero descreve uma técnica onde partículas simples (monómeros) unem-se a
outros monómeros mediante a reação química que se designa como polimerização,
iniciada por ação de uma luz ultravioleta. Este material tem como princípio “
endurecer
quando é exposto a uma fonte de luz UV”(Guadix, 2011). Esta técnica também é
conhecida por "Solarplate", quando Keith Howard na sua investigação,
expôs a chapa de polímero à luz do Sol, rica em raios UV. Existem no mercado
várias marcas que fabricam este tipo de produtos mas a sua estrutura é
essencialmente a mesma. Uma chapa de fotopolímero é constituída por várias
camadas: uma cama de proteção, que antecede a camada de fotossensível de
fotopolímero, uma camada anti-alo e uma outra camada adesiva para aderir ao
tipo de suporte que pode variar entre chapa metálica ou poliéster. Nalguns
tipos de polímero, a revelação pode ser realizada com água, o que torna seguro
este processo pelo que foi facilmente incrementado no ensino.
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