terça-feira, 15 de abril de 2014

O CREDO DE TOBIAS BARRETO


Eu ainda não cansei de ser liberal, o que vale dizer não cansei de crer na realidade de uma força superior que nos descobre um mundo melhor, que nos impele para ele; ainda não me senti obrigado a ajoelhar-me diante dos ídolos e pedir perdão da minha virtude, a única, talvez, de que me posso lisonjear, a virtude de poder de poder pensar no povo sem pensar no rei.


O verdadeiro solar do liberalismo é a democracia. Ou seja, o governo de todos por todos, como se exprime em fórmula absoluta, como melhor se compreende, o governo de todos pelos eleitos de todos. O cidadão é a forma social do homem, como o Estado é a forma social do povo; e, pois que em toda a natureza as formas são expressões das forças, e as forças não existem sem produzir as formas, é mister que o cidadão exprima o homem, como o Estado deve exprimir o povo; é mister que o homem faça o cidadão, como o povo deve fazer o Estado. Mas notemos que a ação de governar-se a si mesmo, exercida pelos povos, não é para eles menos do que para os indivíduos uma coisa indivisível; não se concede aos poucos. Onde o povo não é tudo, ele torna-se nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário