Sede do museu
Inaugurado em 11 de
dezembro de 1984, é um centro cultural formado pelo Museu Eugênio Teixeira
Leal, Arquivo Histórico, Biblioteca Inocêncio Calmon, Cine-Teatro Góes Calmon e
duas salas para exposições temporárias: Galeria Francisco Sá e Sala da Memória.
Localizado na Rua do Açouguinho, 01 – Pelourinho. Salvador-BA.

Guichê
do antigo Banco Econômico, o banco particular mais antigo do Brasil
O museu é composto por um acervo de 5.407 peças, dentre elas, moedas, cédulas, medalhas e condecorações nacionais e estrangeiras, mobiliário, pintura, placas e troféus, que está à mostra, em exposição de longa duração, em quatro eixos temáticos, Medalhas e Condecorações Nacionais e Estrangeiras, História do Dinheiro e a História do Banco Econômico.
Ordem N. Sr. Jesus Cristo Imperial Ordem da Rosa
(peças do acervo do museu)
Moedas e réplicas de moedas antigas
que circulavam pelo mundo
A Biblioteca Inocêncio Marques de Góes Calmon tem como finalidade preservar e promover seu acervo sobre a história econômica, social, política e cultural da Bahia e desenvolver trabalhos sócio inclusivos. Possui um acervo estimado em 9.580 livros, títulos de periódicos e uma coleção de áudio visual, merecendo destaque a Coleção de Obras Raras em que figuram exemplares editados no século XVII e XVIII, da história da Bahia e do Brasil.
O museu conta a
história do dinheiro
O Cine Teatro Góes Calmon foi criado a princípio para ser uma sala de projeção, contando com os equipamentos de cinema do antigo Cine Maria Bethânia, possui capacidade para 110 pessoas. É um espaço aberto não só para mostra de vídeo e projeções cinematográficas, mas também para realização de cursos, seminários, palestras, conferências, reuniões, encontros técnicos, científicos, religiosos, políticos e apresentações de dança, música e peça teatral, dentre outros.
Escambo – troca,
primeira manifestação comercial entre os homens
As atividades desenvolvidas pelo Setor de Documentação e Pesquisa compreendem da ação documental, procedendo à coleta, pesquisa, classificação e ao registro do acervo museológico. Além disto, o setor zela pela segurança do referido acervo, planejando, supervisionando e executando a conservação das peças em exposição, bem como daquelas acondicionadas na Reserva Técnica.
O Setor de Museografia objetiva aprofundar estudos referentes ao acervo, buscando novas informações para futuras exposições, participa e coordena cursos, congressos, seminários e demais eventos; divulga as ações educativas e culturais do Memorial; acompanha os projetos relativos ao acervo e demais ações realizadas. Tem como meta estimular a consciência para preservação do patrimônio, democratizando o conhecimento e estabelecendo trocas com a comunidade.
O Setor Educativo desenvolve as ações educativas e sócio-culturais deste Museu, de modo regular, com alunos do ensino infantil ao superior, de escolas localizadas em Salvador, Região Metropolitana e interior do Estado. São realizadas atividades educacionais internas e externas.
O Museu Eugênio Teixeira Leal tem o objetivo de desenvolver ações de pesquisa, preservação e comunicação do seu patrimônio cultural, a história social, econômica e política da Bahia, em um processo educativo de construção, desenvolvimento social e prática da cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário