quinta-feira, 7 de novembro de 2013

A HISTÓRA DE MEDUSA

Mitologia: greco-romana
A Mitologia Grega é repleta de figuras interessantes e cheias de magia, como é o caso de Medusa. Ela era um monstro ctônico, do sexo feminino, que de acordo com a mitologia tinha um belo corpo e rosto de mulher, além de asas de ouro e presas de bronze. Medusa era uma das três Górgonas.



.
As três Górgonas eram Medusa (a ladina), Esteno (a forte) e Euríale (a que corre o mundo), filhas de Fórcis e Ceto (casal de divindades marinhas). As irmãs de Medusa eram imortais, mas ela era mortal, tanto que foi morta por Perseu. Posteriormente a sua morte, a cabeça de Medusa foi utilizada pelo herói como arma e entregue por ele a Atena, que a colocou em seu escudo.

O Castigo de Atena

Uma das versões mais conhecidas diz que Medusa tinha a cabeça repleta de serpentes e também era muito feia. De acordo com as histórias, as Três Górgonas eram mulheres muito bonitas, até que Medusa fez amor com Poseidon dentro do templo da Deusa Atena. Medusa era a mais bela das três irmãs e sempre teve diversos pretendentes,  e o que mais se destacava na sua aparência eram os belos cabelos transformados por Atena em serpentes.
A deusa ficou furiosa e resolveu castigar as três irmãs, tornando as três muito feias e com uma pele escamosa e nojenta. Porém, Medusa foi a que sofreu o castigo mais severo, uma vez que também foi amaldiçoada com as serpentes em sua cabeça e se tornou uma mortal.

Para tornar o castigo ainda mais severo, Atena conferiu a Medusa o poder que fazia com que todos que a olhassem se transformassem numa estátua de pedra. Depois de serem amaldiçoadas pela Deusa, as irmãs se mudaram para uma caverna que ficava próxima a um país chamado Hespérides, no extremo ocidente da Grécia.
Próximo a caverna era possível encontrar diversas estátuas de pedra de homens e animais que se atreveram a olhar para Medusa. As três irmãs Górgonas passaram a ser temidas em toda a Grécia.

Perseu


Exatamente por serem muito temidas as irmãs Górgonas passaram a fazer muitos inimigos. Porém, das três, apenas Medusa era mortal. Um dia o Rei tirano de uma ilha chamada Cíclades obrigou o jovem Perseu a ir atrás de Medusa, matá-la e cortar a cabeça, sob a ameaça de violentar a mãe dele, Dânae.

Perseu e Atena

A Deusa Atena se comoveu com a história de Perseu e resolveu ajudá-lo nessa tarefa nada fácil de matar Medusa. Dentre os apetrechos que a Deusa (juntamente com outros Deuses) deu a Perseu para travar a batalha estavam um elmo, que o deixava invisível (presente de Hades), sandálias aladas (fornecidas pelo Deus Hermes), um escudo feito de bronze brilhante e uma espada para lutar contra Medusa e suas irmãs, e ainda um alforje chamado quíbisis para poder carregar a cabeça cheia de serpentes.



Como Perseu Matou Medusa

Quando chegou a caverna Perseu entrou com o seu elmo, que o tornava invisível, e as três Górgonas estavam dormindo. Ele caminhou de costas, apenas sendo guiado pelo reflexo do seu escudo.

Depois Perseu utilizou as sandálias aladas para sobrevoar as irmãs Esteno e Euríale, para chegar a Medusa. Pelo fato de não poder olhar diretamente para Medusa para não ser petrificado, ele utilizou o reflexo do seu escudo e a decapitou. Para levar a cabeça embora Perseu utilizou o quíbisis e saiu da caverna sem que as irmãs de Medusa pudessem ver, devido ao seu elmo.

Perseu entregou a cabeça a Atena, que passou a utilizá-la em seu escudo para se proteger.

Versões de Medusa na Mitologia Grega

Medusa
A Mitologia Grega sempre tem várias versões para as mesmas histórias, numa outra versão da história da Medusa, por exemplo, ela e as irmãs já teriam nascido feiosas e com cobras na cabeça.

Na obra “Prometeu Acorrentado” existe um trecho que fala sobre a origem das três Górgonas e as descreve como:
“Lá perto delas suas três irmãs feiosas, as Górgonas, aladas
com cobras no lugar de cabelo — odiavam o homem mortal —” Porém, alguns artistas acabam por retratar as Górgonas, principalmente Medusa, como mulheres que ao mesmo tempo que são muito bonitas também são aterrorizantes. A versão que mostra Medusa como uma bela moça antes do castigo de Atena faz parte da obra do poeta romano Ovídio.

Dentro dessa obra é possível encontrar trechos em que Perseu descreve a punição dada por Atena como sendo justa e merecida pelo comportamento de Medusa.

A Morte de Medusa

Algumas versões da história contam que Medusa estava grávida de Poseidon quando foi morta por Perseu. De acordo com essas versões, quando o herói decapitou Medusa surgiram duas criaturas: o cavalo alado Pégaso e o gigante dourado Crisaor. Seria como se na verdade Medusa tivesse ficado mais forte após a sua morte, uma vez que originou outras criaturas.

Medusa e os Corais do Mar Vermelho

Além de ser uma das criaturas mais interessantes da Mitologia Grega, a criação dos corais do Mar Vermelho são atribuídos ao sangue de Medusa. Quando Perseu passou nessa região com a cabeça de Medusa, o sangue da Górgona respingou por sobre os corais, que se tornaram vermelhos como o seu sangue.

O Simbolismo de Medusa

A figura da Medusa é muito forte na Mitologia e também fora dela, para se ter uma ideia muitos templos possuem imagens da cabeça da górgona como forma de espantar os maus espíritos.

Entretanto, o simbolismo dessa personagem tão importante vai ainda muito além, uma vez que representam a ideia de escudo. O nome do escudo de Atena (que continha a cabeça da Medusa) era Aegis, e que originou o nome “Égide”, que significa Escudo. Dessa forma, podemos chegar a conclusão de que a Medusa está simbolicamente representando o escudo.

Além disso, quando analisamos, nos damos conta de que Medusa foi morta graças a utilização do escudo brilhante de Perseu, que pode evitar olhá-la diretamente e assim virar pedra, como tantos antes dele. A história de Medusa na Mitologia é realmente uma das mais ricas de versões e significados, vale a pena conhecer melhor. Trata-se de uma leitura bastante interessante.

FONTE: Cultura Mix. com

Nenhum comentário:

Postar um comentário