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O grande pintor inglês
do século XIX
John William
Waterhouse (Roma, entre
janeiro e abril de 1849 - Londres, 10 de fevereiro de 1917) foi um pintor inglês, conhecido pelas suas obras no estilo pré-rafaelita. Trabalhou diversas décadas após o fim da
Irmandade Pré-Rafaelita, que viu seu apogeu no meio do século XIX, o que fez
com que ele fosse apelidado de “o
pré-rafaelita moderno”. Recebendo influência não só do início do
pré-rafaelismo como também de seus contemporâneos, os impressionistas, suas
obras eram conhecidas por suas representações de mulheres tanto da mitologia grega como
da lenda do Rei Artur.
Nascido na Itália de
pais ingleses pintores, ele mais tarde mudou-se para Londres, onde ingressou
na Academia Real Inglesa. Logo começou a expor suas obras nas exposições
anuais de verão da academia, focando na criação de telas grandes retratando cenas
da vida cotidiana e da mitologia grega. Mais tarde aliou-se declaradamente ao
estilo pré-rafaelita de pintura, mesmo que na arte britânica este fosse um
estilo fora de moda há décadas.
Apesar de não ser
tão conhecido como artistas do início do pré-rafaelismo como Dante Gabriel Rossetti, John Everett Millais e William Holman Hunt, a obra de Waterhouse atualmente é exposta em
grandes galerias britânicas de arte, e a Academia Real Inglesa organizou uma
grande retrospectiva de sua obra em 2009.
Sono e seu
meio-irmão Falecimento (1874), o primeiro quadro de Waterhouse a ser exposto na
Academia Real Inglesa, recebendo uma recepção acalorada.
Waterhouse nasceu
em Roma, filho dos
pintores britânicos William e Isabella Waterhouse, em 1849, no mesmo
ano em que os fundadores da Irmandade Pré-Rafaelita, Dante Gabriel Rossetti,
John Everett Millais e William Holman Hunt, estavam ascendendo no cenário
artístico de Londres. A data exata de seu nascimento é desconhecida, apesar de
ele ter sido batizado em 6 de abril e de
um recente especialista na obra de Waterhouse, Peter Trippi, acreditar que ele
nasceu entre 1 e 23 de janeiro. Sua juventude passada na Itália geralmente é
citada como um dos motivos pelos quais muitas de suas pinturas estavam
ambientadas na Roma antiga ou baseadas em cenas tiradas da mitologia românica.
Uma criança
doente levada ao templo de Esculápio
Em 1853, os
Waterhouses retornaram à Inglaterra e mudaram-se para uma casa nova no bairro
londrino de South Kensington, perto do recém-fundado Victoria and Albert Museum. Waterhouse,
apelidado de Nino, por vir de uma família artística foi encorajado a
envolver-se em pintura, e muita vez esboçou obras que viu no Museu Britânico e na National Gallery. Em 1871 ingressou
na Academia Real Inglesa para estudar escultura antes de
mudar-se para o curso de pintura.
As obras juvenis de
Waterhouse não eram essencialmente pré-rafaelitas, apesar de tratarem de temas
clássicos ao estilo de Lawrence Alma-Tadema e Frederic Leighton. Essas
obras juvenis foram expostas na Dudley Gallery e na Sociedade Real de Artistas Britânicos,
e em 1874 seu
quadro Sono e seu meio-irmão Falecimento foi exposto na
exposição de verão da Academia Real. A pintura obteve uma recepção
acalorada e Waterhouse pôde expô-la na exposição anual todo ano até 1916, com
exceção de 1890 e 1915. Passou a
crescer gradualmente no cenário artístico, com grande ajuda pelo fato de seu
quadro Depois da dança (1876) ter
recebido o destaque na exposição anual desse mesmo ano. Alguns críticos
especulam que talvez devido ao aumento do sucesso de Waterhouse ele tenha
aumentada cada vez mais suas telas.
A Dama de
Shalott (1888), um dos quadros mais conhecidos de Waterhouse e
um de seus temas favoritos.
Em 1883 casou-se
com Esther Kenworthy, filha de um professor do distrito de Ealing que
expôs suas pinturas de flores na Academia Real e em outros lugares. Tiveram
dois filhos, mas ambos morreram na infância. Em 1895 Watershouse
foi considerado acadêmico integral e passou a dar aula na St John’s Wood Art
School, entrou para o St John's Wood Arts Club e serviu no Concelho da Academia
Real.
Um dos quadros mais
famosos de Waterhouse é A Dama de Shalott, um estudo sobre Elaine de Astolat, que morre de
pesar por Lancelot não amá-la. Ele pintou três versões desta personagem, em 1888, 1894 e 1916. Outro
tema que era um dos favoritos de Waterhouse era Ofélia; sua
pintura mais famosa sobre ela retrata-a pouco antes de sua morte, colocando
flores no cabelo enquanto senta-se em um galho de árvore inclinado sobre um
lago. Como em A Dama de Shalott e outras pinturas de
Waterhouse, trata de uma mulher morrendo dentro ou perto da água. Também foi
provavelmente inspirado pelas pinturas de Ofélia por Dante Gabriel Rossetti e
John Everett Millais. Entregou sua pintura de Ofélia de 1888 para receber seu
diploma da Academia Real. (Quis primeiro entregar um quadro chamado de Uma
sereia, mas não foi finalizado a tempo.) Depois disso, o paradeiro do quadro
ficou desconhecido até o século XX, e agora é pode ser visto na coleção do
compositor Sir Andrew Lloyd Webber. Waterhouse pintou Ofélia também em 1894 e 1909 ou
1910, e planejou outro quadro chamado Ofélia no adro.
Em 1915 Waterhouse
estava gravemente doente com um câncer e não
pôde concluir sua última pintura sobre Ofélia. Morreu dois anos mais tarde, em
1917,e foi sepultado no Cemitério de Kensal Green.
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