terça-feira, 2 de setembro de 2014

GRANDES CIDADES DO MUNDO: CERCO AOS VEÍCULOS

 Mobilidade: 6 cidades do mundo trocaram rodovias por parques urbanos

 Você sabia que quanto mais os motoristas contam com a criação de novas vias, mais carros são comprados para se continuar usando as vias que já existem? Pois é, dessa forma o congestionamento nunca diminui e a teoria da demanda induzida explica isso. É baseada nela que algumas cidades ao redor do mundo estão mudando de estratégia.
Ao invés de construir mais rodovias, dando mais espaço aos carros, essas cidades estão diminuindo o espaço dos carros, substituindo rodovias por grandes parques e investindo pesadamente no transporte público e na utilização desse espaço por bicicletas. Além, é claro, de também diminuir a poluição e colocar mais verde dentro dessa paisagem tão cinzenta.

Veja abaixo como foi essa transformação em algumas cidades pelo mundo.


1. Harbor Drive, Portland – EUA

Essa foi uma das primeiras autoestradas dos Estados Unidos, construída ao lado do rio Willamette que deu lugar ao parque chamado Tom McCall. A ponte Hawthorne, que antes era usada como autoestrada, hoje é exclusiva para ciclistas e pedestres, ligando a Primeira Avenida com o parque.


2. Cheonggyecheon, Seul – Coreia do Sul

A gigantesca autoestrada elevada em Seul foi construída sobre um canal e diariamente passavam mais de 160 mil veículos sobre ela. Foi substituída pelo projeto de Kee Yeon Hwang que visava a despoluição do canal, recuperando o espaço e ainda diminuindo os níveis de ruído e temperatura do lugar.



3. Pier Freeway, São Francisco – EUA
Apesar de já se falar na demolição dessa estrada desde 1980, sua transformação foi concluída somente em 1991, após ter sido danificada pelo terremoto de 1989. Atualmente o lugar tem uma das melhores vistas da baía de São Francisco e conta com muitos quilômetros de passeios para pedestres e ciclistas.



4. Madrid Río, Madrid – Espanha

O projeto Madrid Río tinha o intuito de recuperar a margem do Rio Manzares, porém, trechos do autopista M-30 dificultavam o trabalho. Foi então que se decidiu mudar tudo – devido ao fato da região conter muitos monumentos históricos, foi decidido manter a história da região dentro do parque e, até à Puerta del Rey, voltou a sua localização original, já que tinha sido deslocada durante a construção da autoestrada.



5. Park East Freeway, Milwaukee – EUA

Desde os anos 60, um projeto previa que o centro da cidade fosse cercado pela autoestrada Park East Freeway. No entanto, a autoestrada nunca foi terminada devido a argumentação opositora de moradores. Hoje o projeto Park East Corridor está em desenvolvimento e, quando inaugurado, permitirá livre acesso do centro da cidade até o rio.



6. Alaskan Way, Seattle – EUA

Um terremoto danificou este viaduto em Seattle em 2001. Então os responsáveis políticos optaram por fazer um túnel subterrâneo com quatro pistas para que, na superfície, o passeio Bahía Elliot se una com o resto da cidade através de um novo espaço para pedestres. A inauguração do parque está prevista para o próximo ano.


Atualmente, estamos passando por um grande debate sobre como transformar o Minhocão (elevado Costa e Silva) em um jardim suspenso, até com piscina. Alguns argumentam que o projeto deixaria o trânsito mais caótico, mas a maioria defende que a ideia transformará o Minhocão num espaço para pessoas, e não mais para carros.

Fonte: Blog Retalhos de Quixadá


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