sexta-feira, 27 de março de 2015

SALAMANCA – ESPANHA

Um tour pelas cidades medievais da Europa
  


Salamanca é um município da província homônima, na comunidade autónoma de Castela e Leão, na Espanha. Possui área de 38,6 km²e população de 160 415 habitantes (2004). Sua densidade populacional é de 4 121,66 hab/km².


Catedral de Salamanca

Salamanca é uma das cidades espanholas mais ricas em monumentos da Idade Média, do Renascimento e das épocas clássica e barroca. Destacam-se as catedrais velha e nova, o Palácio da Salina, o Palácio de Anaya, o Palácio de Monterrey, a Casa das Conchas, o Convento das Senhoras (Convento de las Dueñas) e a Torre do Cravo (Torre del Clavero). O Museu Diocesano, o Museu Catedralício, o Museu Universitário e o Museu das Senhoras são outras referências culturais da cidade.

Visita turística pela cidade


A atual vida cotidiana de Salamanca centra-se na Praça Maior (Plaza Mayor). Essa praça, edificada entre 1729 e 1755, é o centro e o principal símbolo da cidade.

Biblioteca da Universidade de Salamanca

As principais indústrias da cidade são os curtumes, a cerveja e a moagem de cereais. O turismo também é uma atividade económica importante. Salamanca foi escolhida para Capital Europeia da Cultura em 2002, sendo o seu centro histórico Património da Humanidade desde 1988. A cidade tem a fama de ser o lugar onde se fala o castelhano mais puro da Espanha.
Principais monumentos da cidade:
Praça Maior de Salamanca


Catedral Vieja de Salamanca
Catedral Nova de Salamanca
Igreja de Santo Estêvão (Salamanca)
Casa das conchas


Salamanca tem, atualmente, duas universidades: a Universidade de Salamanca (pública) e a Universidade Pontifícia, universidade privada no âmbito da Igreja Católica. Somando-se as duas, supera-se a cifra de 32 000 alunos matriculados.


Casa das Conchas

Os estudantes provêm de todas as comunidades autónomas espanholas e o número de estudantes estrangeiros é um dos mais elevados de toda a Espanha.

Portal medieval da entrada da Universidade de Salamanca

Nenhum comentário:

Postar um comentário