quinta-feira, 28 de novembro de 2013

GUARAMIRANGA – CEARÁ, A SUÍÇA CEARENSE.

Frio em meio ao calor do semiárido, o Ceará tem disso sim...


É a terra natal do cientista cearense Fernando de Mendonça, um dos pais do Programa Espacial Brasileiro, que trabalhou como representante brasileiro junto a NASA, e foi o primeiro diretor do INPE; e terra natal do jurista José Linhares, ex-presidente república.


Etimologia
O topônimo Guaramiranga vem do Tupi guará (vermelho) e miranga ou piranga ( garça), significando Pássaro Vermelho. Sua denominação original era Conceiçao e desde 1890, Guaramiranga.
História
As terras da atual Guaramiranga eram habitadas por várias etnias, sendo a principal os Kanyndé. Com a criação da Missão da Palma durante o século XVIII, para a evangelização dos silvícolas, a expansão da pecuária e as plantações de café no século XIX, consolidou-se o centro urbano que hoje chama-se Guaramiranga.
Clima
Tropical Úmido com pluviometria média de 1.657 mm com chuvas concentradas de janeiro à Junho com Chuvas Orográficas.
Mês
Ano
Temperatura Máxima °C
25
24
24
23
23
22
23
25
26
26
26
26
24
Temperatura Mínima °C
17
18
19
18
18
18
16
16
16
17
17
18
18
Chuvas mm
127
180
243
298
236
193
132
61
43
43
36
66
1658

Hidrografia e recursos hídricos
As principais fontes de água fazem parte da bacia Metropolitana, sendo elas os rio Pacoti e os riachos Candeias e Sinimbútantos, todos afluentes do rio Aracoiaba.
Relevo e solos
Localizado no Maciço de Baturité tem como principal elevação o Pico Alto, com 1115 metros acima do nível do mar.

Vista do Pico Alto, próximo a Guaramiranga.
Vegetação
Localizado no Maciço de Baturité, tem uma vegetação diversificada, variando desde a caatinga arbustiva densa, floresta subcaducifólia tropical, floresta úmida semi-perenofólia, floresta úmida semi-caducifólia, floresta caducifólia à mata ciliar.
Economia
A base da economia local está assentada no setor de serviços, por meio do turismo, e na produção de gêneros agrícolas tradicionais, como o café,algodãobananaarrozcana-de-açúcarmilho e feijão; além da pecuária, em menor escala: bovinossuínos e avícolas. Ainda exitem duas indústrias de produtos alimentares.
Foi registrado a ocorrência de caolim (uma variedade da argila) em seu território.
Turismo
turismo representa um forte componente da economia do município, graças à atrativos como o clima serrano, belas paisagens e eventos acolhidos durante todo o ano, como o Festival de Jazz e Blues.
Guaramiranga é um dos mais disputados destinos de carnaval dos cearenses, pois oferece uma opção para aqueles que preferem ficar longe do forró e do axé que normalmente agitam as massas no litoral do estado. Nesse período, a cidade abriga o Festival de Jazz e Blues – evento que conta com a participação de grandes nomes da música nacional e internacional. As noites frias da pequena cidade fervem com música da melhor qualidade e uma legião de apreciadores que lotam as ruas e hospedagens (muitas vezes improvisando em barracas de acampamento e casas alugadas por moradores).
Além das atrações culturais, Guaramiranga encanta pelos atrativos naturais. Por estar localizada no Maciço de Baturité, região serrana (aproximadamente novecentos metros acima do nível do mar), as temperaturas são sempre amenas, geralmente entre 16 e 25º (no mês de julho, a temperatura pode atingir 12°C), e vegetação é composta de remanescentes de mata atlântica. Por essas condições climáticas, é conhecida por “suíça cearense”.
Guaramiranga é conhecida também por “cidade das flores”. A origem desse título reside na tradição do cultivo de rosas no Maciço de Baturité.
Também de valor histórico, a Pousada dos Capuchinhos, antes um mosteiro, é uma excelente opção de visita para os que por ali passam, mesmo que não estejam lá hospedados; já os pousados despertam diuturnamente com cantos gregorianos. A beleza circundante a esse antigo mosteiro excedem ao seu valor histórico.

Opção de lazer
As trilhas ecológicas são o forte para o mais dispostos fisicamente. Os que preferem menos esforço podem conhecer a Cachoeira do Perigo, localizada em Baturité, próximo ao município de Guaramiranga. Situada em propriedade particular, é cobrada uma pequena taxa para os custos de limpeza e manutenção, permitindo ao visitante desfrutar de agradáveis banhos em suas belas cascatas. Mas não se engane o visitante, o local deve ser visitado com cautela, sobretudo em sua parte mais elevada e anterior à queda d'água, protegida por cordas. Alguns mais afoitos ou menos sóbrios insistem em desafiar o perigo na região mais íngreme onde alguns acidentes fatais já ocorreram.
Nas opções de lazer há pesque-pague, com infra-estrutura elogiável, e administrado por descendentes de japoneses a preços razoáveis.
Os visitantes de Guaramiranga também são estimulados a conhecer, próximo a cidade, o Pico Alto, local de maior altitude no Maciço de Baturité, com 1115 metros, e consequentemente de menores temperaturas, que podem chegar a 10°C em Julho. Proporciona ainda um mirante onde os visitantes desfrutam de um prazeroso pôr do sol.
As críticas à expansão turística, que pesam sobre Guaramiranga, estão na especulação imobiliária e no forte domínio do capital estrangeiro no ramo hoteleiro: alemã, portuguesa, italiana. Um consumidor menos cauto poderá pagar a preço de dólar por
Convento dos capuchinos
uma refeição. Contudo, existem opções menos onerosas para o visitante. Na alta estação a carestia é generalizada, com exceção dos trabalhos manuais do artesanato regional, de excelente qualidade.
Cultura
Seus principais eventos culturais são:
·         Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição em 8 de Dezembro.
·         Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga no período do Carnaval;
·         Encontro de Cordelistas da Serra em 1 de Maio;
·         Coroaçãode Nossa Senhora de Fátima em 31 de Maio;
·         Festival do Vinho;
·         Mostra Junina;
·         Feira de Negócios Turísticos do Maciço em julho;
·         Festa de Santo Antônio em 24 de Agosto;
·         Festa de Santo Agostinho, na segunda quinzena de agosto;
·         Festival de Flores em Agosto;
·         Festa de Nosso Senhor do Bonfim em 9 de Setembro;
·         Festa de Santa Teresinha, na Botija, na segunda quinzena de outubro;
·         Dia do Município em 22 de Setembro;
·         Festival Nordestino de Teatro Amador em Setembro;
·         Festa de São Francisco em 4 de Outubro;
·         Festival de Fondue;
·         Festival de Gastronomia de Guaramiranga, em Outubro;
·         OctoberFest de Guaramiranga, em Outubro;


Nenhum comentário:

Postar um comentário