Arte Pictórica
O fauvismo (do francês fauvisme,
oriundo de les fauves, "as feras", como foram chamados os
pintores não seguidores do cânone impressionista, vigente à
época) é uma corrente artística do início
do século XX, que se
desenvolveu, sobretudo entre 1905 e 1907. O Dicionário
Houaiss indica
fovismo como um termo homônimo.
O estilo começou
em 1901, mas só foi denominado e reconhecido como um movimento artístico em 1905. Segundo Henry Matisse, em "Notes d'un Peintre", pretendia-se com o fauvismo "uma arte do equilíbrio, da pureza e da
serenidade, destituída de temas perturbadores ou deprimentes".
Exaltação da cor pura, selvagem
Este grupo
de pintores utilizava nos seus quadros cores violentas, de forma arbitrária. A
denominação do movimento deve-se ao crítico conservador Louis
Vauxcelles, que, no Salão de Outono de
1905, em Paris, comparou-os a feras (fauves).
La Danseuse
jaune (dançarina jovem, 1912) de Alexis Mérodack-Jeanneau (1873-1919). Musée
des Beaux-Arts d'Angers.
Havia ali uma escultura acadêmica representando um
menino, rodeada de pinturas neste novo estilo, que o levou a dizer que aquilo
lhe lembrava "um Donatello entre
as feras". Tal denominação,
inicialmente de caráter depreciativo, acabou por se fixar e passou designar o
movimento.
Henri Matisse
O campo da criação artística é atingido fortemente
pela Revolução Industrial. As mudanças são tão rápidas que seria impossível
adotar os cânones artísticos anteriores. Neste meio não é mais permitido o
estudo profundo, é preciso ingressar na corrida artística. As amarras criadas
por normas sagradas buscam agora um novo propósito: pintar as sensações que
despertam o estado de espírito no livre curso dos impulsos interiores. Muitas
vezes o aprendizado é questionado. É a
época da glorificação do instinto. O meio artístico gira em torno de um novo
mundo. Está em ebulição. Multiplicam-se novos temas a respeito da arte,
surgem novos comerciantes de quadros, críticos e exposições particulares. O
artista possui, diante de si, cada vez mais informações em razão das mudanças e
dos acontecimentos de sua época.
Os pintores
fauvistas foram influenciados por: Van Gogh, através
de seu emocionalismo e ardor passional no uso das cores, e por Gauguin, com seu
primitivismo e visão sintética da natureza. A nova estética obedece aos impulsos instintivos ou as sensações vitais.
Criar desobedecendo a uma ordem intelectual, onde as linhas e as cores devem
jorrar no mesmo estado de pureza das crianças e selvagens, afrontando os
cânones tradicionais da pintura. Evitam a ilusão da tridimensionalidade. A tela
se apresentava plana, fornecendo apenas comprimento e largura. Basearam-se na
força dos matizes saídos
das bisnagas de tinta.
Matisse
A realidade era deformada com a finalidade de
produzir o estado de espírito do artista diante do espetáculo oferecido pela
natureza em movimento (reflexos dos tons vivos sobre a água e galhos
retorcidos). A nova geração de artistas buscava recomeçar sem se preocupar com
a composição. Na ânsia de pintar o estado de graça, muitas vezes aplicava-se a
tinta diretamente na tela, onde os vermelhos, os amarelos, os verdes uivavam e
antecipavam o gosto moderno pela cor pura. Era o novo espírito de síntese, que
deixava para segundo plano o desenho e a forma. Os elementos formais
tornaram-se deformadores e criavam contrastes ou harmonia de coloridos
inexistentes no mundo visível. Não se
deixaram escravizar pelos aspectos visuais da realidade e do naturalismo. A
nova arte surgiu como verdadeira libertação da realidade objetiva e foi
construída pelas sensações visuais impulsivas dos artistas.
Walcopz Valencia
O fauvismo tem como características marcantes:
a simplificação das formas e utilização maciça de cores puras;
Maurice de Vlaminck
as pinceladas, largas e definitivas, que continham espontânea
gestualidade;
Ninoska
o movimento rítmico sugerido pelas linhas, texturas e pela continuidade
dos elementos desenhados;
impulsividade e experimentação, em vez de exaustivos estudos
preparatórios;
temas cotidianos que retratavam emoções e a alegria de viver;
a tradução de sensações elementares, no mesmo estado de graça das
crianças e dos selvagens;
Origem: Wikipédia
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