terça-feira, 17 de dezembro de 2013

PENÚLTIMA REPORTAGEM

Série: os cem maiores inventos da humanidade

  
A extinta União Soviética lança o Sputnik 1 - uma esfera de 58 centímetros de diâmetro e 84 quilos de peso. Um mês depois, o Sputnik 2 leva ao espaço a cadela Laika. Os dois eventos disparam a corrida espacial com os Estados Unidos.


O americano Noham Chomsky (1928 -) suspeita que o cérebro humano é dotado de um "órgão da linguagem" e começa a estudar seu funcionamento. Nesse ano, publica "Estruturas Sintáticas".

Einstein já desconfiava de que a luz poderia ser concentrada num único raio. Mas só
nesse ano o americano Theodore M aiman (1927 -) constrói o primeiro laser. Entre outros usos, esses raios servem hoje como bisturis na medicina, réguas na ciência e arma militar.

O físico americano Murray Gell-Mann (1929 -) propõe que as partículas nucleares são compostas de unidades ainda menores, a que chamou quarks.

O cirurgião sul-af ricano Christiaan Barnard (1922 ) realiza o primeiro transplante de coração com sucesso. Ele impede que o organismo do paciente rejeito o novo órgão driblando o sistema imunológico por meio de drogas que reprimem a defesa do corpo contra invasores.

Em 20 de julho, o astronauta americano Neil Armstrong (1930 -) deixava uma pegada humana no satélite da Terra.

Militares americanos criam um sistema de comunicação por computador com o objetivo de descentralizar a rede de defesa dos Estados Unidos, o Arpanet. Hoje, a internet pluga milhões de cidadãos do mundo inteiro.

Chega ao mercado o primeiro videogame, o Odissey, desenvolvido pela empresa Magnavox. A disseminação da multimídia para computadores domésticos vai tornando os ambientes virtuais cada vez mais sofisticados. Hoje, a realidade virtual é usada nas indústrias e na robótica.

Steven Jobs e Stephen Wozniak apresentam o primeiro computador pessoal, chamado Apple II. Ele já vem todo montado. O fato inaugura a era dos computadores domésticos, que dispensam habilidades técnicas especiais por parte do usuário.

Os americanos lançam a primeira nave espacial parcialmente reutilizável. No dia 12 de abril, o ônibus espacial Columbia sobe para uma missão de 2 dias e 8 horas. Hoje, os astronautas dos ônibus espaciais passam mais de quinze dias no espaço, consertando aparelhos como o telescópio espacial Hubble, realizando experiências científicas e observando a Terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário