sábado, 1 de fevereiro de 2014

SINCRETISMO



É unir díspares, dessemelhantes







Um dos exemplos de sincretismo é a Lavagem do Bonfim, que ocorre anualmente em Salvador,Bahia.

Sincretismo é uma fusao de doutrinas de diversas origens, seja na esfera das crenças religiosas, seja nas filosóficas. A origem se deve provavelmente ao livro "Moralidades", de Plutarco no capítulo "amor fraternal", onde comenta que os cretenses esqueciam as diferenças internas a fim de se unir à combater um mal maior. Então, sincretismo é agir como os cretenses agiam, unir coisas dispares, apesar das diferenças, a favor do que é semelhante (cretenses eram, antes das diferenças, cretenses).



Na história das religiões, o sincretismo é uma fusão de concepções religiosas diferentes, ou, a influência exercida por uma religião nas práticas de outra.


Sincretismo Religioso Católico-Germânico
Durante o periodo de decadência Romana, os germânicos começaram a entrar em seus territorios, de forma pacífica (e armada) misturando as culturas (cristã romana com a mitologia germânica). Roma se tornara cristã em certo tempo e tentou cristianizar os germânicos, mas estes estavam muito ligados com sua cultura local.
Influências
O sincretismo também é comum na literaturamúsica, artes de representação e outras expressões culturais. (Compare com o conceito de ecleticismo). Letristas como Dorival CaymmiVinícius de Moraes eJorge Ben Jor retrataram o tema em diversas canções, enquanto Dias Gomes levou-o para o teatro com a peça O Pagador de Promessas que, mais tarde, foi levada para o cinema, conquistando uma Palma de Ouro no Festival de Cannes e uma indicação ao prêmio Oscar de melhor filme estrangeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário