O Giramundo é
um dos grupos de teatro de bonecos mais atuantes e premiados em todo o mundo. Foi
criado em 1970 pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Terezinha Veloso e Maria
Antonieta Martins (Madu).
História
O
Grupo Giramundo surgiu a partir de iniciativa do artista plástico Álvaro Apocalypse, quando era professor da Escola de Belas Artes da UFMG e após experiências no ramo publicitário.
Desejoso de desenvolver a linguagem do cinema, direcionou seu processo criativo
para a produção de bonecos que sairiam mais baratos que adquirir equipamentos
cinematográficos. Em outubro de 1970, seriam fabricados os primeiros bonecos.
A esposa de Apocalypse incentivava o marido e
buscava reunir os familiares para assistir às montagens. Um das alunas do
criador, Maria do Carmo Vivácqua, conhecida como Madu, dava sugestões "com
ideias mais urbanas e intelectuais". A primeira peça, A Bela
Adormecida, estreou. em 1971, no Teatro Marília,
e foi o resultado de uma conjugação de experiências.
Em
seguida, o grupo realizou sucessivas apresentações até solidificar sua
identidade. Esse período incluiu participações em festivais universitários
de Ouro Preto e
um convite da UFMG para
que o grupo instalasse a sede do grupo no campus.
Na década de 80, o grupo teve o maior
desenvolvimento criativo desde a sua criação.
Na década seguinte, período mais audacioso,
foi desenvolvida, entre outras, a Antologia mamaluca, com nuances
pornográficas e anarquistas, o que impressionaria o público, embora Apocalypse estivesse
decidido a não mudar as características adotadas.1 No
final da década, o grupo foi convidado a retirar os bonecos da UFMG.
A partir de 2000, o grupo, em dificuldades,
ameaçava paralisar suas atividades, já que não tinha onde abrigar seu acervo.1 A
partir de 2003, o Giramundo conseguiu patrocínio para o teatro móvel e assim
passou a fazer apresentações no interior do Estado com um caminhão-baú. Em
seguida, o grupo perdeu Álvaro Apocalypse e Terezinha Veloso. Por
isso, as filhas do casal, em memória dos pais, decidiram intensificar o
compromisso social do grupo.
Viria
após outro período difícil a conquista de uma sede própria no Bairro
Floresta, em Belo Horizonte,
com a consolidação de outros eixos de atuação, o que inclui congregar na mesma
sede teatro, museu, escola, estúdio de cinema, animação e área de produtos.
A filha Adriana cuida das pinturas e desenhos
do mestre de bonecos
O
programa da Rede Minas, Dango
Balango, que em 2010 completou a terceira temporada, é produzido com
bonecos do Giramundo. Na última temporada, mostra estórias em passagens de
obras literárias, como as de Guimarães Rosa.
Em Lagoa
Santa, o grupo conseguiu a doação
de um terreno para a criação de um centro cultural, o Arquivo Apocalypse, que
ainda não saiu do papel por falta de patrocínio.
2005, o grupo foi responsável pelos bonecos
utilizados na minissérie Hoje é Dia de Maria, baseada na obra de Carlos
Alberto Soffredini e exibida pela Rede Globo.
Em 2010, o grupo entrou em turnê com a banda Pato Fu com o show Música de
Brinquedo. O show da turnê foi
registrado e lançado em CD/DVD em Setembro.
Detalhes técnicos
Nos
espetáculos são utilizados vários recursos e estilos de bonecos e manipulação.
São utilizados bonecos simples, bonecos manipulados por fios; mamulengos, que
são fantoches de luva; bonecos de vara, parecidos com estandartes; bunraku, os
bonecos manipulados por três atores; e mochila, o boneco manipulado que fica
apoiado nos ombros; além de adaptações próprias, como bonecos sentados, uso de
máscaras e teatro de sombras.
O Galpão também utiliza técnicas como: a
de balcão para manipular os bonecos menores; habitáveis para
os bonecos gigantes; e pantins para os bidimensionais.
Em 2011, o espetáculo Auto da catingueira incorporou
um sistema de iluminação móvel acoplado aos bonecos.
Museu
O
Giramundo preserva a maior coleção privada de marionetes do Brasil.
Aberto
em 2001 para
abrigar esta coleção, o Museu Giramundo reúne o acervo de bonecos produzido
pelo grupo e informações sobre Teatro de Bonecos do Brasil. Em 2007, já eram
mais de 850 bonecos, além de reunir centenas de projetos técnicos originais
de Álvaro Apocalypse, estudos de cenografia e figurino e amplo arquivo de documentos e
livros sobre Teatro de Bonecos ao redor do mundo.






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