quinta-feira, 26 de junho de 2014

O FIO DA NAVALHA – 1946

Série: Filme recomendados pelo Blog do Facó


 The Razor's Edge (br / ptO Fio da Navalha) é um filme estadunidense de 1946, do gênero drama, dirigido por Edmund Goulding, e com roteirobaseado em romance de William Somerset Maugham de mesmo título.
O filme foi produzido por Darryl F. Zanuck, a trilha sonora é de Alfred Newman, e os figurinos de Oleg Cassini.
Larry Darrell (Tyrone Power), jovem americano, veterano de Guerra, fica inquieto devido a uma insatisfação interior constante e viaja para a França e, depois,para a India,para buscar um significado para sua vida. Sua noiva Isabel (Gene Tierney) não aceita e termina o noivado. Isabel busca consolo nos braços de um jovem milionário, que está apaixonado por ela, Gray (John Payne), mesmo sem amá-lo. Ao alcançar sua sabedoria interior e voltar a Paris, Larry vem a saber que a amiga de infância,Sophie Nelson (Anne Baxter- Oscar de atriz coadjuvante) perdeu o marido e a filha em um

trágico acidente e que agora ela vive de maneira totalmente irregular, alcoolizada e no domínio das drogas, Larry Darrell resolve ajudá-la. Mas seus esforços são sabotados pela sua ex-noiva, Isabel Bradley, que fica enciumada, pois ela quer reconquistá-lo. Baseado num livro clássico de Somerset Maugham, o filme é fotografado em deslumbrante preto-e-branco com cenários de alto nível que concorreu ao Oscar.

Tyrone Power em 1946
Tyrone Power... Larry Darrell
Gene Tierney... Isabel Bradley
John Payne... Gray Maturin
Anne Baxter... Sophie MacDonald
Clifton Webb... Elliott Templeton
Herbert Marshall... W. Somerset Maugham
Lucile Watson... Louisa Bradley

rank Latimore... Bob MacDonald
Elsa Lanchester... Miss Keith
Fritz Kortner... Kosti
Prêmios
Oscar 1947 (EUA)
Venceu na categoria de melhor atriz coadjuvante (Anne Baxter).
Indicado nas categorias de melhor filme, melhor ator coadjuvante (Clifton Webb) e melhor direção de arte - preto e branco.
Globo de Ouro 1947 (EUA)
Venceu na categoria de melhor ator coadjuvante (Clifton Webb) e melhor atriz coadjuvante (Anne Baxter). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário