quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

PROFETAS DA CHUVA

No Município de Quixadá, Ceará.

As regiões mais secas do Brasil precisam importá-los!

Os profetas da chuva são, em sua maioria, homens e mulheres da zona rural do Nordeste brasileiro que elaboram previsões de tempo e de clima, baseados em observações das mudanças do ecossistema, da atmosfera, de posição e visibilidade de corpos celestes, dentre muitos outros métodos tradicionais de previsão. Alguns profetas de baseiam em sonhos, em rituais religiosos que misturam-se com crenças indígenas ou



outras formas de conhecimento. As previsões em geral são produzidas antes e durante estação chuvosa, que ocorre em diferentes momentos para cada região do sertão semiárido.


As práticas, as observações na natureza e conhecimentos empíricos envolvidos nessas previsões são, em geral, de natureza oral, e costumam ser transmitidos de geração a geração dentro do meio familiar, ainda que alguns dos profetas afirmem ter desenvolvido suas técnicas de previsão a partir de sua própria experiência com a natureza.
A previsão do clima é atividade enraizada na cultura cearense e de outros estados do Nordeste. Na cidade de Quixadá, na região do Sertão Central do Ceará, ocorre desde 1997 o Encontro Anual dos Profetas Populares do Sertão Central. O evento acontece a cada segundo sábado de janeiro, data transformada em Dia dos Profetas da Chuva pela


Câmara de Vereadores do município. Eventos similares ocorrem em outros municípios do sertão do Ceará, como em Tejuçuoca, onde se realiza reuniões de profetas desde 2004.
Em geral, o público alvo das previsões são comunidades de pequenos agricultores no sertão do Nordeste brasileiro. Esse fenômeno vem também atraindo desde meados da década de 90 a atenção da mídia dos centros urbanos de todo o Brasil.


Quixadá sediará este final de semana o XIX Encontro dos Profetas da Chuva. 
Será realizado entre os dias 09 e 11 de Janeiro na ACOCECE (Estrada do Açude Cedro) o XIX Encontro dos Profetas da Chuva. O evento é uma realização do Instituto de Pesquisa e Violas Culturais do Sertão Central e Mugango Produções e Eventos com apoio da Prefeitura Municipal de Quixadá, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo(SEDET) e Fundação Cultural de Quixadá e tem como organizadores os Senhores João Soares e Helder Cortês.

O Encontro dos Profetas da Chuva é um evento tradicionalmente realizado há 18 anos no município de Quixadá, e tem o objetivo de reunir agricultores/pecuaristas, agrônomos, pesquisadores da região que apreciam as previsões dos famosos Profetas da Chuva. Estes homens do campo são respeitosamente ouvidos por pesquisadores, estudantes, universitários, e curiosos, sobre as previsões do tempo da quadra chuvosa do ano que se aproxima, profetizando através de observações do comportamento da natureza. O evento é sempre realizado na segunda semana do mês de janeiro, e atrai centenas de pessoas do Brasil e do mundo interessadas no tema.

Diversas emissoras de TV do Brasil e do Mundo estarão em Quixadá realizando a cobertura deste importante evento, entre as que já confirmaram presença estão: Rede Globo, TV Record, TV Bandeirantes, Rede TV e SBT.

O Evento terá início na próxima sexta-feira (09) e se estenderá até o próximo domingo (11). 

PROGRAMAÇÃO:
09/01-Sexta-feira - Cerimonial de Abertura; Apresentação dos violeiros e trovadores no VIII ENCANTA QUIXADÁ;
10/01 – Sábado (Manhã) 8h às 12h - Depoimento das previsões dos 30 profetas; homenagem e apresentação dos profetas da chuva;
10/01- Sábado (Tarde) 17h às 20h - Seminário sobre convivência no Semiárido; Apresentação cultural e grupo pé de serra;
11/01 - Domingo (Manhã) 8h às 11h - Café da manhã com os profetas; Intercâmbio entre os profetas e o público presente;

Nenhum comentário:

Postar um comentário