quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

O ÚLTIMO IMPERADOR – THE LAST EMPEROR

Filme premiado, indicado pelo Blog do Facó


O Último Imperador (em inglêsThe Last Emperor), é um filme coproduzido pelo Reino UnidoItáliaFrança e China de 1987, do gênero drama biográfico e dirigido por Bernardo Bertolucci.




O filme conta a história da vida de Aisin-Gioro Puyi, o último imperador da China Imperial. Com a vitória comunista em 1949 Puyi é entregue para a China – havia sido capturado por tropas soviéticas em 1945, considerado criminoso de guerra, ficara preso em um gulag até essa data. Através de flashes, o último imperador recorda a sua infância, foi proclamado imperador muito precoce, e como teve de viver isolado na Cidade Proibida – palácio imperial chinês localizado no meio de Pequim – com a restauração da república em 1911. Após, ele recorda como tornara-se um imperador fantoche em Manchukuo (1932 – 1945), então, sob o domínio japonês, razão pela qual é julgado pelo tribunal de Crimes de Guerra de Tóquio em 1946. Puyi vive, então, a partir de 1949, em um presídio para reeducação na China até 1959, ano no qual passa a ter uma vida comum em Pequim trabalhando como jardineiro no jardim botânico da cidade. Posteriormente atuou como bibliotecário da "Conferência Consultiva Política do Povo Chinês". A partir de 1964, tornou-se membro dessa instituição. Escreveu uma autobiografia A primeira metade de minha vida, traduzido em inglês como From Emperor to Citizen. Casado várias vezes (com duas imperatrizes e três concubinas), morreu em 1967 de um câncer renal, sem deixar descendentes.


Intérpretes e personagens:
John Lone... Pu Yi (adulto)
Joan Chen... Wang Jung
Ruocheng Ying... o governador
Victor Wong... Chen Pao Shen
Dennis Dun... Big Li
Ryuichi Sakamoto... Masahiko Amakasu
Maggie Han... Jewel
Ric Young... investigador de Foo Shoe
Vivian Wu... Wen Hsiu
Chen Kaige... capitão da Guarda Imperial


Prêmio Eddie 1988 (American Cinema Editors, EUA)
Quando lançado pela primeira vez, o filme possuía 160 minutos; a versão estendida atualmente disponível em DVD possui 218 minutos.
O filme foi escrito por Mark Peploe e Bernardo Bertolucci, e foi considerado um retrato plausível da vida de Aisin-Gioro Pu Yi.
Este foi o primeiro longa-metragem a ter autorização do governo da República Popular da China para filmar na Cidade Proibida.


O filme ganhou o prêmio Oscar em todas as nove categorias em que foi indicado.
19 mil extras foram utilizados no decorrer das filmagens.
Ruocheng Ying, que fez o papel de governador, era, por ocasião das filmagens, o vice-presidente do departamento de Cultura da República Popular da China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário