ESCULTURA
Estátua de
Donatello presente Galleria degli Uffizi, em Florença – Itália
Donato di Niccoló
di Betto Bardi,
chamado Donatello (Florença,
c.1368 - 13 de dezembro de 1466) foi um dos grandes escultores
renascentistas italianos. Trabalhou
em Florença, Prato, Siena e Pádua, recorrendo a várias
técnicas para a confecção de esculturas em baixo-relevo (tuttotondo,
stiacciato) com o uso de materiais diversos (mármore, bronze, madeira).
Estátua
equestre do Gattamelata, em Pádua
Donatello nasceu
em Florença no ano de 1368, filho de Niccolo di Betto
Bardi, tecelão de lã. Irrequieto e com uma família modesta, seu pai tinha
uma vida tumultuada, tendo participado primeiro da revolta dos Ciompi em 1378,
e em outra revolta posterior, processado, teria sido condenado à morte se não
houvesse um perdão geral. O filho era
muito diferente do pai. Segundo Vasari, Donatello foi educado primeiro
na casa de Roberto Martelli, e de 1402 a 1404 esteve em Roma com Brunelleschi estudando os clássicos.
De 1404 a 1407, foi ajudante de Lorenzo Ghiberti na porta
norte do Battistero. Em 1408, trabalhou na obra do Duomo de Florença, para o qual executou uma estátua de Davi
em mármore, com uma coroa de amaranto e membros alongados, num estilo
gótico tardio, mas apoiada numa perna só ao qual corresponde uma torção do
busto, e as mãos realistas, mostrando um estudo acurado da anatomia humana.
Em 1416, a estátua foi transportada para o Palazzo Vecchio, estando
hoje em dia (2006) conservada no Bargello.
Davi de
Donatello
Entre 1409 e 1411, esculpiu o "São João
Evangelista", para um nicho ao lado do portal central do Duomo, reagindo
ao maneirismo do gótico tardio com uma composição clássica, mas humana e
apoiada em estudos anatómicos, que viriam a ser um importante modelo do Moisés de
Michelangelo.
Em 1411, trabalhou a pedra para a Igreja de Orsanmichele.
De 1411 a 1412 realizou o "São Marcos"'. Em 1417,
completou uma estátua de "São Jorge"
comissionado pela guilda dos artesãos de armaduras, pois estes queriam uma
figura que apresentasse suas armas. Donatello apresentou uma figura animada
pela torção e o jogo das pernas. A base em pedra apresenta um baixo-relevo
construído com a técnica do stiacciato, e é um dos primeiros
exemplos de perspectiva com único ponto de fuga, representando a luta com o
dragão.
Por volta de 1423 esculpiu o "São Ludovico em
Tolosa", originalmente inserido em um tabernáculo de ordem
coríntia. Entre 1415 e 1426, esculpiu cinco estátuas para
o Duomo: "O Profeta imberbe", "O Profeta
barbudo", "O Sacrifício de Isaac", "Profeta Abacuc"
(chamado Zuccone pela calva) e "O Profeta Jeremias",
caracterizados pelo modelo clássico de oradores, imponentes e dignos, mas com
gestos pacatos e um forte efeito claro-escuro no manto.
De 1422 é
a Madona Pazi, que se encontra em Berlim. Em 1425, realizou
o "Crucifixo" de madeira da igreja de Santa Cruz de Florença, onde o
Cristo é retratado no momento da agonia, com os olhos semiabertos, corpo tenso.
De 1425 a 1427, colaborou com Michelozzo no monumento
fúnebre do Papa João XXII, o Battistero, onde executou
a figura em bronze do defunto. Em1427, em Pisa, elaborou os painéis de
mármore do monumento fúnebre do "Cardeal Brancacci" para uma igreja
de Nápoles.
Para o batistério de Siena, entre 1425 e 1427,
forneceu os relevos com "O Banquete de Herodes" e as estátuas
"Fé" e "Esperança".
De cerca de 1430 é
o "Davi"' em bronze. Obra realizada por comissão de Cosme de
Médici, a estátua pode representar tanto o Davi bíblico, símbolo das
virtudes cívicas, quanto o deus Mercúrio que contempla a fronte
de Argo e dá uma representação intelectual e refinada da figura humana,
se inspirando na arte helênica, com corpo nu, o pé sobre a cabeça de Golias,
corpo vivo, alegoricamente representa a razão que triunfa sobre a força bruta e
a irracionalidade. Deste mesmo ano e no mesmo clima cultural é a estatueta
ambígua e inquietante Amore-Atys, atualmente, como o
"Davi", no Bargello.
Entre 1431 e 1433,
em Roma, realizou o "Tabernáculo do Sacramento" para a basílica
de São Pedro. De volta a Florença, trabalhou no coro para o Duomo.
Em 1435, fez a "Anunciação" para a igreja de Santa Cruz.
De 1437 a 1443 trabalhou
na "Sacristia Velha" da igreja de São Lourenço, realizando a porta
com os "Apóstolos", "Confessores", "Mártires". Fez
os santos "Cosme e Damião", patronos dos Médici e santos
"Estevão e Lorenço". Também o teto é decorado em policromia com cenas
da vida de São João Evangelista.
No ano de 1438,
esculpiu a estátua de "São João Batista", para a igreja de Santa
Maria Gloriosa de Frari em Veneza.
O "Busto de um
Jovem com Camafeu", atualmente no Bargello, de 1440(c.), no
qual, pela primeira vez desde a época clássica, o busto é tratado não como um
relicário, mas como um monumento profano, um tipo ideal de jovem, cujo camafeu,
que traz ao peito, representa uma alegoria da mente, umauriga conduzindo
um carro com dois cavalos, símbolos da razão e da paixão. Nesse ano ele elabora
ainda a tumba de Niccoló e Fioretta Martelli.
Foi convidado para
erguer em Pádua uma estátua para Erasmo da Narni, alcunhado
o Gattamelata. Entre 1443 e 1450, trabalhou nessa
estátua equestre em bronze, se inspirando nos modelos clássicos da estátua
de Marco Aurélio, em Roma, o Regisole e os Cavalos
de São Marcos, de onde tira o modo do cavalo que avança a passo. A imagem do
homem é uma reconstrução idealizada que mira um ponto distante, com a mão
segurando um bastão de comando em posição oblíqua, fazendo contraponto com a
espada embainhada à linha horizontal do cavalo e a vertical do homem acentuando
o movimento a frente. Este monumento serviu de modelo para todas as estátuas
equestres erguidas na Itália e no mundo até o século XIX.
Maria
Madalena, Duomo, Florença
Donatello retornou a Florença em 1453, onde executou a
"Madalena" em madeira, hoje no museu do Duomo, obra que
nega a beleza física, privilegiando a expressão, o corpo esquelético, a dor que
transparece do rosto, representando os sentimentos mais profundos da alma
humana.
O grupo em bronze Giuditta e
Oloferne de 1455 (c.) foi iniciado para a
catedral de Siena, mas acabou no jardim do palácio Médici na Via Larga. Foi encomenda de Piero de Médici, dito "o
gotoso", em memória de Cosme, o velho. A obra esta assinada Optus
Donatelli flo e está imbuída de valores simbólicos, como a castidade
que abate a luxúria, e a república que abate a tirania.
Após concluir um "São João Batista" para o Duomo,
teve sua última encomenda, dois púlpitos de bronze para a igreja de São
Lourenço, projetada por ele, mas executada com a participação de outros. O
"Púlpito da Ressureição", com episódios da vida de Cristo unidos por
relevos com motivos de vegetação e o "Púlpito da Paixão" com as cenas
unidas por motivos decorativos.
Morreu em Florença no ano de 1466.
Obras mestras de
Donatello:
São Marcos" - Florença;
"Tabernáculo de São Jorge"
- Museu Nacional do Bargello, Florença;
"Profetas" (Zuccone) - Duomo,
Florença;
"O Banquete de Herodes"
- Pia batismal da catedral de Siena;
"Davi" - Museu Nacional do Bargello,
Florença;
"Gattamelata" (estátua equestre ) - Pádua;
"Maria Madalena" - Duomo, Florença;
"Judite e Holofernes"
- Palazzo Vecchio, Florença.
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